Oficina de mitos da física

Apresentada durante a XII Semana de Estudos de Física da UNICENTRO

Resumo: Nesta oficina foram apresentados conceitos básicos associados à diversos fenômenos de física geral e física moderno, cujo público alvo concentrou-se em professores atuantes no ensino fundamental e médio. Foram entregues roteiros aos participantes para montagem e realização dos experimentos propostos.

Participantes: 30 pessoas, em sua maioria professores da rede pública de ensino (professores de Física e de Ciências)

Feira das profissões 2014

Dia 19/09 de 2014, Ginásio de esportes do campus CEDETEG.

Resumo: Nesta feira a UNICENTRO divulga seus cursos de graduação para a comunidade em geral, visando atrair e motivar os estudantes de ensino médio a cursar a Universidade. São montados estandes de cada curso. O PET- Física foi responsável pelo estande do Curso de Física.

Participantes: Passaram pelo estande em torno de 1300 pessoas.

Visita do colégio Estadual Olavo Bilac do município de Cantagalo

Responsável: Prof. Ivonete Belinski

Visita realizada em 30/09/2014. Os participantes foram divididos em grupos e abordados 4 temas diferentes experimentos demonStrativos.

Participantes: Total de 38 pessoas entre alunos das 3 séries do ensino médio + 2 professores.

Atividade solidária com as crianças da Casa lar de Guarapuava

No dia 04/10/2014 os petianos Paulo e Alaíne participaram da recepção das crianças da Casa lar de Guarapuava. Esta instituição cuida de órfãos. Em função do dia das crianças o PET Química se mobilizou para fazer uma apresentação de experimentos com as crianças e convidou o PET-Física, que atendeu prontamente.

Foram apresentadas mágicas e experimentos de física.

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Evento anual realizado na UNICENTRO que neste ano tem como tema “Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social”. As discussões sobre a temática são uma oportunidade para vincular a produção científica aos desafios enfrentados pela sociedade. Por isso, de acordo com o diretor da NOVATEC, Paulo Rogério Pinto, o principal objetivo da semana é divulgar a ciência e mostrar como ela pode ser aplicada socialmente e ao ensino.

O Grupo PET-Física participou apresentando experimentos relacionados com a luz e suas implicações tecnológicas.

Participantes: em torno de 600 estudantes da rede publica e privada de Guarapuava e região.

I Feira da Ciência, Trabalho, Tecnologia e Cultura da UNICENTRO.

Resumo: Visita de diversos alunos da rede publica de ensino durante a I Feira da Ciência, Trabalho, Tecnologia e Cultura da UNICENTRO realizada no dia 21/11/2014. Nesta oportunidade foram apresentados experimentos com equipamentos de baixo custo e experimentos de demonstração.

Participantes: Total de 40 pessoas entre alunos do ensino fundamental e médio + 4 professores de ciências.