Seminário dos Grupos PET da UNICENTRO

O Seminário dos Grupos PET da UNICENTRO aconteceu no dia 24/11/2016 durante o IX São de Extensão e Cultura. Nesse evento foram apresentadas as atividades que desenvolvem cada Grupo. O Grupo PET Física, representado pelas petianas Alaíne Gomes e Diana Maria Navroski Thomen, detalhou todas as atividades que vêm sendo realizadas pelo Grupo. O Seminário contou com a participação de mais de 50 petianos e dos tutores dos outros Grupos. O evento foi um meio positivo de interação entre os petianos da UNICENTRO, combinando novas ações para o melhoramento do Programa.

Cursinho comunitário Pré-ENEM

No dia 22 de Outubro de 2016, o Grupo PET-Física ministrou aulas preparatórias para o ENEM.  Foram divididos entre todo o Grupo as temáticas, e conceitos que estavam disponíveis no edital do ENEM e a partir disso as aulas foram planejadas.  O público alvo, foram alunos do Quilombo Paiol da Teia, assim como participantes do Cursinho da UNICENTRO e demais interessados.

O cursinho já estava ocorrendo aos sábados haviam aulas, e os petianos do Grupo-PET Física ficaram responsáveis pelo dia 22. Haviam aproximadamente 10 alunos, o que deixou mais prático a relação professor-aluno.

O Grupo-PET Física achou proveitoso a experiência, uma vez que, como curso de licenciatura, tem-se a oportunidade de aperfeiçoar ainda mais o papel de professor, praticando.

Desejamos a todos uma boa prova!

Visita de Alunos da Escola Guairacá

No dia 15 de junho de 2016, 3 alunos do primeiro ano do ensino médio, da Escola Guairacá, visitaram as dependências do curso de física da Unicentro, acompanhados por 3 aulas da pedagogia da faculdade Guairacá. A visita foi organizada pelas mesmas, com o intuito de mostrar a realidade de cada curso superior para os alunos do primeiro ano, para isso os aluno responderam um teste vocacional e foram encaminhados aos cursos que o teste sugeriu como resposta. Durante a visita, foi apresentado os laboratórios didáticos de física experimental, alguns laboratórios de pesquisa. A petiana, Alaíne Gomes, conversou com os alunos sobre o programa PET e suas experiências no Grupo PET – Física.

Visita técnica do Colégio Estadual Professora Júlia H. de Souza

Os petianos do Grupo PET-Física organizarão e apresentam os laboratórios didáticos e algumas experiências aos alunos da educação básica do Colégio Est. Profª Júlia H. de Souza‏. A visita ocorreu na manhã do dia 03 de junho de 2016, havia cerca de 40 alunos, que vieram diretamente de Pitanga para visitar o campus.

As professoras responsáveis Elenita (Física) e Claudia (Pedagoga), comentaram sobre a importância para os alunos que estão no ensino médio terem esse contato com a vida acadêmica, até mesmo para melhor decidirem qual área escolher para uma possível graduação. O grupo de alunos foram separados em 3, e distribuídos em 3 laboratórios onde viram experiências sobre mecânica, óptica e eletricidade.

Os petianos também ficaram contentes com a visita, uma vez que tiveram oportunidade de confraternizar com o pessoal, de modo a explicar os conceitos físicos das experiências mas também para comentar sobre a vivência do acadêmico de física. Ainda como curso de licenciatura, puderam mais uma vez aprimorar explicações e envolvimento com os alunos do ensino médio.

Visita técnica ao Quilombo de Ivaporunduva

Durante os dias 1, 2 e 3 de abril de 2016, dois membros do Grupo PET – Física fizeram uma visita técnina, juntamente com o Grupo PET – Geografia, para o Quilombo de Ivaporunduva. O Quilombo de Ivaporunduva esta localizado no Município de Eldorado São Paulo, na SP 165, Eldorado/Iporanga, às margens do Rio Ribeira de Iguape. Composta por 80 famílias, a Comunidade de Ivaporunduva tem uma população de 308 pessoas, sendo 80 crianças, 195 adultos e 33 idosos. A sobrevivência dessas famílias é conseguida com o cultivo tradicional de roça: arroz, mandioca, milho, feijão, verduras e legumes para uso próprio. Para o consumo e geração de renda produzem banana orgânica e artesanato, recebem grupos escolares para turismo, além de algumas pessoas que são funcionárias da prefeitura e aposentadas.

Alaíne: “Conhecer como um povo que foi tão excluido, lutando pela sua dignidade, e vivendo daquilo que conseguiram por direito é muito enriquecedor. Foi uma oportunidade singular poder vivenciar a história dos antepassados do quilombo pela trilha do ouro, por como a vila foi construída”.

Bárbara: “Esta visita foi uma experiência enriquecedora, sempre admirei a cultura e, principalmente, a luta do povo quilombola e estar lá, conversando com eles, conhecendo as suas histórias, aumentou ainda mais minha fascinação. Além de estar em um lugar maravilhoso, que para cada lado encontra-se uma ótima foto”.

O Grupo PET – Física agradece ao Grupo PET Geografia pela oportunidade de integração entre os PETs e crescimento pessoal dos envolvidos na visita.

Ação Social do grupo PET

No dia 15 de abril, o Grupo PET-Física, em conjunto com o Grupo PET-Geografia se deslocou até a hemocentro de Guarapuava para realizar doação de sangue. Pelo intuito nobre,  os petianos se solidarizaram com a causa, uma vez que a falta do estoque de sangue em um hospital pode levar ao cancelamento de cirurgias e de procedimentos. Em cada doação, são coletados aproximadamente 450 ml de sangue, e nela há condições de salvar até mesmo quatro vidas, visto que o material é separado em hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado que podem ser utilizados em diversas situações clínicas. A experiência em si foi algo incrível para todos, e a agulha nem pareceu tão grande, por termos sido tratados tão bem! Antes de doarmos sangue respondemos um questionário e fizemos alguns exames, algo que será reaproveitado para cuidar mais ainda da saúde. Apesar da ansiedade de alguns nenhum petiano desmaiou, e ainda recebemos lanche pré e pós doação, para continuarmos fortes. Por ter sido uma boa experiência, todos pretendemos doar sangue com mais frequência.