Roteiro Experimental

Resumo:

A Catapulta de Hashi traz uma abordagem interessante de conceitos físicos, uma vez que por meio deste é possível abordar fenômenos importantes da mecânica. Dentre esses, temos neste experimento alguns tipos de energia, mas o principal a ser ressaltado consiste na energia potencial gravitacional, uma importante energia para a compreensão acerca, também, dos princípios de conservação de energia. Com este experimento espera-se, ainda, estimular curiosidades e gerar debates quanto ao funcionamento de equipamentos que utilizam conceitos relacionados com os presentes no experimento.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. Os experimentos denominados “Canhão Explosivo” e a “Catapulta de Borracha” visa a demonstração de fenômenos aplicado ao lançamento de projéteis. É aconselhável, para um melhor aproveitamento destes experimentos, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre lançamento de projéteis, para que apenas sejam aprofundados. Entre eles estão: Lançamento Vertical, Lançamento Horizontal e a Gravidade. Com estes experimentos pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento dos equipamentos, o que fará com que os alunos compreendam que esses fenômenos estão desde as guerras na idade média e cada vez mais estarão em nosso cotidiano.

Autor: Lhonidas de Senna Junior.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O cone antigravidade ou cone duplo antigravitacional como também é conhecido, serve para demonstrar um objeto que  parentemente se desloca contra a gravidade, uma força fundamental, que foi estudada por renomados cientistas como Isaac Newton (1642-1727) e Albert Einstein (1879-1955). Com a prática realizada nesse experimento, espera-se que o aluno consiga compreender, que a força da gravidade age igualmente em todos os corpos, perto ou sobre a superfície terrestre, e, assim entender o conceito de centro de gravidade.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O presente projeto de ensino propõe um plano de aula em que possa ser empregado o uso de um experimento de baixo custo, no caso o cone antigravidade, para explicar melhor conceitos de física. Neste planejamento, os conteúdos abordados possuem relações diretas com a gravidade, como o centro de gravidade de objetos, ação e força da gravidade sobre diferentes corpos e plano inclinado. O método de avaliação envolve a aplicação de um questionário referente aos temas expostos durante a aula e prática demonstrativa do experimento.

Autor: Sanderson Ribeiro Carlos.

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Roteiro Experimental

Resumo:

Neste roteiro está descrito um aparato experimental destinado ao estudo da conservação de momento angular. Em especial, a relação entre as variáveis momento de inércia e velocidade angular. O aparato experimental em questão é constituído de materiais de baixo custo e de fácil acesso, além de possuir uma montagem relativamente simples. O roteiro possui ainda uma sugestão de análise experimental a fim de facilitar a interpretação do que foi observado. Esses fatores fazem deste experimento uma excelente alternativa de metodologia para aulas de mecânica do Ensino Médio relacionadas ao tema, as quais são extremamente importantes. Isto pois, a conservação de momento angular é um dos princípios físicos mais importantes, pois permite entender desde o movimento das estrelas em torno do centro das galáxias, até o movimento de elétrons ao redor do núcleo atômico.

 

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Plano de aula

Resumo:

O seguinte trabalho propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino para turmas do 1º ano do Ensino Médio. Os conteúdos a serem abordados são os princípios que descrevem a conservação de momento angular. Também são citados os conteúdos que os alunos devem ter domínio prévio. São eles: variáveis rotacionais; noções de vetores e regra da mão direita; quantidade de movimento angular e suas principais variáveis (momento de inércia e torque). O método de avaliação sugerido é por meio de relatórios e debates em sala, nos quais o professor deverá analisar a capacidade dos alunos de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Autor: Felipe Leria Stefenon.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A lei de Hooke descreve a força restauradora que existe em diversos sistemas quando comprimidos ou distendidos. Qualquer material, sobre o qual atua uma força, sofrerá uma deformação, que pode ou não ser observada. Apertar ou torcer uma borracha, esticar ou comprimir uma mola, são situações onde a deformação nos materiais pode ser observada com facilidade. Mesmo ao pressionar uma parede com a mão, tanto o concreto quanto a mão sofrem deformações, apesar de não serem visíveis. A força restauradora surge sempre no sentido de recuperar o formato original do material e tem origem nas forças intermoleculares que mantém as moléculas e/ou átomos unidos. Assim, por exemplo, uma mola esticada ou comprimida irá retornar ao seu comprimento original devido à ação dessa força restauradora.

 

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Plano de aula

Resumo:

Nesse trabalho, tentamos introduzir o aluno não apenas ao conteúdo apresentado (Lei de Hooke), mas também fazer ele entender como funciona a realização de um experimento, fazendo-o enxergar os possíveis erros existentes durante a realização deste e também fazendo-o obter os resultados. Assim, o aluno acabará mais familiarizado com esse procedimento e também aplicar a os conhecimentos teóricos obtidos em sala. A montagem e execução do experimento deve ser feita pelos alunos, com e o professor deverá supervisionar esse processo, auxiliando na montagem caso necessário e tirando dúvidas que possam surgir. Esse trabalho _e previsto para o primeiro ano do ensino médio e pode ser feito durante o primeiro ou o segundo semestre. O método avaliativo utilizado _e a entrega dos resultados obtidos pelos alunos após a realização do experimento e a conclusão sobre o funcionamento do experimento. Será importante avaliar se os alunos entendem quais foram os erros que tiveram durante a realização da prática.

Autor: Mariana Carachinski.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O Pêndulo de Newton é um brinquedo muito célebre que permite uma abordagem física sobre as leis do movimento, também conhecidas como Leis de Newton, e através dele pode-se relatar e explicar os fenômenos envolvidos na cinemática. Visamos o beneficio no ensino do processo físico construindo tal experimento utilizando materiais de baixo custo e buscando uma abordagem investigativa para despertar indagações sobre o conhecimento científico amplo.

 

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Plano de aula

Resumo:

O seguinte trabalho propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. Os conteúdos a serem abordados são os princípios que descrevem a conservação de momento linear e da energia mecânica. Os alunos devem ter conhecimento prévio sobre energia potencial e energia cinética para melhor compreensão do fenômeno. O método de avaliação sugerido se dá por meio de relatórios e discussões e debates em sala, onde o professor deverá avaliar a capacidade dos alunos de aplicar os conhecimentos de física em práticas experimentais.

Autor: Fernanda Barbieri de Lara

 

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