Roteiro Experimental

Resumo:

A Catapulta de Hashi traz uma abordagem interessante de conceitos físicos, uma vez que por meio deste é possível abordar fenômenos importantes da mecânica. Dentre esses, temos neste experimento alguns tipos de energia, mas o principal a ser ressaltado consiste na energia potencial gravitacional, uma importante energia para a compreensão acerca, também, dos princípios de conservação de energia. Com este experimento espera-se, ainda, estimular curiosidades e gerar debates quanto ao funcionamento de equipamentos que utilizam conceitos relacionados com os presentes no experimento.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. Os experimentos denominados “Canhão Explosivo” e a “Catapulta de Borracha” visa a demonstração de fenômenos aplicado ao lançamento de projéteis. É aconselhável, para um melhor aproveitamento destes experimentos, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre lançamento de projéteis, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Lançamento Vertical, Lançamento Horizontal e a Gravidade. Com estes experimentos pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento dos equipamentos, o que fará com que os alunos compreendam que esses fenômenos estão desde as guerras na idade média e cada vez mais estarão em nosso cotidiano.

Autor: Lhonidas de Senna Junior.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O cone antigravidade ou cone duplo antigravitacional como também é conhecido, serve para demonstrar um objeto que  parentemente se desloca contra a gravidade, uma força fundamental, que foi estudada por renomados cientistas como Isaac Newton (1642-1727) e Albert Einstein (1879-1955). Com a prática realizada nesse experimento, espera-se que o aluno consiga compreender, que a força da gravidade age igualmente em todos os corpos, perto ou sobre a superfície terrestre, e, assim entender o conceito de centro de gravidade.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O presente projeto de ensino propõe um plano de aula em que possa ser empregado o uso de um experimento de baixo custo, no caso o cone antigravidade, para explicar melhor conceitos de física. Neste planejamento, os conteúdos abordados possuem relações diretas com a gravidade, como o centro de gravidade de objetos, ação e força da gravidade sobre diferentes corpos e plano inclinado. O método de avaliação envolve a aplicação de um questionário referente aos temas expostos durante a aula e prática demonstrativa do experimento.

Autor: Sanderson Ribeiro Carlos.

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Roteiro Experimental

Resumo:

Neste roteiro está descrito um aparato experimental destinado ao estudo da conservação de momento angular. Em especial, a relação entre as variáveis momento de inércia e velocidade angular. O aparato experimental em questão é constituído de materiais de baixo custo e de fácil acesso, além de possuir uma montagem relativamente simples. O roteiro possui ainda uma sugestão de análise experimental a fim de facilitar a interpretação do que foi observado. Esses fatores fazem deste experimento uma excelente alternativa de metodologia para aulas de mecânica do Ensino Médio relacionadas ao tema, as quais são extremamente importantes. Isto pois, a conservação de momento angular é um dos princípios físicos mais importantes, pois permite entender desde o movimento das estrelas em torno do centro das galáxias, até o movimento de elétrons ao redor do núcleo atômico.

 

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Plano de aula

Resumo:

O seguinte trabalho propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino para turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os conteúdos a serem abordados são os princípios que descrevem a conservação de momento angular. Também são citados os conteúdos que os alunos devem ter domínio prévio. São eles: variáveis rotacionais; noções de vetores e regra da mão direita; quantidade de movimento angular e suas principais variáveis (momento de inércia e torque). O método de avaliação sugerido é por meio de relatórios e debates em sala, nos quais o professor deverá analisar a capacidade dos alunos de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Autor: Felipe Leria Stefenon.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O dinamômetro é um dispositivo utilizado para quantificar a magnitude da força exercida em uma de suas extremidades. A deformação causada no interior do equipamento, o qual consiste em uma mola rígidamente fixada a um suporte em equilíbrio estático, relaciona-se proporcionalmente com a força. Ao parametrizar essa relação, atribuindo-lhe uma escala de medida e aferindo a constante elástica da mola, cria-se um mecanismo eficiente e intuitivo em aferir forças, amplamente utilizado, por exemplo, na medicina e engenharia. Diante disso, o presente experimento busca construir, através de materiais de baixo custo, um dinamômetro caseiro apto a aferir o peso de corpos leves e forças tênues, visando a correlação dessas interações com as leis de Newton.

 

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Plano de Aula

Resumo:

Neste trabalho é exposto a explanação de uma atividade de montagem experimental de baixo custo para ser realizada em sala de aula. A construção do dinamômetro aborda diferentes conceitos físicos, bem como força elástica, massa, peso, transformações de unidades de medida, construção de escalas e uso de papel milimetrado. O propósito da atividade é facilitar a compreensão dos fenômenos da natureza, como forma alternativa para o ensino de Física. A prática pode propiciar ao professor a ferramenta que abstrai melhor a imaginação dos alunos. Além disso, o exercício é essencial para perpetuar o aprendizado de Física e de suas aplicações ao cotidiano.

Autora: Cassandra Trentin.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Este experimento tenta mostrar, principalmente, o fenômeno de ressonância em ondas mecânicas, por meio de uma simples montagem de baixo custo. Não só a ressonância, mas também várias outras características da sondas mecânicas podem ser estudadas ao analisar-se este experimento.

 

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Plano de aula

Resumo:

Neste plano de aula, serão trabalhadas as formas de propagação de ondas mecânicas nos diferentes meios materiais, mostrando os tipos diferentes de ondas e quais fenômenos estão relacionados a cada uma, bem como a forma e resultados das interações entre as mesmas. Por meio da demonstração experimental, os alunos devem ser instigados a realizarem uma investigação sobre os fenômenos observados, utilizando seus próprios métodos, sendo guiados pelo professor, apresentando seus resultados ao final para serem discutidos, com finalização da aula sendo uma explicação mais formal pelo professor, clareando os conceitos já construídos informalmente pelos alunos, de modo a estimular o método de análise científico nos discentes. Esta atividade está prevista para ser realizada numa turma de 2° ano do ensino médio, após ter sido feito um tratamento introdutório sobre Ondulatória, destacando os diferentes tipos de ondas e suas principais características. Apesar da previsão do período letivo ser outra, esta aula pode ser parcialmente realizada numa turma de Ensino Fundamental II, de forma a familiarizar os alunos com o objeto de estudo da Física e com um fenômeno muito comum na vida cotidiana. A avaliação basear-se-á na participação dos alunos nas discussões de seus resultados observacionais e durante os experimentos e na resolução de uma lista de questões referentes aos assuntos desta aula.

Autor: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material, sobre o qual atua uma força, sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação nos materiais pode ser observada com facilidade. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material e tem origem nas forças intermoleculares que mantém as moléculas e/ou átomos unidos. Assim, por exemplo, uma mola esticada ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original devido à ação dessa força restauradora.

 

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Plano de aula

Resumo:

Nesse trabalho, tentamos introduzir o aluno não apenas ao conteúdo apresentado (Lei de Hooke), mas também fazer ele entender como funciona a realização de um experimento, fazendo-o enxergar os possíveis erros existentes durante a realização deste e também fazendo-o obter os resultados. Assim, o aluno acabará mais familiarizado com esse procedimento e também aplicar a os conhecimentos teóricos obtidos em sala. A montagem e execução do experimento deve ser feita pelos alunos, com e o professor deverá supervisionar esse processo, auxiliando na montagem caso necessário e tirando dúvidas que possam surgir. Esse trabalho _e previsto para o primeiro ano do ensino médio e pode ser feito durante o primeiro ou o segundo semestre. O método avaliativo utilizado _e a entrega dos resultados obtidos pelos alunos após a realização do experimento e a conclusão sobre o funcionamento do experimento. Será importante avaliar se os alunos entendem quais foram os erros que tiveram durante a realização da prática.

Autor: Mariana Carachinski.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O movimento do pêndulo cônico é caracterizado por duas oscilações perpendiculares que surgem devido aos graus de liberdade do pendulo, correspondentes a um plano. Quando o período dessas oscilações assumem determinadas relações, o deslocamento da massa do pêndulo tem a forma das Figuras de Lissajous, como num Harmonógrafo. Desta forma, o presente roteiro tem como objetivo construir um pêndulo cônico com materiais acessíveis e de baixo custo, visando mostrar ao experimentador a forma dessas figuras sem o auxilio de equipamentos sofisticados.

 

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Plano de aula

Resumo:

Neste plano de aula é exposto um experimento que adota a perspectiva de ensino aprendizagem mediante o uso equipamentos científicos acessíveis ao alunos. Com materiais de baixo custo, propõem-se a construção de um pêndulo cônico para estudar movimentos harmônicos em planos. Os alunos, divididos em grupos, deveram montar esse experimento e analisar a forma de seu movimento, que resulta nas figuras de Lissajous. Ao término, propomos que os mesmos entreguem um trabalho escrito sobre o experimento e suas descobertas sobre movimentos harmônicos.

Autor: Gabriel Vinicius Mufatto.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O Pêndulo de Newton é um brinquedo muito célebre que permite uma abordagem física sobre as leis do movimento, também conhecidas como Leis de Newton, e através dele pode-se relatar e explicar os fenômenos envolvidos na cinemática. Visamos o beneficio no ensino do processo físico construindo tal experimento utilizando materiais de baixo custo e buscando uma abordagem investigativa para despertar indagações sobre o conhecimento científico amplo.

 

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Plano de aula

Resumo:

O seguinte trabalho propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. Os conteúdos a serem abordados são os princípios que descrevem a conservação de momento linear e da energia mecânica. Os alunos devem ter conhecimento prévio sobre energia potencial e energia cinética para melhor compreensão do fenômeno. O método de avaliação sugerido se dá por meio de relatórios e discussões e debates em sala, onde o professor deverá avaliar a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos de física em práticas experimentais.

Autor: Fernanda Barbieri de Lara.

 

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