Gênio Indomável

1ª Sessão Cine PET: Gênio Indomável

Filme: Gênio Indomável (Good Will Hunting) – 1997

Número de Participantes: 20 (Contando com o petiano moderador e debatedor)

Petiano Moderador/Debatedor: Sanderson Carlos Ribeiro

Data em que foi realizada a sessão: 15 de junho de 2018, a partir das 13h30

Local: LIDEC – Campus Cedeteg

Sinopse: Em Boston, um jovem de 20 anos (Matt Damon) que já teve algumas passagens pela polícia e servente de uma universidade, revela-se um gênio em matemática e, por determinação legal, precisa fazer terapia, mas nada funciona, pois ele debocha de todos os analistas, até se identificar com um deles.

A primeira sessão do Cine PET apresentou o filme Gênio Indomável ganhador do Oscar de Melhor Ator Coadjuvante para Robin Williams e Melhor Roteiro Original escrito por Matt Damon e Ben Affleck do ano de 1998.

Ao todo, 20 pessoas participaram dessa sessão que propiciou um debate entre os participantes ao final desta, sobre alguns temas abordados no longa-metragem. A principal mensagem que o filme passou foi que apesar de existir barreiras em nossas vidas, devemos sempre fazer o que gostamos, com quem a gente gosta, pois são esses momentos que fazem nossas vidas valer a pena. Venha conferir o Cine PET, que teremos mais sessões para vocês que amam a sétima arte. Lembrando que a entrada é gratuita e há certificação para quem participa.

Clube da Luta

2ª Sessão Cine PET: Clube da Luta

Filme: Clube da Luta (Fight Club) – 1999

Número de Participantes: 25 (Contando com o petiano moderador e debatedor)

Petiano Moderador/Debatedor: Sanderson Carlos Ribeiro

Data em que foi realizada a sessão: 17 de agosto de 2018, a partir das 13h30

Local: LIDEC – Campus Cedeteg

Sinopse: Jack (Edward Norton) é um executivo jovem, trabalha como investigador de seguros, mora confortavelmente, mas ele está ficando cada vez mais insatisfeito com sua vida medíocre. Para piorar ele está enfrentando uma terrível crise de insônia, até que encontra uma cura inusitada para a sua falta de sono ao frequentar grupos de auto-ajuda. Nesses encontros ele passa a conviver com pessoas problemáticas como a viciada Marla Singer (Helena Bonham Carter) e a conhecer estranhos como Tyler Durden (Brad Pitt). Misterioso e cheio de ideias, Tyler apresenta para Jack um grupo secreto que se encontra para extravasar suas angústias e tensões através de violentos combates corporais.

Na segunda sessão, os participantes quebraram a primeira e segunda regra do filme que foi exibido: Clube da Luta. O filme se mostrou um clássico cult reunindo um número maior de participantes em comparação à primeira sessão. Baseado no romance homônimo de Chuck Palahniuk, publicado em 1996, Clube da Luta nos traz várias mensagens sobre quem você é e quem gostaria de ser e, os meios que você utiliza podem ou não ser satisfatórios no final.

O Jogo Da Imitação

3ª Sessão Cine PET: O Jogo da Imitação

Filme: O Jogo da Imitação (The Imitation Game) – 2015

Número de Participantes: 16 (Contando com o petiano moderador e debatedor)

Petiano Moderador: Sanderson Carlos Ribeiro

Petiano Debatedor: Felipe Leria Stefenon

Data em que foi realizada a sessão: 14 de setembro de 2018, a partir das 13h30

Local: LIDEC – Campus Cedeteg

Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, o governo britânico monta uma equipe que tem por objetivo quebrar o Enigma, o famoso código que os alemães usam para enviar mensagens aos submarinos. Um de seus integrantes é Alan Turing (Benedict Cumberbatch), um matemático de 27 anos estritamente lógico e focado no trabalho, que tem problemas de relacionamento com praticamente todos à sua volta. Não demora muito para que Turing, apesar de sua intransigência, lidere a equipe. Seu grande projeto é construir uma máquina que permita analisar todas as possibilidades de codificação do Enigma em apenas 18 horas, de forma que os ingleses conheçam as ordens enviadas antes que elas sejam executadas. Entretanto, para que o projeto dê certo, Turing terá que aprender a trabalhar em equipe e tem Joan Clarke (Keira Knightley) sua grande incentivadora.

A terceira sessão do Cine PET apresentou um filme bem roteirizado com excelentes atuações, tanto que isto rendeu o Oscar de melhor roteiro adaptado de 2015 para o filme biográfico, que nos mostra um pouco da vida de um dos maiores matemáticos que já existiram. O debate gerou discussões acerca de vários aspectos retratados no filme, como a representação feminina na 2ª Guerra Mundial e o tratamento à homossexualidade antigamente. O filme deixou claro para os participantes dessa sessão que “às vezes são as pessoas que menos imaginamos que fazem as coisas que ninguém imaginaria”.

Divertida Mente

4ª Sessão Cine PET: Divertida Mente

Filme: Divertida Mente (Inside Out) – 2015

Número de Participantes: 22 (Contando com o petiano moderador e debatedor)

Petiano Moderador: Sanderson Carlos Ribeiro

Petiana Debatedora: Fernanda Barbieri de Lara

Petiana Debatedora: Natália Silva de Souza

Data em que foi realizada a sessão: 26 de Outubro de 2018, a partir das 13h30

Local: LIDEC – Campus Cedeteg

Sinopse: Riley é uma garota divertida de 11 anos de idade, que deve enfrentar mudanças importantes em sua vida quando seus pais decidem deixar a sua cidade natal, no estado de Minnesota, para viver em San Francisco. Dentro do cérebro de Riley, convivem várias emoções diferentes, como a Alegria, o Medo, a Raiva, o Nojinho e a Tristeza. A líder deles é Alegria, que se esforça bastante para fazer com que a vida de Riley seja sempre feliz. Entretanto, uma confusão na sala de controle faz com que ela e Tristeza sejam expelidas para fora do local. Agora, elas precisam percorrer as várias ilhas existentes nos pensamentos de Riley para que possam retornar à sala de controle – e, enquanto isto não acontece, a vida da garota muda radicalmente.

Nesta 4ª Sessão do Cine PET os participantes se encantaram com um clássico das animações dos estúdios Disney/Pixar e ao mesmo tempo perceberam que dentro de todos os seres humanos existem emoções que desempenham papéis fundamentais em nossas vidas. O debate proporcionou um momento de discussão sobre como as pessoas se sentem com várias coisas que podem acontecer durante seu dia-a-dia. Esperamos com muita alegria a participação de todos nas próximas sessões do Cine Pet.

 

A Teoria de Tudo

5ª Sessão Cine PET: A Teoria de Tudo

Filme: A Teoria de Tudo (The Theory Of Everything) – 2014

Número de Participantes: 20 (Contando com o petiano moderador e debatedor)

Petiano Moderador: Sanderson Carlos Ribeiro

Petiano Debatedor: Diego Henrique Witchemichen

Petiano Debatedor: Gabriel Grube dos Santos

Data em que foi realizada a sessão: 23 de Novembro de 2018, a partir das 13h30

Local: LIDEC – Campus Cedeteg

Sinopse: Baseado na biografia de Stephen Hawking, o filme mostra como o jovem astrofísico (Eddie Redmayne) fez descobertas importantes sobre o tempo, além de retratar o seu romance com a aluna de Cambridge Jane Wide (Felicity Jones) e a descoberta de uma doença motora degenerativa quando tinha apenas 21 anos.

Na última sessão do ano de 2018 do Cine PET os participantes assistiram a emocionante história de um dos maiores gênios da humanidade, Stephen Hawking. O debate gerou comoventes histórias acerca do que o amor pode proporcionar na vida de quem acredita neste sentimento verdadeiro. Stephen Hawking foi além de um físico brilhante, um ser humano como qualquer outro, com problemas e alegrias que qualquer pessoa poderia ter experimentado. Ele nunca desistiu de seus sonhos, mesmo enquanto estava debilitado, pois haviam pessoas que o auxiliaram a ver o lado bom da vida, deixando claro que “enquanto houver vida, haverá esperança”. Obrigado pela participação de todos durante este ano e esperamos contar com vocês novamente em 2019. Se você tiver interesse mesmo não tendo participado ainda, venha ver ou rever estes clássicos da Sétima Arte, pois as portas do Cine PET sempre estarão abertas.