Roteiro Experimental

Resumo:

A eletrônica em seus componentes fundamentais, fornece uma ampla variedade de curiosos experimentos e circuitos com funcionalidades. Cada componente possui a sua função, e o que o caracteriza é justamente os fenômenos físicos relacionados ao material utilizado no fabrico desse componente. A Física do estado sólido busca estudar os fenômenos físicos e propriedades presentes na matéria e principalmente nos cristais pois em sua maioria possuem uma estrutura uniforme.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de aula

Resumo:

Neste trabalho apresentamos um roteiro para ajudar na hora da preparação da aula que será ministrada utilizando o experimento que acompanha este, serão discutidos alguns tópicos sobre componentes eletrônicos levando em conta seus funcionamentos e suas utilidades. Para instigar a curiosidade dos alunos propõe-se o uso do componente LDR durante a prática da atividade.

Autor: Ricardo Gonzatto Rodrigues.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O Controle Remoto Rudimentar é um experimento que permite a fácil visualização de importantes fenômenos eletromagnéticos e o princípio básico por trás do funcionamento de aparelhos que funcionam sem fio.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Controle remoto rudimentar” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. E aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Campo Magnético, Corrente Elétrica e a Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento visa-se estimular a curiosidade dos alunos para os fenômenos eletromagnéticos estudados.

Autor: Fernanda Barbieri de Lara.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O eletroscópio é um instrumento muito célebre que permite uma abordagem física sobre os fenômenos envolvidos com as cargas elétricas. Visamos o beneficio no ensino do processo físico construindo tal experimento utilizando materiais de baixo custo e buscando uma abordagem investigativa para despertar indagações sobre o conhecimento científico amplo.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Eletroscópio” visa a demonstração de fenômenos relacionados à eletrostática. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre alguns conceitos relacionados a eletrostática, para que durante o processo de investigação na realização do experimento os alunos consigam participar. Entre estes conceitos estão: Princípios da Eletrostática, carga elétrica, condutores e isolantes, processo de eletrização por indução. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e incentivar o processo de pesquisa científica aos alunos.

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O gerador caseiro é um experimento muito simples de ser realizado e que proporciona um melhor entendimento sobre os conceitos do eletromagnetismo, como entender a Lei de Faraday e a Lei de Lenz, bem como trazer esses exemplos para o nosso cotidiano e compreender como a energia que chega em nossas casas é gerada.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. Os experimentos denominados “Gerador Caseiro” visa a demonstração de fenômenos eletromagnéticos, como a indução de corrente elétrica a partir da variação do fluxo do campo magnético no tempo, princípio de funcionamento de motores elétricos. Para um melhor aproveitamento do experimento, _e importante que os alunos possuam conhecimento prévio sobre conceitos físicos como corrente elétrica, campo elétrico e magnético e propriedades básicas dos imãs. Com esta aula, acompanhada pelo experimento, pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento dos geradores e motores elétricos, equipamentos indispensáveis em nosso dia a dia.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

A surpreendente aparição de uma corrente elétrica na variação de um ´imã permanente sobre uma bobina é sem contrastes, uma fenomenal descoberta na física. O chamado de indução eletromagnética, é a base do funcionamento de transformadores, alternadores, dínamos, indutores, e muitos tipos de motores elétricos, geradores e solenoides. Suas aplicações são inúmeras, na prática, quase todos os equipamentos eletroeletrônicos utilizam o fenômeno da indução, seja para gerar uma corrente contínua, como nos dínamos, ou uma corrente alternada, como nos geradores. Desde modo, este experimento visa, através do baixo custo, demonstrar este fenômeno.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de aula

Resumo:

A surpreendente aparição de uma corrente elétrica na variação de um ímã permanente sobre uma bobina é sem contrastes, uma fenomenal descoberta na física. O chamado de indução eletromagnética, é a base do funcionamento de transformadores, alternadores, dínamos, indutores, e muitos tipos de motores elétricos, geradores e solenoides. Suas aplicações são inúmeras, na prática, quase todos os equipamentos eletroeletrônicos utilizam o fenômeno da indução, seja para gerar uma corrente contínua, como nos dínamos, ou uma corrente alternada, como nos geradores. Desde modo, esta aula visa abordar os conteúdos previstos de forma didática, assim como tornar os alunos capazes de construir mecanismos úteis, por meio da experimentação, de forma com que estes compreendam a importância dos conceitos a serem estudados devido à grande relevância que os mesmos têm no seu dia-a-dia.

Autor: Bruno Belin Dal Santos.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O Levitron, é um brinquedo bem difundido que traz uma intrigante abordagem física sobre a levitação magnética em dipolos de ´imãs permanentes, onde através deste procura-se relatar uma simples e concreta explicação das fenomenologias envolvidas no processo de levitação. E por meio de materiais com baixo custo, visamos elaborá-lo a fim de trazer benefícios no ensino do processo físico envolvido, sobretudo no despertar da investigação de processos que envolvem conceitos semelhantes, desta forma abrangendo o conhecimento científico.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de aula

Resumo:

E essencial a compressão inicial dos alunos sobre os fenômenos magnéticos, para posteriormente serem trabalhados conteúdos mais elaborados que envolvam estes conceitos iniciais. Desta forma, o trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “LEVITRON” se difundiu como um brinquedo e trouxe uma intrigante abordagem física sobre a levitação magnética em dipolos de ímãs permanentes. Com este experimento, procuramos relatar uma simples e concreta explicação das fenomenologias magnéticas envolvidas no processo de levitação buscando desta forma despertar o interesse dos alunos na aprendizagem dos conteúdos específicos da aula e levando os mesmos à investigação de processos que envolvem conceitos semelhantes, que poderão abranger o conhecimento científico.

Autor: Bruno Belin Dal Santos.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O motor elétrico é um dos dispositivos mais presentes em nosso dia a dia, que consiste em um aparelho que converte energia elétrica em mecânica, nos possibilitando realizar trabalho a partir da geração de energia elétrica. Este experimento serve de suporte didático ao professor, para encaixar o conteúdo no dia a dia do aluno bem como na exibição de conceitos de física de forma mais prática.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de aula

Resumo:

Este projeto consiste da criação e prática da construção de um protótipo de motor funcional a partir da utilização de corrente elétrica para geração do movimento do motor, podendo ser utilizado de três maneiras distintas sendo estas de escolha do professor: Demonstrativo, apenas para ilustrar o conteúdo abordado em sala de aula, experimental, onde se tem o objetivo de construção do protótipo e em forma de feira de ciências de qualquer dimensão. Este projeto destina-se a prática dos conteúdos do terceiro ano do ensino médio como lei de Ampere, corrente elétrica e motores, podendo ser uma ótima ferramenta ilustrativa ao que tange a prática em sua extrema aplicação, não a nada mais prático e de comum utilização do aluno que um motor elétrico para esclarecer os conteúdos aqui propostos. Este protótipo pode ser visto em diferentes níveis de complexidade, desde a utilização de uma pilha com um condutor e um imã extremamente simples, até a utilização da rede elétrica publica para mover um motor de real, sendo a escolha do projeto feita pelo docente. O arquivo (Roteiro experimental) em anexo a este plano de aula e simples, mas, de grande impacto didático.

Autor: Gabriel Grube dos Santos.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O Transmissor FM, é um brinquedo bem difundido que traz uma intrigante abordagem física sobre a propagação de ondas mecânicas, ou seja, ondas sonoras, buscando relatar uma simples e concreta explicação das fenomenologias envolvidas nos dispositivos de rádios, televisões e entre outros. E por meio de materiais com baixo custo, visamos elaborá-lo a fim de trazer benefícios no ensino do processo físico envolvido, sobretudo no despertar da investigação de processos que envolvem conceitos semelhantes, desta forma abrangendo o conhecimento científico.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Transmissor FM” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os grupos de alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Resistores, Capacitores, Transistores e Espectro Eletromagnético. Com este experimento visa-se estimular a prática experimental, o trabalho em equipe e incentivar a curiosidade dos alunos para os fenômenos.

Autor: Lhonidas de Senna Junior.

 

Para obter material completo clique em Download:

Roteiro Experimental

Resumo:

O trem eletromagnético traz uma abordagem interessante de conceitos físicos, uma vez que por meio deste é possível abordar fenômenos importantes do eletromagnetismo, como Campo Magnético, Corrente Elétrica e Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento espera-se estimular curiosidades e gerar debates quanto ao funcionamento de equipamentos que utilizam conceitos relacionados com os presentes no experimento, compreendendo que devido aos avanços tecnológicos estes encontram-se cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

 

Para obter material completo clique em Download:

Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Trem Eletromagnético” visa a demonstração de fenômenos aplicados ao eletromagnetismo. E aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre eletromagnetismo, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Campo Magnético, Corrente Elétrica e a Lei de Indução de Faraday-Lenz. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que devido aos avanços tecnológicos encontram-se com a tendência de estarem cada vez mais presentes em nosso cotidiano.

Autor: Matheus Vieira Camargo Ramos.

 

Para obter material completo clique em Download: