Trote Solidário

Mais uma vez, o Grupo PET/Física participou, juntamente com o Grupo PET/Geografia, do trote solidário. Esse trote consiste na doação de sangue, de forma voluntária, para o hemocentro da cidade, sendo uma ideia alternativa para recepção dos calouros na universidade. A atividade ocorreu na quinta- feira, dia 22 de março, no período da tarde, e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Geografia e Física da Unicentro – Cedeteg. O trote solidário, além de propiciar uma forma diferente de interação entre calouros e veteranos, é uma ação que beneficia pessoas que necessitam de sangue para se recuperarem de acidentes, cirurgias e demais enfermidades. Já o doador, além de estar contribuindo com um bem social, recebe alguns benefícios, como descontos em programas culturais em alguns estados. Por isso, sinta-se convidado a fazer parte dessa ação, a qual ajuda salvar inúmeras vidas todo ano.


Agasalha PET!

Realizado pelo grupo PET-FÍSICA, o AgasalhaPET – uma atividade solidária, que tem como objetivo a arrecadação de agasalhos destinados à doação – recebeu nos últimos meses contribuições de toda a sociedade. Os agasalhos arrecadados foram doados para o Albergue Noturno Frederico Ozanam da cidade de Guarapuava – PR pelos integrantes do grupo PET- FÍSICA, que realizaram a visita ao local no último dia 6 de abril. Na visita foi possível conhecer os detalhes e o funcionamento do ambiente, o qual é mantido através de doações e do trabalho voluntário de pessoas preocupadas com a causa. A campanha continuará até o dia 30/05 arrecadando doações e esquentando o inverno de quem mais precisa.

Faça sua parte e doe você também.


Agasalha PET 2.0!

O Grupo PET – Física da UNICENTRO, realizou mais uma vez doações de roupas ao Albergue Noturno Frederico Ozanam, da cidade de Guarapuava – PR, encerrando assim a campanha Agasalha PET. Essa campanha, que durante cerca de três meses arrecadou uma grande quantidade de roupas, foi realizada no Campus Cedeteg, e contou com a participação de acadêmico, professores e funcionários, assim como a comunidade em geral.

Portanto, é com muita gratidão que nós do Grupo PET – Física, agradecemos a todos que colaboraram de alguma forma, em especial aos doadores, os quais tornaram tudo isso possível, e esperamos que nas próximas edições da campanha, possamos contar novamente com a dedicação de todos.


Agasalha PET 3.0!

No dia 05 do mês de julho, o Grupo PET – FÍSICA realizou a entrega das roupas arrecadadas por meio da segunda etapa da campanha Agasalha PET. Esta, realizada no campus CEDETEG contou com a participação da comunidade em geral, através de doações.

Além da entrega das contribuições que foram feitas ao SOS – Serviços e Obras Sociais, os petianos tiveram a oportunidade de conhecer o local e um pouco da sua rotina.

Essa doação foi de suma importância, pois além de favorecer quem a recebeu, trouxe enorme gratificação a nós que a realizamos, sabendo disso queremos agradecer em nome do Grupo PET – FÍSICA a todos que contribuíram para que esse projeto pudesse ser realizado, em especial ao petiano Sanderson Carlos por ter feito grande parte das doações arrecadadas.


Cursinho pré-Enem 

No dia 18 de agosto de 2018, o grupo PET/Física ministrou aulas preparatórias para alunos carentes na escola estadual Vereador Heitor em Guarapuava. Foram divididos entre o grupo as temáticas de Física que se apresentavam no edital do ENEM, e a partir delas dividiram-se duplas e trios para o planejamento e execução das aulas. Pode-se considerar que a atividade foi proveitosa tanto para os petianos quanto para os alunos, pois é com a experiência em sala de aula que é aperfeiçoada o papel de professor.


PET pelos Pets

O grupo PET-Física realizou no dia 15 de setembro de 2018 a doação de rações arrecadadas pela campanha Pet pelos Pets, na feira de doações para animais que acontece todos os sábados na Praça 9 de Dezembro em Guarapuava, por volta das 10 horas e 30 minutos.

Os petianos foram recepcionados novamente pelo vereador Dognei Aldonei que disse estar muito agradecido pelo gesto de solidariedade com os animais, prestado por todos que ajudaram com as doações.

A campanha está oficialmente encerrada este ano e o grupo PET-Física gostaria de agradecer a todos que ajudaram a proporcionar a melhora na vida de alguns animais. Vale lembrar que continuaremos sempre a disposição caso alguém se interesse em fazer alguma doação relacionada ao tema.


1ᵃ Realização da Atividade Ciência no Campus

O Campus Cedeteg da UNICENTRO esteve contemplando a 1ᵃ realização da atividade ‘Ciência no Campus’ elaborada pelo Grupo PET-Física, a qual foi efetivada no Diretório Central dos Estudantes (D.C.E) no dia 18 de Setembro de 2018 entre os horários de 12 horas e 20 minutos – 13 horas e 20 minutos. A atividade consistiu em expor experimentos elaborados pelos petianos do grupo, os quais são produzidos com materiais de baixo custo e utilizados para demonstrações em sala de aula ou exposições, de conceitos essenciais da Física, tratando a mesma de forma mais instrucional e motivadora.

A realização contou com a participação do Grupo PET-Química, os quais também apresentaram alguns de seus experimentos no local. A interdisciplinariedade gerada entre os petianos dos grupos instigou os graduandos de diversos cursos do Campus Cedeteg, como Fisioterapia, Enfermagem, Física e Química, a participarem da exposição e se encantarem com as amostras experimentais que proporcionaram fascínio aos participantes e satisfação aos apresentadores por poderem expor a beleza que é a Ciência.

O Grupo PET-Física agradece a todos os participantes, colaboradores e envolvidos por se fazerem presentes neste momento único de transição de conhecimentos, que a 1ᵃ realização da atividade ‘Ciência no Campus’ proporcionou aos graduandos do Campus Cedeteg da UNICENTRO. O Grupo fica feliz em informar uma 2ᵃ efetuação em breve e, assim que possível, divulgaremos pelo Campus para que todos os interessados em propagar o conhecimento científico façam parte deste ato.


InterPET

No dia 8 de novembro o Grupo PET-Física participou com os demais grupos PETs da Unicentro, do VII Interpet, evento esse caracterizado por promover a confraternização entre os integrantes do Programa de Educação Tutorial. O evento começou as 9 horas e contou com duas palestras relacionadas ao tema de saúde mental na universidade, após o encerramento delas, foi servido o almoço e mais tarde deu início a uma gincana a qual seria a atividade de encerramento do encontro.


1ª Visita Técnica
No dia 13 de novembro de 2018, o grupo PET-Física realizou uma visita técnica na cidade de Curitiba-PR, em dois locais: Parque das Ciências e Museu do Holocausto.
O Parque das Ciências oferece uma larga variedade de amostras de várias áreas da ciência, e a visita é liderada por um professor da instituição. O grupo participou, dentro do Parque, de uma apresentação sobre astronomia no planetário produzido pela equipe do Parque, observou fósseis juntamente a uma explicação sobre o que é a paleontologia, participou de demonstrações de diversas reações química, observou de perto uma Bobina de Tesla com uma breve explicação sobre seu funcionamento, entre outras atividades semelhantes.
Essa primeira visita, feita no período da manhã, foi de suma importância para a experiência dos acadêmicos no quesito de ver a ciência de uma forma mais interativa e menos formal, sem perder o intuito de repassar conhecimento.
A visita ao Museu do Holocausto, realizada após o almoço, no período da tarde, foi muito impactante, mostrando os terríveis acontecidos durante o período nazista na Alemanha. A exposição contava com diversas formas de apresentação dos ocorridos, tais como textos ordenados espalhados pela instalação, auto-falantes, mapas interativos e pequenos discursos oferecidos pelos oradores da exposição.
A perceptibilidade passada foi deveras relevante ao Grupo PET-Física, ao passo que a noção dos mais marcantes acontecidos durante a história da humanidade é de total relevância à formação cultural e social dos petianos.

2ª Visita Técnica
No dia 3 de dezembro de 2018, o Grupo PET-Física realizou uma visita técnica à usina hidrelétrica Salto Santiago, da empresa Engie, e à empresa cervejeira Donau Bier, na colônia de Entre Rios.
Durante o período matutino, o GPET-Física tomou como destino a usina, tendo uma breve introdução sobre a empresa responsável e sobre a instalação interior ao chegar lá, bem como algumas instruções de segurança. Após essa introdução, os petianos foram guiados por um técnico pela da usina para conhecer as instalações internas. Durante esta visita, o técnico deu explicações sobre as diferentes partes e funções da usina, tirando dúvidas conforme surgiam. Foram visitados o nível da barragem e 4 níveis no subsolo, bem como a sala de controle no térreo.
Após a usina, o grupo destinou-se à cervejaria, no período vespertino, e lá foram acompanhados pelo proprietário da empresa, este que explicou o processo de produção da cerveja e como a empresa surgiu, com uma breve aula de história. O proprietário explicou o que diferencia os vários tipos de cerveja, falando também sobre a atual condição do mercado cervejeiro no Brasil e no mundo econômico exterior.
A visita tanto à usina quanto à cervejaria foi de grande relevância aos petianos, ao passo que propicia um contato próximo com o processo de geração de energia que ocupa a maior parte da matriz energética brasileira, conhecendo assim como nossa energia é gerada, e contribui para o conhecimento sobre como é produzida a cerveja, que serve para formação de conhecimentos gerais dos petianos, respectivamente. Ambas as visitas oferecem uma noção melhor sobre o mercado de trabalho no qual um físico pode atuar, visto que ambas as empresas, principalmente a da usina, trabalham com física aplicada em seus processos.

Natal Solidário
O natal solidário é uma campanha realizada pela Unicentro anualmente no período de fim de ano, onde são arrecadados roupas e brinquedos dentre os colaboradores da universidade, com a intenção de realizar doações m comunidades carentes.
Neste ano de 2018 a comunidade selecionada foi a escola Municipal do Campo Domingos de Moraes na região chamada de Banhado Grande, no interior de Guarapuava. A doação ocorreu no dia 18 de Dezembro e contou com a participação de professores, colaboradores e comunidade acadêmica ajudando na realização de atividades de recreação e um almoço para as crianças e alguns pais presentes no local assim como os participantes da atividade. A tarde a doação dos presentes foi feita com a ajuda de um participante vestido de Papai Noel.
A realização do evento contou com a participação de um dos petianos do GPET – Física como guia até o local das doações, bem como, ajudando na realização das atividades no local.
A atividade foi realizada com sucesso, contando com a participação do vice reitor da universidade, dando alegria a todos presentes no local.