Évariste Galois (1811-1832)

Évariste Galois (1811-1832)


   Quando ocorre uma grande contribuição em alguma área, chamamos de “revolucionária”, talvez com certo abuso do termo, mas no século XIX essa palavra tomou um sentido mais literal e, talvez, mais perigoso. Évariste Galois foi revolucionário em dois campos: política e Matemática. Ele morreu de forma trágica e precoce aos 20 anos, não pelas revoluções, mas sim pelo que o nomearia de gênio romântico [1]. 

   O interesse político veio de sua família. Seu pai, o republicano Nicolas-Gabriel Galois,  era o prefeito da cidade de Bourg-la-Reine, na França. Sua mãe, Adelaide-Marie Demante, educou Galois durante a infância. Quando o garoto começou a frequentar a escola com 12 anos, sua natureza revolucionária surgiu junto às tensões políticas na França [1]. 

   Sua paixão pela Matemática surgiu na escola, deixando um pouco a tradição familiar. Ele começou estudando Os Elementos da Geometria de Legendre e os trabalhos originais de Lagrange. Sua grande ambição levou-o a tentar entrar na escola École Polytechnique. Ele falhou na primeira vez, não por falta de conhecimento, mas por falta de treinamento em formalismos matemáticos [1]. 

   A École, para Galois, não era somente um local para estudar Matemática, nela um forte movimento republicano se instaurava. Devido a isso, tentou uma segunda vez, quando falhou novamente, dessa vez por jogar um apagador em um examinador. Então foi à École Normale, um local mais modesto [1].  

   Galois teve diversos trabalhos publicados após entrar na École Normale. O trabalho mais importante, a solução de um problema centenário, ficou retido na Academia Francesa nas mãos de Cauchy e Fourier. Esse trabalho tratava sobre as condições de existência de uma equação de solução de raízes de polinômios, para isso ele desenvolveu a Teoria de Grupos, um ramo da Matemática que generaliza as áreas como: espaços vetoriais, anéis e campos. A Teoria de Grupos é muito utilizada em áreas da Computação, Física e Criptografia [1-3].  

   Galois teve problemas políticos devido a sua posição republicana, ele foi expulso da universidade e alistou-se na Guarda Nacional, um grupo hostil ao novo rei Louis-Phillipe I. Durante uma celebração em 1831, Galois jogou uma adaga contra os óculos do rei. Galois foi preso e solto em junho do mesmo ano, mas, logo em julho, no dia da bastilha, ele teve problemas com as autoridades locais, levando-o novamente à prisão [1].  

   Após um tempo confinado, Galois recebeu uma nova carta da Academia, seu trabalho também foi rejeitado por Poisson. Na mesma época, seu pai suicidou-se. Esses fatos levaram Galois a uma tentativa falha de suicídio, ele então previu sua própria morte que, de acordo com ele, seria por meio de um duelo pela honra [1]. 

   Segundo o cientista e republicano François-Vicent Raspail, amigo do matemático, Raspail recebeu uma carta onde Galois dizia: “E vou te dizer, eu morrerei em um duelo de ocasião de algum coquette de bas étage (medíocre). Por quê? Porque ela me convidará a vingar sua honra na qual outro está compromissado”. A causa dessa previsão não é exatamente certa, mas o motivo de sua morte é, ele levou um tiro no abdômen durante um duelo. Sabe-se que, antes de sua morte, ele juntou muitos de seus trabalhos e escreveu diversas cartas com alguns pensamentos sobre álgebra e teoria de grupos. O cientista morreu após o duelo, no dia seguinte [1].

Autor: Gabriel Presotto.

Referências: 

[1]. YANES, Javier. OpenMindVVA. Disponível em: <https://www.bbvaopenmind.com/en/science/mathematics/evariste-galois-the-adolescent-who-revolutionized-mathematics/>. Acessado em: 28 mar. 2022. 

[2]. KOCHLOUKOVA, Dessislava H., SILVA, Cynthia R.H. do A.. Introdução a Teoria de Grupos. Disponível em: <https://www.prp.unicamp.br/inscricao-congresso/resumos/2020P17714A35488O3356.pdf#:~:text=Evariste%20Galois%2C%20matem%C3%A1tico%20franc%C3%Aas%20do%20s%C3%A9culo%20XIX%2C%20ao,matem%C3%A1tica%2C%20como%20em%20%C3%A1reas%20da%20f%C3%Adsica%20e%20qu%C3%Admica.?msclkid=2122baaabcc911ec993d1d7903e7647c>. Acessado em: 15 abril 2022. 

[3]. Évariste Galois. Galois. Disponível em:  <https://galois.com/team/evariste-galois/#:~:text=%C3%89variste%20Galois’s%20most%20significant%20contribution,Galois%20group%20of%20the%20polynomial.>. Acessado em: 15 abril 2022. 

1 comentário

  • Show de bola 👍

    Artur Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *