Visita Técnica

O Grupo PET-Física fez uma visita técnica na empresa Decamp, no dia 11 de dezembro de 2015. A visita teve por objetivo proporcionar uma visão ampla das aplicações da Física na indústria. Durante a visita foi observado as etapas do projeto e processo de fabricação de uma turbina Francis Horizontal de uma Central Geradora Hidrelétrica (CGH).

A Decamp é uma empresa do ramo da metalmecânico, localizada na região central do Paraná, as margens da BR-277, principal corredor de escoamento do Estado, a qual é voltada a diversos segmentos industriais, dando ênfase aos setores, madeireiro, papel e celulose, químico, álcool e açúcar, agronegócio, frigorifico, mineração e geração de energia (térmica e hídrica). Conta com uma área de 24 mil metros quadrados dos quais 8 mil são edificados e abrigam as áreas de usinagem e caldeiraria. A empresa tem 4 anos e conta com aproximadamente 40 funcionários.

Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão

1. Oficina Mitos da Física 2.0

Na Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão, SIEPE, o Grupo PET Física ministrou a oficina Mitos da Física 2.0. Ela aconteceu no dia 28 de outubro de 2015. Essa Oficina foi subdividida em cinco diferentes grupos de Mitos, associando cada um deles a fenômenos de mecânica ou calor ou radiação ou eletromagnetismo ou termodinâmica, isto é, a fenômenos de física geral e física moderna.

A oficina desenvolveu-se interagindo com o público presente, mostrando que nem sempre o senso comum possui a explicação correta para os fenômenos observados no seu dia-a-dia.

Participantes: 33 pessoas, em sua maioria acadêmicos da UNICENTRO.

2.  Monitorias : Todos os petianos participaram como monitores durante a SIEPE, auxiliando os apresentadores e debatedores durante as sessões
  3. Seminário dos Grupos PET da UNICENTRO

O Seminário dos Grupos PET da UNICENTRO aconteceu no dia 29/10/2015. Nesse evento foram apresentadas as atividades que desenvolvem cada Grupo. O PET Física, por meio de seu tutor e dos petianos, detalhou todas as atividades que vêm sendo realizadas pelo Grupo. O Seminário contou com a participação de mais de 80 petianos e dos tutores dos outros Grupos. O evento foi um meio positivo de interação entre os petianos da UNICENTRO, combinando novas ações para o melhoramento do Programa.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é coordenada pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação. A UNICENTRO participa anualmente por meio da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro, Novatec. Neste ano, “Luz, Ciência e Vida” foi o tema escolhido para a SNCT. A motivação para essa escolha baseou-se na decisão da Assembleia Geral das Nações Unidas, que proclamou 2015 como o Ano Internacional da Luz, com objetivo de celebrá-la como matéria da ciência e do desenvolvimento. A Semana aconteceu de 19 a 25 de outubro.

O objetivo dessa Semana foi aproximar a ciência e tecnologia da população em linguagem acessível a ela e estimular a curiosidade que motivem a população a discutir as implicações sociais da ciência e aprofundar seus conhecimentos sobre o tema.

Durante cada período, o Grupo PET – Física participou ministrando palestra e apresentando experimentos relacionados com a luz e suas implicações tecnológicas.

Participantes: 255 estudantes da rede pública e privada de Guarapuava e região.