Florence Nightingale – A Dama da Lâmpada

Florence Nightingale – A Dama da Lâmpada


   A renomada enfermeira Florence Nightingale nasceu no dia 12 de maio de 1820, na cidade de Florença, Itália e seu nome é uma referência a sua cidade de origem. A Dama recebeu uma educação aristocrata, aprendeu alguns idiomas como grego, latim, francês e alemão, estudou filosofia, história, matemática e estatística [1-3]. 

   Florence era uma mulher muito religiosa e tinha consigo o desejo de ajudar os necessitados, mas foi em uma viagem ao Egito, visitando alguns hospitais, que Nightingale encontrou sua vocação, a enfermagem. Na época, essa profissão não era considerada uma atividade digna. Apesar disso, iniciou seus estudos na Inglaterra, onde intercalava seu tempo nas aulas de anatomia e com visitas aos hospitais do distrito [1-3]. 

   No ano de 1851, Florence resolveu se aventurar na Alemanha, para realizar seu sonho e estudar na Escola de Enfermagem de Fliedner, vivenciando, assim, sua primeira experiência na área. No ano de 1854, ela recebeu a oportunidade de servir durante a Guerra da Crimeia, onde atuava cuidando de soldados feridos. Em seus atendimentos, Florence carregava consigo uma lâmpada, por isso é chamada de A Dama da Lâmpada [1-3]. 

   Florence possuía aptidão pela estatística e, dessa maneira, a utilizou para tratar os dados que coletou e apresentou em gráficos em formato de “pizza” para expor que os soldados estavam morrendo mais de doenças infecciosas do que com os ferimentos obtidos na guerra. Esses dados foram essenciais para criar um plano de contingência, o qual se baseava em organizar os espaços hospitalares e desenvolver um protocolo de higienização durante o trabalho [1-3]. 

   Atualmente, Florence é considerada a criadora da enfermagem moderna, pois ela foi a responsável por mostrar que a enfermagem deveria e deve ser uma profissão respeitada e incentivou diversas mulheres do século XIX a ingressarem nessa profissão. Além disso, criou a primeira escola de enfermagem de Londres, a qual recebeu o nome de Escola de Treinamento Nightingale [1-3].  

   Enfim, no ano de 1883, a Dama teve seu árduo trabalho reconhecido pela rainha Vitória. Atualmente a Cruz Vermelha Internacional oferece anualmente a medalha Florence Nightingale, em honra às enfermeiras que se destacam na profissão. A Dama da Lâmpada é muito lembrada e homenageada pelos profissionais da enfermagem, onde o Dia Internacional da Enfermagem é comemorado no dia 12 de maio, data do nascimento de Florence, e as homenagens não param por aí, os formandos de enfermagem realizam um juramento que foi escrito por ela. Nesse dia, é feita a passagem da lâmpada, onde os formandos entregam para aqueles que estão iniciando o curso [1-3]. 

   Florence trabalhou o máximo que pôde, só parou quando ficou cega e, infelizmente, no ano de 1901, ela morreu na cidade de Londres, com noventa anos de idade [1-3]. A Dama da Lâmpada, é exemplo de força, determinação e amor pela profissão. Sua história, como a de Marie Curie, Irene-Joliot Curie, Rosalyn Susman Yalow entre outras, deve ser contada para as nossas crianças e jovens como um exemplo a ser seguido.  

Autora: Lorraine Fiuza.

Referências: 

[1] SILVEIRA, Camila et al. Livreto de Passatempo Mulheres Cientistas: Coronavíruas. Projeto de Extensão Meninas e Mulheres nas Ciências- UFPR, [s. l.], 2020.  

[2] FRAZÃO, Dilva. RESUMO DA BIOGRAFIA DE FLORENCE NIGHTINGALE. EBiografia, [S. l.], 2020. 

[3] FILHO, Lauro Arruda Câmara. QUEM FOI FLORENCE NIGHTINGALE. Hospital do Coração, [s. l.], [s.d]. 

2 Comentários

  • ESTA DIOGRAFIA DEIXA UM LEGADO PRA NOS DA ENFERMAGEM, OU PARA QUALQUEROUTRA PROFISSAO…FORÇA,DETERMINAÇAO, AMOR, RESPEITO E HONESTIDADE, E UM CONJUNTO QUE DEVEMOS LEVAR PRA NOSSAS VIDAS. SEM ISTO, SOMOS METADE. OU….!

    AURECI RAMOS Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *