Os projetos de ensino desenvolvidos pelo Grupo PET-Física, estão separados, principalmente, em dois conjuntos: elaboração de experimentos de baixo custo e produção de planos de aula, os quais, por sua vez, constituem o que chamamos de instrumentação para o ensino de física. Estes projetos foram desenvolvidos com o objetivo de serem uma ferramenta auxiliar no ensino de Física. Portanto, podem ser utilizados por professore como material de apoio para suas aulas. Além disso, estes projetos também são usados em atividades exclusivas do GPET-Física, como o Ciência no Campus.

Abaixo estão descritas as principais características de cada um desses projetos:

Elaboração de experimentos de baixo custo e roteiros:

Esta atividade visa o desenvolvimento de experimentos qualitativos e quantitativos de baixo custo para demonstração de conceitos físicos. São abordados temas de física básica, física moderna e novas tecnologias, com o objetivo de exemplificar a aplicação de conceitos físicos em equipamentos e fenômenos que fazem parte do nosso dia  a dia. Para tanto, além da confecção dos experimentos, também foram elaborados roteiros que visam orientar a montagem dos mesmos, assim como, sugerir uma análise dos resultados obtidos por meio destes. 

Planos de aula:

Os planos de aula foram elaborados com base nos experimentos desenvolvidos pelo GPET – Física, com o objetivo de que estes sejam aplicados em sala de aula, principalmente,  no ensino médio. Portanto, cada roteiro experimental possui um plano de aula com sugestões de como o professor pode abordar o experimento em paralelo com o conteúdo da aula, e também como avaliar a atividade e o desempenho dos alunos.

Além disso, os planos de aula contam com uma síntese de atividades logo no início do documento, o que permite ao leitor obter um panorama geral do que está sendo proposto com o trabalho. Ao decorrer do texto, cada tópico apresentado na síntese de atividades, é abordado de forma mais detalhada. Portanto, sugere-se a leitura completa do plano de aula.


Tanto os roteiros experimentais, quanto os planos de aulas, estão separados por conteúdo geral e podem ser baixados a partir dos links abaixo: