Roteiro Experimental

Resumo:

Neste roteiro está descrito um arranjo experimental destinado ao estudo da reflexão da luz em espelhos planos. Assim como ao estudo de algumas propriedades da luz, como a sua trajetória retilínea. O arranjo experimental em questão é constituído de vários espelhos planos que permitem um feixe de luz sofrer sucessivas reflexões. Ao aspergir pó de giz (ou vapor de água) no caminho do feixe, é possível estudar, entre outras coisas, as relações entre os ângulos de incidência e de reflexão. O experimento, apesar de poder exigir um pouco de paciência e tempo do experimentador, não deixa de ser uma excelente ferramenta auxiliar no estudo de fenômenos ópticos.

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Plano de Aula

Resumo:

O seguinte trabalho propõe o uso de uma atividade prática como metodologia de ensino, a qual é baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física intitulado como “Arena Laser”. Os conteúdos a serem abordados são a reflexão de um feixe de luz sobre a superfície de um espelho plano, assim como a natureza e as principais características da luz. O método de avaliação sugerido é por meio de debates em sala, nos quais o professor deverá analisar a capacidade dos alunos de aplicar os conceitos aprendidos em situações do cotidiano.

Autor: Felipe Leria Stefenon

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O caleidoscópio é um brinquedo que tem a função de despertar o interesse à óptica, mais especificamente, sobre a reflexão em espelhos. Por meio deste experimento, pode-se explicar de maneira clara e objetiva os conceitos de reflexão em espelhos, juntamente com a identificação das imagens real e virtual para este caso. 

 

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Plano de Aula

Resumo:

Nessa aula, o experimento servirá como um complemento visual que auxilia na compreensão dos conteúdos que serão passados a seguir pelo professor. Após a apresentação dos conteúdos, deverá ser passado exercícios que ao final da aula devem ser entregues pelos alunos para o professor. Esse trabalho é previsto para o segundo ano do ensino médio e pode ser feito durante o primeiro ou o segundo semestre. O método avaliativo utilizado será a entrega dos trabalhos realizados em sala e também o envolvimento do aluno com a discussão feita anteriormente a explicação do professor.

Autora: Mariana Carachinski.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

No presente roteiro é feita a interação das cores primárias e quais suas combinações, a partir de três lâmpadas com as cores azul, verde e vermelho, as lâmpadas vão dentro de uma caixa com abertura em um dos lados. Relaciona-se também a frequência com a cor emitida.

 

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Plano de Aula

Resumo:

Propomos neste trabalho, a utilização do experimento de cores primárias para explicar como funcionam as frequências e como elas se relacionam com as cores e com as classes de cores. Assim deixando mais visível para os alunos como se comporta o espectro magnético. Deverá ser feita a montagem do experimento pelo professor, assim, durante a apresentação do experimento, deverá ocorrer um debate entre professor e alunos, onde os alunos tem objetivo de entender e explicar o que acontece no experimento. Após dadas as propostas, o professor corrigirá as ideias e dará introdução ao conteúdo. Após finalizada a explicação, de preferência, deve-se optar por passar mais uma vez o experimento, e agora, voltar a explicar o que está acontecendo, durante o experimento, desse modo, fixando o conteúdo passado anteriormente pelo professor. Este trabalho é previsto para o segundo ano do ensino médio e pode ser feito durante o primeiro ou segundo semestre. O método avaliativo será a participação do aluno em aula, tentando compreender o experimento, além de uma dissertação sobre como funciona o experimento e o que foi aprendido durante a apresentação deste. Também poderão optar por colocar uma questão sobre o experimento na próxima prova que irá ser realizada.

Autor: Mariana Carachinski.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Este trabalho propõe a construção de um experimento baseado em princípios físicos, este foi desenvolvido pelo Grupo PET-Física e visa principalmente fazer com que professores possam encontrar uma maneira alternativa para apresentar o conteúdo de ondas sonoras.

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Plano de Aula

Resumo:

Este trabalho propõe o uso de uma atividade prática realizada com o auxílio de um roteiro experimental, este desenvolvido pelo Grupo PET-Física. Os assuntos abordados são ondas sonoras associadas a ondas luminosas.

Autor: Ricardo Gonzatto Rodrigues.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

Este experimento tenta mostrar, principalmente, o fenômeno de ressonância em ondas mecânicas, por meio de uma simples montagem de baixo custo. Não só a ressonância, mas também várias outras características da sondas mecânicas podem ser estudadas ao analisar-se este experimento.

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Plano de Aula

Resumo:

Neste plano de aula, serão trabalhadas as formas de propagação de ondas mecânicas nos diferentes meios materiais, mostrando os tipos diferentes de ondas e quais fenômenos estão relacionados a cada uma, bem como a forma e resultados das interações entre as mesmas. Por meio da demonstração experimental, os alunos devem ser instigados a realizarem uma investigação sobre os fenômenos observados, utilizando seus próprios métodos, sendo guiados pelo professor, apresentando seus resultados ao final para serem discutidos, com finalização da aula sendo uma explicação mais formal pelo professor, clareando os conceitos já construídos informalmente pelos alunos, de modo a estimular o método de análise científico nos discentes. Esta atividade está prevista para ser realizada numa turma de 2° ano do ensino médio, após ter sido feito um tratamento introdutório sobre Ondulatória, destacando os diferentes tipos de ondas e suas principais características. Apesar da previsão do período letivo ser outra, esta aula pode ser parcialmente realizada numa turma de Ensino Fundamental II, de forma a familiarizar os alunos com o objeto de estudo da Física e com um fenômeno muito comum na vida cotidiana. A avaliação basear-se-á na participação dos alunos nas discussões de seus resultados observacionais e durante os experimentos e na resolução de uma lista de questões referentes aos assuntos desta aula.

Autor: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O Experimento consiste na elaboração de um holograma em 3D para celulares, utilizando materiais de baixo custo e vídeos específicos. Com esse roteiro é utilizado para falar a reflexão da luz, além de motivar o aluno sobre diversos assuntos de ficção científica, já que hologramas são muito usados nesse meio.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a seguir propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. O assunto abordado é a construção de um holograma 3D realizada pelos alunos. Para um melhor entendimento, sugere-se a realização de pré e pós testes, além de questionamentos durante a realização da produção do experimento. Os conceitos principais envolvidos já deverão ter sido trabalhados em aulas anteriores, buscando, assim, instigar explicações aos fenômenos por trás da prática que será trabalhado. O método de avaliação sugerido concerne-se desde o pré-teste até o pós-teste, na qual o professor deve verificar se a atividade pôde constituir uma aprendizagem significativa ao aluno, melhorando assim a visualização dos fenômenos físicos.

Autor: Matheus Vieira Camargo Ramos.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O microfone é um componente muito utilizado para a amplificação de sons, geralmente da voz. O funcionamento deste equipamento possui vários conceitos físicos em seu funcionamento, de maneira geral abrangem a área de ondas e eletromagnetismo. Com este experimento será apresentado, como uma maneira de cativar a atenção dos alunos, o experimento do microfone de caixa de fósforo, buscando integrar conceitos físicos com o funcionamento do equipamento experimental, juntamente com a atividade de utilização do mesmo.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Microfone de Caixa de Fósforo” visa a demonstração de fenômenos ondulatórios aplicados ao eletromagnetismo. Para o melhor aproveitamento deste experimento é aconselhável que os alunos possuam conhecimento prévio sobre ondas e, se possível, de eletromagnetismo. Entre eles estão: Ressonância e a lei de indução de Faraday – Lenz. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que está diretamente ligado ao seu cotidiano de forma mais agradável.

Autor: Luciano Cardoso Dias.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a seguir propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. O assunto abordado é a construção de um microfone parabólico realizada pelos alunos. Para um melhor entendimento, sugere-se a realização de pré e pós testes, além de questionamentos durante a realização da produção do experimento. Os conceitos principais envolvidos já deverão ter sido trabalhados em aulas anteriores, buscando, assim, instigar explicações aos fenômenos por trás da prática que será trabalhado. O método de avaliação sugerido concerne-se desde o pré teste até o pós-teste, na qual o professor deve verificar se a atividade pôde constituir uma aprendizagem significativa ao aluno, melhorando assim a visualização dos fenômenos físicos

Autor: Matheus Vieira Camargo Ramos.

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Roteiro Experimental

Resumo:

O periscópio é um instrumento óptico que foi inventado em 1902 pelo cientista Simon Lake e anos mais tarde aperfeiçoado pelo cientista Sir Howard Grubb. O instrumento foi criado com o intuito de poder visualizar objetos e áreas que estão fora do alcance da visão. O experimento em si tem como objetivo mostrar o funcionamento do periscópio e explicar os fenômenos físicos envolvidos por trás desse instrumento.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado diz respeito ao uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo GPET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Periscópio” visa a demonstração de fenômenos ópticos. É aconselhável, para um melhor aproveitamento deste experimento, que os alunos possuam conhecimento prévio sobre alguns conceitos sobre óptica física e geométrica, mesmo que o professor as revise, para que durante a realização do experimento estas sejam apenas aprofundadas. Entre eles estão: Reflexão e Refração. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento de instrumentos ópticos, que estão presentes em nosso dia-a-dia.

Autor: Matheus Meoquior da Fonseca.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

O estudo de vibrações de placas iniciou-se com os trabalhos de Ernest Chladni – físico e músico alemão há mais de 200 anos atrás. A sua experiência consistiu em granular areia sobre uma placa de bronze enquanto esta era posta a vibrar com um arco de violino. O intuito era analisar o comportamento vibracional de superfícies planas, mostrando os padrões formados pelas linhas nodais. O que ele observou foi que os padrões formavam figuras que emergiam da areia, e que foram chamadas “Figuras de Chladni” em sua homenagem. O experimento elaborado neste trabalho tem como intuito analisar algumas destas figuras obtidas por Chladni e, desta forma, representar os conceitos de ondas que as vibrações de ressonância em uma superfície coberta por grãos pode fornecer.

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Plano de Aula

Resumo:

Diariamente somos expostos a diversas fontes sonoras, que podem nos afetar de maneira positiva ou negativa. Sons da chuva ou de músicas calmas trazem-nos alívio e sensação de descanso. Já o som de ambientes com muita conversa ou do tráfego intenso de veículos gera em nós desconforto e estresse. As ondas sonoras desempenham papel muito importante em nosso cotidiano e possuem características que podem nos auxiliar constantemente. Por isso, é essencial a compreensão dos conceitos físicos que as envolvem para despertar também a interpretação de fenômenos ondulatórios como na utilização do experimento da Placa de Chaldni, a qual também tem aplicabilidade na construção de instrumentos musicais. Desta forma, por meio desta aula, os alunos verão que os sons são de fundamentais importâncias em nosso cotidiano e desta forma podem vir a criar uma aprendizagem significativa sobre o conteúdo trabalhado.

Autor: Bruno Belin Dal Santos.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A compreensão de fenômenos óticos é de suma importância para um melhor entendimento do mundo que nos cerca. Nesse roteiro detalhamos a construção de 4 deles sendo: Reflexão, refração, câmara escura e prisma. Esses são voltados para ajudar na visualização dos fenômenos para deficientes visuais.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a seguir propõe o uso de uma atividade prática baseada em um roteiro experimental desenvolvido pelo Grupo PET-Física como metodologia de ensino. O assunto abordado é a visualização de fenômenos ópticos para deficientes visuais, para um melhor entendimento por parte dos alunos recomenda-se que seja apresentado previamente o que caracteriza cada fenômeno abordado. O método de avaliação sugerido é uma avaliação oral, na qual o professor deve verificar se a atividade pôde constituir uma aprendizagem significativa ao aluno, melhorando assim a visualização dos fenômenos físicos.

Autor: Ricardo Gonzatto Rodrigues.

 

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Roteiro Experimental

Resumo:

A vitrola é um equipamento utilizado na reprodução de discos gravados com características próprias, chamados discos de Vinil. Com este experimento serão explorados os conceitos relacionados ao funcionamento da vitrola e o disco de vinil, sendo eles: período, frequência e ressonância juntamente aos conceitos elétricos presentes na montagem do experimento.

 

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Plano de Aula

Resumo:

O trabalho a ser realizado propõe o uso de uma atividade experimental previamente elaborada pelo grupo PET-Física como metodologia de ensino. O experimento denominado “Vitrola” visa a demonstração de fenômenos de Oscilação do Movimento Harmônico Simples. Para o melhor aproveitamento deste experimento é aconselhável que os alunos possuam conhecimento prévio sobre ondas e MHS. Entre eles estão: Ressonância e as propriedades de oscilação. Com este experimento pode-se estimular a curiosidade e gerar debates quanto ao funcionamento do equipamento, o que fará com que o aluno compreenda algo que está diretamente ligado ao seu cotidiano de forma mais agradável.

Autor: Luciano Cardoso Dias.

 

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