O Gabinete de Curiosidades de Guillerme del Toro

13ª Sessão CinePET: O Gabinete de Curiosidades de Guillerme del Toro

Episódio 4: Por fora.

Número de Participantes: 5 (Contando com o petiano moderador).

Petiano Moderador: Gabriel Vinicius Mufatto.

Data em que foi realizada a sessão: 31 de agosto de 2023, a partir das 13h30.

Local: sala 7 do LIDEC.

Sinopse: Para se encaixar no trabalho, Stacey começa a usar um creme famoso, que provoca uma reação arrepiante e uma transformação perturbadora.

Soul

12ª Sessão CinePET: Soul

Filme: Soul.

Número de Participantes: 8 (Contando com o petiano moderador).

Petiano Moderador: Gian Carlos Bedreski do Prado

Data em que foi realizada a sessão: 21 de julho de 2023, a partir das 13h30.

Local: sala 7 do LIDEC.

Sinopse: Joe é um professor de música do ensino médio apaixonado por jazz, cuja vida não foi como ele esperava. Quando ele viaja a uma outra realidade para ajudar outra pessoa a encontrar sua paixão, ele descobre o verdadeiro sentido da vida.

Visando trazer reflexões sobre nossas perspectivas de vida, o GPET-Física junto com alguns acadêmicos da Unicentro assistiram, no dia 21 de Julho, ao filme Soul. Ao término do filme, houve alguns debates entre os participantes que abordaram temas como: Será que fazemos o que gostamos, isto é, os objetivos que propomos para nossa vida, as habilidades e possíveis “dons” para determinadas coisas, seja para a música, para fazer poesias, enfim os objetivos que damos para as nossas vidas, será que de fato, gostamos, estamos felizes… Será que de fato vivemos ou só existimos. Esses foram apenas algumas das pautas profundas e pertinentes que eram de interesse coletivo.

Odiados pela Nação

12ª Sessão CinePET: Black Mirror - Odiados pela Nação

Série: Black Mirror, S03E06: Odiados pela Nação.

Número de Participantes: 7 (Contando com o petiano moderador e debatedores).

Petiano Moderador: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Data em que foi realizada a sessão: 16 de junho de 2023, a partir das 13h30.

Local: sala 7 do LIDEC.

Sinopse: Duas detetives investigam um assassinado relacionado à um escândalo nas mídias sociais. Elas fazem uma descoberta assustadora que dá uma pista inquietante sobre o caso.

Com o intuito de promover um ambiente destinado à reflexão e análise crítica sobre temas presentes no dia a dia, o grupo GPET-Física em companhia de alguns acadêmicos do Campus Cedeteg assistiram, no dia 16 de junho, o episódio “Odiados pela nação” da série “Black Mirror”. Ao finalizar o episódio, houve um debate que abordou temas como: os limites do livre arbítrio, cultura de cancelamento, propagação do ódio em plataformas midiáticas e algoritmos de controle e manipulação de informação, dentre outros assuntos pertinentes e de interesse coletivo aos participantes.

Love Death and Robots

11ª Sessão CinePET: Love Death and Robots

Série: Love Death and Robots, episódios: O fazendeiro, Zima Blue e O mesmo pulso da máquina.

Número de Participantes: 8 (Contando com o petiano moderador e debatedores).

Petiano Moderador: Rafaela Choqueti Camargo de Meira.

Data em que foi realizada a sessão: 31 de março de 2023, a partir das 13h30.

Local: sala 7 do LIDEC.

Sinopse: Uma coleção de contos animados que abrangem vários gêneros, incluindo ficção científica, fantasia, horror e comédia.

Com o objetivo de trazer assuntos de cunho científico e social, por meio de filmes/séries, para a comunidade acadêmica. No dia 31 de março, os petianos e alguns acadêmicos do campus Cedeteg, assistiram três episódios da série Love Death and Robots, sendo estes O fazendeiro, Zima Blue e O mesmo pulso da máquina. Após assistir aos episódios, todos se reuniram a fim de debater a respeito dos temas tratados em cada episódio, como existencialismo, inteligência artificial, arte, ciência e diversos outros assuntos que foram desenvolvidos durante a roda de conversa.