Desenvolvimento de um material didático para ensino introdutório à Mecânica Quântica

Orientando: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro;

Orientador: Prof. Dr. Paulo José dos Reis;

Resumo:

A Mecânica Quântica (MQ) é uma área da Física que revolucionou a civilização, não somente pelos avanços tecnológicos, mas também no que diz respeito à compreensão dos níveis mais fundamentais do Universo. As aplicações práticas dessa área estão presentes no dia-a-dia da maioria das pessoas. Entretanto, até mesmo os níveis mais básicos da MQ não são conhecidos pelas mesmas pessoas que utilizam a tecnologia resultante do conhecimento dessa área. Inclusive, existe uma crescente tendência à apropriação de termos científicos, como “quântic@”, em contextos que não são os mesmos originais, como em produtos e serviços, o que distorce o significado científico dos termos e propaga falsa informação. Dessa forma, este projeto visa o desenvolvimento de um material didático que poderá ser usado por alunos e professores. O objetivo é contribuir na divulgação científica da MQ e impulsionar o ensino desta. Esse material será usado na gravação de uma aula e esta receberá avaliações de terceiros para análise da qualidade do material.


Estudo Qualitativo sobre Evolução Estelar

Orientando: Cristhian Gean Batista Guimarães;
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara;
Resumo:
O céu é um dos objetos de observação mais antigos da humanidade e, desde a pré-história, as estrelas eram usadas como referência para localização pelos humanos. Hoje sabemos que as estrelas são um dos mais importantes corpos celestes, sendo responsáveis pela criação de muitos elementos, alguns essenciais para a vida, no processo de nucleossíntese e também no momento final de sua vida, onde há o colapso gravitacional. Dependendo de sua massa, a estrela pode originar desde uma nebulosa planetária até os buracos negros. Essa iniciação científica tem como objetivo investigar e compreender os processos físicos envolvidos na formação, evolução e funcionamento de estrelas, seu ciclo de vida e fins possíveis para elas. Isso se dará por meio de uma pesquisa bibliográfica em bases indexadas de artigos nacionais e internacionais.


Um estudo sobre a utilização de artigos científicos na preparação de aulas no Ensino Médio

Orientanda: Gabriela Folmer Miss

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara

Resumo:

A metodologia tradicional de ensino se mantém fortemente com passar dos anos, e trouxe consigo uma perda da identidade da Física e das outras disciplinas, pois, este método tem como base teórica é a transmissão do conteúdo na busca de bons resultados na forma de nota, sendo esta sistematizada com um “conhecimento a curto-prazo”, apresentando limitações e desenvolvendo automaticamente a memorização. Para mudar esse panorama, existe uma vasta produção de artigos científicos voltado para o ensino de Física e outras disciplinas, com base na metodologia inovadora, que juntamente com o avanço tecnológico, proporciona acesso a informação de forma rápida e fácil. Sendo assim um elemento muito importante a ser explorado na educação, onde existem muitos experimentos, vídeos, dinâmicas, aplicativos e simuladores, que podem acrescentar nas aulas. Com isso, por meio deste trabalho, busca-se verificar quais são as lacunas com relação a utilização desses trabalhos no ensino básico, com o objetivo principal de analisar a utilização de artigos científicos, na preparação das aulas de Física e outras disciplinas pelos professores do Ensino Médio, através de um questionário.


Transporte de Energia num Gás de Lorentz Periódico

Orientando:  Leonardo Raphael Otto de Rocco;

Orientador: Prof. Dr. Eduardo Vicentini;     

Resumo:    

O Gás de Lorentz é um sistema dinâmico de partículas com o qual é possível estudar propriedades dinâmicas importantes, que dependem da geometria do sistema, permitindo, desse modo, compreender a origem microscópicas de propriedades macroscópicas. O sistema que será trabalhado é o Poço Sinai (Sinai Well), que consiste numa região do espaço de fase, onde existe um poço de potencial, com um disco dispersor no centro, no qual as partículas devem atender condições, geométricas e cinemáticas, para que possa escapar. Neste trabalho, pretende-se estudar o transporte de energia e relacionar o coeficiente de condutividade térmica com a geometria do sistema.


Avaliação do Fotossensibilizador Ftalocianina em diferentes solventes para potencial utilização na Terapia Fotodinâmica

Orientanda: Lorraine Gabriele Fiuza de Jesus;

Orientador: Prof. Dra. Tania Toyomi Tominaga;

Resumo: 

A terapia fotodinâmica (TFD) é uma técnica que vem sendo utilizada para o tratamento de infecções de locais contaminados por fungos, bactérias e vírus. Para estes casos a TFD entra como um agente de inativação fotodinâmica. A ação fotodinâmica começa a ocorrer no momento em que o fotossensibilizador (FS) entra em contato com as células, por meio da irradiação da luz em comprimentos de onda na faixa de luz visível, isto vai acarretar em moléculas absorvendo fótons de luz que deixam seu estado fundamental e vão para um estado de maior energia portanto nesta pesquisa busca-se avaliar a atividade fotodinâmica da ftalocianina para utilização em TFD.


Determinação de compostos bioativos em geoprópolis utilizando a espectroscopia fotoacústica.

Orientanda: Mariana Carachinski;

Orientador: Prof. Dr. Pedro Pablo González Borrero;

Resumo:

A geoprópolis é uma substância resinosa produzida por abelhas da tribo Meliponini. De modo geral, a geoprópolis tem muitas aplicações de uso por conta de suas características antifúngicas, anti-tumorais, gastroprotetoras e entre outras. A vasta gama de tipos de geoprópolis é decorrente da diversidade de coleta da flora e do solo na região em que se encontram colmeias.  

Há diversas formas de estudar os compostos presentes na geoprópolis, dentre elas, a análise por espectroscopia fotoacústica, método que nos fornece o espectro de absorção óptica da amostra. Utilizando esse espectro, identificaremos as bandas de absorção  aos possíveis compostos bioativos presentes nas amostras. O diferencial desta técnica é a possibilidade de realizar a análise sem tratamento prévio da amostra.


Obtenção e caracterização de Nanomaterial Fotoprotetor Inorgânico: misturas de HAp, TiO2 e ZnO

Orientando: Rafael Welter

Orientador: Prof. Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara

Resumo:

A proteção cutânea da radiação ultravioleta ocorre desde tempos antigos. A pele é o maior órgão do corpo humano, sendo a barreira contra agentes externos. A exposição ao Sol pode trazer benefícios, porém, também oferta riscos como eritemas e potencial carcinogênese. Atualmente a forma mais utilizada de minimizar tais riscos é com o uso de protetores solares. A eficácia deste está intimamente ligada com sua formulação. Dentre os componentes regulamentados atualmente pela Anvisa para a produção deste cosmético estão o TiO2 e o ZnO. Estes filtros inorgânicos, funcionam como uma barreira física, criando um filme fino sobre a pele que absorve e reflete a radiação ultravioleta. Materiais alternativos como a Hidroxiapatita são apontados para tal uso. Desta forma, vários estudos estão sendo realizados para desenvolver novos filtros solares, com maior eficácia, simplicidade e biossegurança.


Desenvolvimento da Metodologia de Medida de Radônio e Filhos

Orientanda: Rafaela Choqueti Camargo de Meira;
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Bastos;
Resumo:
O radônio é um gás radioativo de ocorrência natural responsável pela maior parte da dose de radiação ionizante recebida pelo ser humano. A medida de radônio e filhos no ar ambiental é bastante complicada por apresentar incertezas devido a variáveis cujo controle é limitado. O intuito desta pesquisa é estudar e desenvolver a metodologia de medida de radônio, tanto utilizando materiais absorvedores, em especial polímeros e posterior medida por espectrometria gama, quanto utilizando detectores plásticos de traços nucleares.


Tópicos em Análise Real

Orientanda: Rieli Tainá Gomes dos Santos

Orientador: Prof. Dr. Thiago Grando

Resumo:

Esse projeto de iniciação científica tem como objetivo o estudo dos conceitos fundamentais de análise real, tais como convergência, continuidade, completude, compacidade, convexidade, diferenciação e integração. Essa lista de tópicos é familiar do curso de cálculo em uma variável real a valores reais. No entanto, a maneira como esses tópicos são abordados em análise é diferente. Preocupa-se com o desenvolvimento matematicamente rigoroso desses tópicos, ou seja, a derivação dos principais resultados a partir de um pequeno número de axiomas familiares sobre o conjunto dos números reais.