Avaliação de Características de Estrelas Novas e Supernova.
Petiana: Alaine Gomes
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Y. Miyahara
Resumo: Este projeto tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica, nacional e internacional, da Astronomia no que se refere às estrelas novas e supernovas. Para tanto, será feita a leitura e discussão do conceito de Estrelas Supernovas. Além de, conhecer as novas tecnologias utilizadas no estudo de Supernovas. Este projeto tem por objetivo fazer uma revisão bibliográfica, nacional e internacional, da Astronomia no que se refere às estrelas novas e supernovas. Para tanto, será feita a leitura e discussão do conceito de Estrelas Supernovas. Além de, conhecer as novas tecnologias utilizadas no estudo de Supernovas.


Avaliação de Precessos de Biorremediação por Fluorescência de Raios X
Petiano: Bruno Vieira Almeida
Orientador: Prof. Dr. Fábio Luiz Melquiades
Resumo: Por meio de trabalhos anteriores, obteve-se o isolado bacteriano 01, que apresenta capacidade biorremediadora do chumbo. De modo a melhorar o processo de biorremediação do Pb em meio líquido, então, é proposta a otimização das condições de sobrevivência da bactéria, utilizando-se de planejamento fatorial para quantificar os nutrientes do meio e utilizando a metodologia de EDXRF para quantificação do metal.


Otimização de um Sistema de LED para Potencial Utilização em Terapia Fotodinâmica
Petiano: Diogo Alexandre Wavgenhak
Orientador: Prof. Dr. Tania Toyomi Tominaga
Resumo: No presente trabalho será desenvolvido um sistema, em conjunto com pesquisadores da UEM, de um equipamento óptico utilizando-se um sistema de LED que irradia luz com intensidade e amplitude cromática e será calibrado e otimizado para ser utilizado na Terapia Fotodinâmica. Além disto, o desenvolvimento deste equipamento permite o estudo em células.


Estudo de Fármacos via Espectroscopia Fotoacústica
Petiano: Fernando Maia de Oliveira
Orientador: Prof. Dr. Pedro Pablo Gonzalez Borrero
Resumo: A curcumina [1,7-bis(4-hidroxi-3-metoxifenil)-1,6-heptadieno-3,5-diona] é um pigmento amarelo-alaranjado extraído da planta Curcuma longa, conhecida no Brasil como açafrão-da-Índia, ou gengibre-amarelo, sendo utilizada comumente como tempero. Apesar de seus usos notáveis na prevenção, tratamento e cura de doenças, a curcumina apresenta baixa biodisponibilidade ao organismo, sendo rapidamente absorvida pelo trato gastrointestinal, não realizando toda a sua atividade metabólica antes de ser excretada pela urina. Assim, tem-se estudado seu uso em conjunto de polímeros, sob a forma de nanopartículas biodegradáveis, processo o qual, aumenta sua absorção, seu transporte por membranas e tecidos, e sua metabolização. Neste trabalho, foram analisadas amostras do fármaco curcumina na sua forma pura e encapsulada. Para o encapsulamento foram utilizados polímeros nanometricos. Estas nanopartículas foram obtidas pelo método da emulsificação, utilizando sonicação como energia para formação dos glóbulos nanométricos seguida pela evaporação do solvente orgânico. O estudo experimental do espectro de absorção dos fármacos foi realizado por meio da técnica de Espectroscopia Fotoacústica. Os resultados indicam que a curcumina pura absorve na região espectral entre 250 e 800 nm e sua forma encapsulada mostra uma pequena redução na intensidade da absorção, mas continua absorvendo na mesma faixa espectral.


Influência do tratamento térmico na obtenção de nanopartículas magnéticas contendo cobalto
Petiano: Paulo Henrique Gonsalves
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Y. Miyahara.
Resumo: (Não informado)


Caracterização do efeito do efeito magnético no composto BiFeO 3-PbTiO 3 por meio de medidas de resistividade
Petiano: Maycol Szpunar
Orientador: Prof. Dr. Valdirlei Fernandes Freitas
Resumo: (Não informado)


Avaliação do potencial de microorganismos para biorremediação de Arsênio via EDXRF
Petiano: Maurício Cherpinski
Orientador: Prof. Dr. Fábio Luiz Melquiades
Resumo: O objetivo desse projeto é a avaliação e otimização de processos de bioremediação de As por uma cepa de bactéria com potencial biotecnológico, denominado à priori, isolando bacteriano 1, utilizando a metodologia da fluorescência de raios X por dispersão de energia (EDXRF).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *