Participação na V SIEPE

Entre os dias 23 e 27 de outubro de 2017 ocorreu V Siepe – Semana de Integração, ensino, pesquisa e extensão da Unicentro – onde os petianos participaram apresentando trabalhos, ministrando minicursos, participando do interpet e ajudando na organização como monitores.

No dia 23 aconteceu a apresentação de alguns dos trabalhos desenvolvidos no PET. No dia 25, na parte da tarde, foi ministrado um minicurso sobre como montar o currículo Lattes, enquanto a noite ocorreu o EAIC onde os alguns petianos apresentaram também seus trabalhos de Iniciação Científica. O Interpet realizado no dia 26 foi uma experiência diferente para os petianos que na parte da manhã participaram de uma mesa redonda onde egressos ex-petianos foram convidados para falar sobre suas experiências no período em que ainda participavam do PET, e durante a tarde ouve uma gincana com todos os grupos PET’s da Unicentro promovendo uma grande interação entre os grupos.


Cursinho pré-Enem

Nos dias 16 e 23 de setembro de 2017, o grupo PET/Física ministrou aulas preparatórias para alunos do ensino médio que fazem o cursinho da UNICENTRO. Foram divididos entre o grupo as temáticas de Física que se apresentavam no edital do ENEM, e a partir delas o grupos de dividiu em trios e duplas para o planejamento e execução das aulas. Os petianos acharam que a atividade foi proveitosa tanto para eles mesmos quanto para os alunos, pois é com a experiência em sala de aula que é aperfeiçoada o papel de professor, já que o curso de Física é de licenciatura.


Participação do XI JoparPET

No mês de setembro do ano de 2017, durante os dias 7, 8, 9 e 10, ocorreu o encontro dos petianos dos grupos paranaenses no evento da XI JoparPET, realizado na Universidade Estadual de Ponta Grossa tendo como tema: “PET: História e Valores na Construção de uma Identidade”, no qual buscou-se resgatar e valorizar os ideais que fundamentam e constroem a identidade dos petianos. O mesmo foi organizado pelos próprios discentes dos PET’s: Química, Engenharia de Alimentos e História (UEPG) e Engenharia Química (UTFPR). Teve como participantes, petianos de diversas Universidades, tais como a UEL, UEM, UNICENTRO, UTFPR, entre outras, tendo integrantes de vários PET’s.
O dia 7 foi disponibilizado para realização dos credenciamentos, onde cada participantes deveria optar por quais oficinas e Grupos deTrabalhos (GDT’s) participaria, sendo estas realizadas nos dias 7 e 8, respectivamente. Ainda no dia 7, no período da noite, foi realizada a cerimônia de abertura, com apresentações culturais e alguns palestrantes falando sobre o evento e a sua temática.
No dia 8, no período da manhã foram realizadas as GDT’s, sendo estas divida em cinco temas que ajudariam na melhoria dos grupos PET’s. No turno da tarde, ocorreu o encontro entre petianos/tutores, onde foram discutidos fatores de relevância das condições do programa, frente a cada perspectiva dos ofícios. Neste mesmo período, foram realizados os encontros por áreas, onde cada setor levantou em pautas suas vivências, destacando projetos e melhorias para todos os grupos. Ao fim da tarde, houve a apresentação dos trabalhos pelos integrantes de cada PET das diversas IES, onde foram expostos banner’s e divulgado os projetos em questão.
Durante a manhã do dia 9, foram debatidas algumas experiências de petianos egressos que discutiram durante a realização da mesa-redonda, a importância do programa para a vida acadêmica e posterior a isso, a inserção no mercado de trabalho, devido ao crescimento pessoal dos mesmos que o PET proporciona. À tarde, ocorreu as reivindicações das pautas levantadas em cada encaminhamento produzidos durante o evento, discutindo sua validação em forma de assembleia geral. E por fim, no encerramento do evento, houve os devidos agradecimentos aos participantes e também aos membros da organização.


1ª Doação PET Pelos Pets

O Grupo PET-Física, contempla após aproximadamente um mês da Campanha PET pelos PET’s a primeira doação de ração. O grupo ficou contente com a aceitação da Universidade quanto a campanha, e a participação do pessoal, inclusive do Departamento da Física. Foram arrecadados aproximadamente 30 kg de ração, assim como também foram doados remédios, equipamentos para alimentação, entre outros.
A doação ocorreu no dia 27 de maio de 2017, durante a feirinha de doação de cães e gatos que acontece todos os sábados na Praça 9 de Dezembro em Guarapuava. Os responsáveis que receberam as arrecadações ficaram empolgados com a iniciativa do Grupo PET-Física, e comentaram que iriam redistribuir as arrecadações aos cuidadores de Guarapuava e região.
Os responsáveis pela campanha PET pelos PET’S do GPET-Física agradecem a todos que colaboraram e agora estão ainda mais animados com a campanha e pretendem dar continuidade

Image may contain: 15 people, people smiling, indoor

Image may contain: 5 people, people smiling, people standing and outdoor


2ª Doação PET Pelos Pets

O Grupo PET-Física realizou a 2ª doação de rações arrecadadas, da Campanha Pet Pelos PETS no dia 08 de julho de 2017, durante a feirinha de doação de cães que acontece todos os sábados na Praça 9 de Dezembro em Guarapuava, por volta das 10 horas e 30 minutos do horário de Brasília.

Dois petianos responsáveis pela doação foram recepcionados pelo vereador Dognei Aldornei, que se recordou da primeira doação feita pelo Grupo, e se sentiu novamente muito agradecido pelo gesto de carinho com os animais.

As doações para a Campanha Pet Pelos PETS ainda podem ser feitas nas caixas espalhadas pelos blocos do campus CEDETEG ou diretamente na sala do Pet, então venha nos ajudar nessa campanha, que tem como principal objetivo fazer nossos melhores amigos ainda mais felizes.


Trote solidário 2.0

Pelo segundo ano consecutivo, o Grupo PET/Física foi convidado a participar, junto com o Grupo PET/Geografia para a realização do trote solidário. Como é de conhecimento de todos, o trote costuma ser ação dos veteranos para com os calouros. Porém muitas vezes esse trote é agressivo e humilhante, além de proibido. Com uma atitude mais humilde e solidária, petianos do GPET/ Física, se incumbiram de realizar a doação de sangue junto aos petianos do GPET/Geo. Essa atividade ocorria nas quintas feiras, tanto de manhã quanto de tarde. Era disponibilizado pela faculdade uma van, que levaria e buscaria os alunos interessados. Como a atividade é chamada de trote solidário, tanto alunos veteranos quanto calouros decidiram realizar essa boa ação. A doação de sangue é muito importante, pois muitas vezes faltam bolsas de sangue em diversos Hemocentros do país. A doação pode e salva muitas vítimas de acidentes, de procedimentos cirúrgicos, e também o doador pode se tornar um doador fidelizado, ou seja, está sempre doando e ajudando a salvar vidas.


Visita da Escola Estadual Eurico Dutra Gaspar

No dia 12 de junho de 2017, 16 alunos do ensino médio, da Escola Estadual Eurico Gaspar Dutra, visitaram as dependências do curso de Física da UNICENTRO, acompanhados de uma pedagoga e uma secretária da Escola. A visita foi dirigida dentro do bloco da física no campus CEDETEG, com o intuito de mostrar a realidade do ensino superior e de situar os alunos com as possibilidades que a infraestrutura acadêmica nos oferece. Durante a visita, foram apresentados os laboratórios didáticos de física experimental, com diversas demonstrações experimentais de fenômenos físicos, através dos quais, os alunos conseguiram melhor visualizar a finalidade do estudo da Física. A moderação dos experimentos, explicações e condução dentro do bloco foi feita pelos alunos petianos, que serviram de meio para a interação entre os alunos e a física. Os alunos participaram ativamente de todas as apresentações, fazendo perguntas mostrando grande entusiasmo para com os experimentos, esperamos que assim, alguns destes alunos entusiasmados, despertem em si o amor pela ciência e pela física.


Participação em XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física

          Ocorreu durante os dias 23 e 27 de janeiro de 2017, o XXII Simpósio Nacional de Ensino de Física (XXII SNEF), no Instituto de Física da USP em São Carlos, SP. Evento este que realiza-se uma vez a cada dois anos e conta com a organização da Sociedade Brasileira de Física (SBF). Este ano a direção do Simpósio ficou por conta da Universidade de São Paulo e da Universidade Federal de São Carlos e o tema foi “A Física e o Cidadão Contemporâneo” que, como descrito pelos organizadores, “busca destacar um olhar para o conhecimento físico que o reconheça e valorize como um conhecimento capaz de contribuir com o potencial que todos têm de ser e estar no mundo de forma crítica, participativa, empenhando-se na construção coletiva do bem comum e de um mundo melhor. Diante dessa nova realidade, povoada por enormes avanços científicos e tecnológicos, com frequência o cidadão contemporâneo é colocado diante de novas situações e questões sociocientíficas que exigem seu posicionamento. Que papel a Física, ensinada na educação formal ou em outros espaços educativos, e sua divulgação nos diferentes contextos sociais, tem desempenhado desse debate? Como poderá aprimorar-se como instrumento[…]?”. A partir destas indagações todas as palestras, mesas-redondas, oficinas, minicursos e trabalhos apresentados durante a semana buscavam novas formas de se ensinar Física. A petiana Bárbara de Almeida S. participou do evento, apresentando seu trabalho sobre ensino de astronomia no ensino médio.


Participação do XX SULPET

Durante os dias 20 e 23 de abril de 2017, ocorreu o encontro regional dos grupos PET, na cidade de Florianópolis. Evento este que acontece todo o ano, e essa edição levou o tema de Responsabilidade Política e Unificação Nacional, e fora organizada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC).

Segundo os organizadores, o tema surgiu com a necessidade de se ampliar a discussão crítica e democrática sobre o cenário político, econômico e social em que se encontra o país e, consequentemente, o Programa. Objetivando o debate provido de respeito e consciência, procura-se encaminhar para o ENAPET o resultado das discussões que dizem respeito à continuidade do PET e sua atuação.

O petianos do Grupo PET-Física participaram do evento, objetivando a troca de experiências acadêmicas e científicas entre os grupos PET do Sul do Brasil. Deste modo, participaram de palestras, mesas redondas, grupos de trabalho bem como apresentaram trabalhos sobre projetos que o GPET-Física realiza, tudo para proporcionar um espaço de discussão interdisciplinar para a ampla formação dos alunos quanto cidadãos.

Os relatos dos participantes no evento perante ao GPET-Física foram favoráveis, levantando o quanto foi proveitoso a participação de eventos.