Resumo:

O Borracha Quântica é um experimento baixo custo que mostra de forma simples uma reinterpretação da Lei de Mallus para polarizadores e luz polarizada, introduzindo uma das principais características da Mecânica Quântica: o não-determinismo dos eventos. Ele também mostra a dualidade onda-partícula da luz. O experimento leva esse nome pois, ao inserir um polarizador, em meio a outros dois, com polaridade defasada de π/4 radianos em relação a estes (para isso, os polarizadores das extremidades precisam estar defasados de π/2), nota-se que a informação de polarização do feixe luminoso é ”apagada”, permitindo a passagem da luz pelo sistema (sem o polarizador intermediário, nenhuma – aproximadamente – luz passa pelo sistema).

Resumo:

Neste plano de aula, será trabalhada a principal característica da Mecânica Quântica: o não-determinismo. Isso será feito pela demostração experimental do fenômeno de polarização da luz, levando a uma introdução da interpretação probabilística da Lei de Mallus para um regime de fótons polarizados. Dessa forma, há uma passagem suave da interpretação clássica do fenômeno para uma interpretação quântica. Fica a critério do professor fazer um leve tratamento matemático, visto que nenhuma matemática de ensino superior é necessária para o entendimento do assunto.

Autor: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

Resumo:

Neste experimento de baixo custo foi proposto um método para determinação da constante de Planck usando LEDs. Usando um aparato simples com um circuito elétrico para que se possa conduzir corrente elétrica até o diodo, é possível acendê-lo, tendo em vista que esta tensão pode ser relacionada com a energia que os elétrons perdem ao passar por este diodo. Neste caso, a energia perdida é na forma de fótons. Assim, neste experimento, foi montado um circuito capaz de medir o valor V 0 para LEDs com diferentes valores de λ, podendo posteriormente se determinar a constante de Planck tanto algebricamente quanto graficamente.

Resumo:

O presente plano de aula propõe um ensino em que possa ser empregado o uso de um experimento de baixo custo para explicar melhor os conceitos de física O experimento abordado neste projeto de ensino se chama Medidor da Constante de Planck e proporciona a determinação desta de um modo simples e eficiente. Neste planejamento, os conteúdos abordados possuem relações diretas com a Física moderna, ao tratar da quantização da energia expressa pela constante de Planck. Com a prática experimental, os alunos ir ̃ao adquirir habilidades de medição de grandezas ao utilizar de multímetros do tipo digitais para determinar a voltagem do aparato experimental em cada caso. O método de avaliação envolve a determinação da constante em diferentes cores de LEDs pelos alunos, ou seja, a participação destes durante a aula prática será de fundamental importância para que sejam avaliados de acordo com o conteúdo que será disposto em sala de aula pelo professor.

Autor: Sanderson Carlos Ribeiro.

Resumo:

Este roteiro trata da utilização de uma montagem de baixo custo para reproduzir um espectroscópio muito utilizado em laboratórios de ensino superior. O experimento refere-se a uma análise quantitativa e qualitativa do espectro emitido por uma lâmpada de mercúrio (ou, podendo serutilizado de outro elemento) e por uma lâmpada incandescente.

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente desenvolvida pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Espectroscópio” visa a demonstração de fenômenos relacionados à Física Moderna. É aconselhável, para um melhor aproveitamento desse experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre alguns conceitos relacionados a modelos de difração, para que durante o processo experimental quantitativo o aluno tenha uma maior facilidade para entender os fenômenos que estarão sendo observados. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e incentivar a utilização do método científico e introduzir a Física Moderna no Ensino Médio.

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca.