Relaxamentos não-exponenciais na degradação de nanopartículas transportadoras de fármacos
Petiano: Alex Silva de Moraes
Orientador: Prof. Dr. Eduardo Vicentini
Resumo: O interesse no estudo de sistemas complexos tem aumentado muito dentro das ciências exatas e da vida nos últimos anos. Dessa forma, o objetivo deste trabalho foi estudar como acontece a evolução temporal desses sistemas. Comparando a análise feita com mais fre-quência atualmente, através de uma combinação linear de exponenciais clássicas, e um ti-po de análise pouco utilizada, através de exponenciais estendidas, percebeu-se que os sis-temas estudados são descritos mais eficientemente através de exponenciais estendidas. Além disso, este tipo de análise nos permite entender melhor como a degradação das na-nopartículas ocorre em sistemas biológicos, uma vez que ela nos fornece um parâmetro a mais.


Caracterização do efeito magnetoelétrico do composto BiFeO3-PbTiO3 pelo método da resistividade
Petiano: Maycol Willian Grudysz Szpunar
Orientador: Prof. Dr. Valdirlei Fernandes Freitas
Resumo: Neste trabalho buscou-se caracterizar as curvas de resistividade do composto BiFeO3-PbTiO3 com diferentes percentuais de dopagem com La, variando-se a temperatura com o passar do tempo. Assim é possível verificar pontos de mudança de estrutura pois o cristal ao modificar sua estrutura, modifica consideravelmente a sua resistividade. A mudança em sua estrutura também proporciona a modificação das propriedades magnéticas do material, em que, este passa do tipo ferroelétrico para paramagnético numa temperatura especifica denominada temperatura de transição de fase. Adiciona-se também um campo magnético permanente de 0,7 T para verificar alguma possível modificação dessa temperatura. Das inúmeras aplicações que este estudo pode proporcionar, uma delas seria a confecção de dispositivos eletrônicos de armazenamento tais como, memórias, processadores, transistores de aplicação de campo (FETs), entre outros. Estas, são algumas das aplicações que este material pode proporcionar devido a sua propriedade multifuncional e por se tratar de um material multiferróico.


Síntese de Nanopartículas de Óxido de Cobalto pelo método hidrotérmico
Petiana: Alaíne Gomes
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara
Resumo: Na busca de novos materiais e métodos que possam melhorar as tecnologias existentes, percebemos no panorama atual uma crescente ênfase no estudo da nanotecnologia e suas possibilidades como campo de pesquisa. Nesta pesquisa, o método utilizado foi o Método Hidrotérmico que é uma síntese química, conhecido também como o método verde, pois consome menos energia, produzindo pouco ou nenhum dejeto sólido ou gasoso. A síntese realizada pelo processo hidrotérmico vem sendo utilizada em larga escala, por se tratar de um processo relativamente simples, de baixo custo e que permite o controle do tamanho e forma da partícula obtida. O processo ocorre em um sistema fechado, geralmente usando a água como solvente, enquanto outros utilizam ácidos. Para otimização do processo, as nanopartículas serão sintetizadas variando a temperatura, concentração da solução, concentração do reagente e tempo de reação. A síntese será realizada utilizando uma solução de Nitrato de Cobalto e água destilada sob agitação constante, com outra solução de Hidróxido de Sódio e água destilada, também, sob agitação constante.


Calibração de sistema de espectroscopia gama para medidas de radioisótopos naturais em rochas e solos
Petiana: Layara Baltokoski Boch
Orientador: Prof. Dr. Rodrigo Oliveira Bastos
Resumo: A distribuição dos radioisótopos na superfície terrestre tem sido alvo de diversos estudos com diferentes motivações: mapeamento de rochas, regolitos e solos; exploração mineral; estudo do calor radiogênico; geocronologia; avaliação de quantidades radiométricas e dosimétricas; entendimento do comportamento dos radionuclídeos nos diversos processos naturais e/ou antrópicos; entendimento da natureza e dos impactos causados pelo homem através do conhecimento da dinâmica dos radionuclídeos; procura por aplicações em ciências ambientais; além de outras. Uma das técnicas empregadas nas medidas dos radioisótopos mais abundantes (U-238, Th-232 e K-40) é a espectrometria gama. Como qualquer técnica analítica, a espectrometria gama demanda um procedimento de calibração. As amostras devem ser medidas com arranjo experimental bem definido, onde existe controle da geometria amostra-detector. Neste trabalho será executada a calibração da eficiência de um detector cintilador de NaI(Tl), para medidas de K, eTh e eU realizadas em campo.


Estudo da caracterização de filtros solares a base do agente natural argila na composição de protetores solares via espectrocopia fotoacústica
Petiana: Nicole Gabrielle de Moura
Orientador: Prof. Dr. Pedro Pablo González Borrero.
Resumo: Existem várias formas de proteger a pele a exposição direta aos raios UV, como o uso de chapéus, óculos escuros, roupas, entre outros. Outra forma é a utilização de protetores solares que irão auxiliar na proteção. Protetores solares são produtos cosméticos compostos por um filtro solar que é o agente que refletirá a radiação ou a absorverá e por um creme-base, que facilitará o espalhamento. Hoje estão surgindo novos estudos significativos para a utilização de agentes naturais de proteção UV em protetores solares. Esses estudos incluem argilas e sais minerais de argila, que devido aos seus muitos benefícios para a saúde humana são agora utilizados em vários tipos de produtos farmacêuticos e cosméticos. Neste projeto o principal estudo foi investigar a argila incorporada como um filtro em um protetor solar, através da técnica de espectroscopia fotoacústica que permite a obtenção de espectros de absorção óptica de sólidos, semissólidos, líquidos e gases. Isso possibilitou obter uma relação da porcentagem de filtro com a absorção óptica da amostra. O potencial para tal característica foi o principal objeto de estudo deste trabalho.


Influência do tratamento térmico na obtenção de nanopartículas magnéticas contendo cobalto
Petiano: Paulo Henrique Gonsalves
Orientador: Prof. Dr. Ricardo Yoshimitsu Miyahara
Resumo: As nanopartículas são estudadas por possuírem propriedades físicas, químicas e mecânicas diferentes dos materiais que as originaram e são vistas como um meio de ampliar aplicações de materiais. Essa pesquisa tem como objetivo produzir tais partículas nanométricas por um método variante do método sol-gel e utilizando de alguns métodos de caracterização entender e analisar a influência que as diferentes rotas de tratamento térmico no final do processo e nas propriedades magnéticas apresentadas pelo nanomaterial.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *