Visita Técnica – GRT Óleo Vegetal

No dia 18 de Novembro de 2019, o GPET-Física realizou uma visita técnica à GRT Óleo Vegetal. Os petianos foram recebidos pela representante Chayanne que explicou um pouco da origem e do trabalho realizado pela empresa, além de explicar todo o processo e tirando dúvidas

A GRT Óleo Vegetal foi fundada em 2011 com o objetivo de reciclagem e conscientização no descarte do óleo e gordura vegetal.

Tendo em vista de que há diversos males relacionados com o descarte indevido do óleo vegetal, a empresa desenvolveu diversos projetos para incentivar a prática da reciclagem, entre esses projetos há o óleocão, que conta com a parceria de diversos pet shops da cidade, o projeto feira solidária, entre outros. Além de desenvolver palestras e programas relacionados com a sua atuação.

Entre esses males há a contaminação da água, estima-se que 1 litro de óleo pode contaminar 25 mil litros de água, o que causa um descontrole no oxigênio do local ocasionando na morte de diversos seres vivos. um processo similar acontece quando o óleo é despejado em terra. Além de que o óleo quando descartado na pia ou sanitário se torna um aglutinante, fazendo com que fios de cabelo, resto de comida, entre outros, se depositem no cano fazendo com que ele fique entupido.

Devido a esses males há a lei estadual Nº 19.260, de 5 de Dezembro de 2017 (do paraná), e a lei Nº 12.305, de 2 de Agosto de 2010, as quais obrigam os estabelecimentos comerciais a agir de forma consciente com os resíduos gerados, o que é conhecido como gestão de resíduos.

E então foi explicado o processo de reciclagem do óleo, o que foi interessante para a formação individual dos petianos, tendo em vista que é uma alternativa biosustentável, um tema muito discutido atualmente na comunidade científica.


Participação na SIEPE

 Dos dias 28 outubro a 01 de novembro de 2019 ocorreu a VI Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (SIEPE). Durante esse evento, foram realizadas diversas atividades. Dentre elas, o InterPET e o minicurso de instrumentação de Física. A SIEPE teve início no dia 28 de outubro e foi bastante enriquecedora para todos os participantes do Grupo PET-Física. O InterPET deu início às atividades, em que ocorreu a participação de todos membros de grupos PET da Unicentro. Ocorreram duas palestras durante o período da manhã e pela tarde os alunos desenvolveram atividades de interação com os demais membros.

 Entretanto, a participação do GPET-Física durante essa semana não ocorreu apenas no InterPET. Foi realizado um mini-curso de Instrumentação de Física. Utilizando roteiros e planos de aula do programa, os membros propuseram a construção dos experimentos com os participantes do mini-curso. Essa atividade foi avaliada positivamente pelos participantes. Além de proporcionar conhecimento para os participantes, ajudou a divulgar parte das atividades realizadas ao longo do ano.

 Foram realizadas apresentações, em que divulgou-se resultados das monitorias cedidas durante os últimos três anos e sobre as atividades de extensão que foram realizadas durante os últimos anos e a análise do perfil dos alunos do curso de Física – Licenciatura, que ocorreu através da aplicação de questionários.

 Ainda durante essa semana, o GPET-Física teve a participação nas ilhas do conhecimento que aconteceu durante os dias 30 e 31 de outubro, nos períodos da tarde e noite. Houveram também as apresentações relacionada às iniciações científicas dos participantes (EAIC), onde foram finalizadas as pesquisas de 2018/2019.

 O evento findou-se com uma magnífica apresentação, com o tema “mulheres na ciência”. Essa palestra foi ministrada pela Doutora Márcia Cristina Bernardes Barbosa e os integrantes do Grupo PET-Física compareceram.
Desse modo, a semana foi produtiva, a SIEPE proporcionou ótimas oportunidades para os participantes do grupo neste ano.


Visita do Cursinho Integra 

No dia 21 de outubro de 2019, no período da tarde, o Grupo PET-Física recebeu nas dependências do Bloco da Física – Campus CEDETEG, 17 alunos do cursinho Integra, o qual é fornecido pela UNICENTRO a fim de preparar alunos do ensino médio para processos seletivos destinados ao ingresso no ensino superior, como exames vestibulares e o ENEM.

A atividade desenvolvida com os alunos presentes, baseou-se na realização de demonstrações experimentais, juntamente com a explicação dos fenômenos físicos observados em cada um dos experimentos. Os experimentos foram separados em três grupos principais, a saber, mecânica, óptica e eletromagnetismo. Assim, cada aluno pôde ter contato com experiências simples, que não só podem ser cobradas no vestibular, mas que também nos ajudam a entender um pouco do nosso mundo.


2ᵃ Edição da Atividade Ciência no Campus

O Campus CEDETEG da UNICENTRO esteve contemplando a 2ᵃ edição da atividade ‘Ciência no Campus’ organizada pelo Grupo PET-Física, a qual foi efetivada no Diretório Central dos Estudantes (D.C.E) nos dias 10 de Setembro e 08 de Outubro, do ano de 2019, entre os horários de 12 horas e 20 minutos – 13 horas e 20 minutos. A atividade consistiu em expor experimentos elaborados pelos petianos do grupo, os quais são produzidos com materiais de baixo custo e utilizados para demonstrações em sala de aula ou exposições, de conceitos essenciais da Física, tratando a mesma de forma mais instrucional e motivadora.

No dia 10 de Setembro, a atividade foi realizada juntamente com o Grupo PET-Química, os quais também apresentaram alguns de seus experimentos no local. A interdisciplinariedade gerada entre os petianos dos grupos instigou os graduandos do Campus CEDETEG, a participarem da exposição e se encantarem com as amostras experimentais que proporcionaram fascínio aos participantes e satisfação aos apresentadores por poderem expor a beleza que é a Ciência.

O Grupo PET-Física agradece a todos os participantes, colaboradores e envolvidos por se fazerem presentes neste segundo momento de transição de conhecimentos, que a 2ᵃ edição da atividade ‘Ciência no Campus’ proporcionou.

Galeria de Fotos (10 de Setembro)

Galeria de Fotos (08 de Outubro)


Manhã da Ciência: CEDETEG 2019

No dia 22 de agosto de 2019 aconteceu no Campus CEDETEG a Manhã de Ciências, um encontro no qual professores, acadêmicos e alunos do ensino médio da região puderam conhecer um pouco sobre a estrutura e os cursos ofertados pela instituição.

Para integrar a programação do evento, a Prefeitura de Pato Branco, por meio da Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação, promoveu uma mostra da Corrida Maluca, com alguns carros que participaram da disputa na Inventum 2017. 

O GPET-Física participou do encontro apresentando alguns experimentos do grupo e do curso de Física-Licenciatura. Essa interação do grupo com a comunidade e alunos em geral proporcionou que todos os lados saíssem ganhando, tendo em vista que onde têm uma explicação da ciência há também conhecimento sendo passado e de certo modo, sendo adquirido por parte dos interessados em compreender o quanto a natureza é maravilhosa. O GPET-Física agradece a participação de todos e esperamos vê-los novamente, quem sabe disseminando a ciência para outras pessoas, por que quanto mais você aprende e ensina mais você tem interesse em continuar aprendendo e ensinando.


Agasalha PET (2ª Doação)

Numa quarta-feira, dia 31/07/2019, foi realizada pelo GPET-Física a doação dos agasalhos, todos arrecadados por meio da campanha “Agasalha PET”, esta que foi finalizada dia 26/06/2019. Assim como a primeira doação do ano de 2019, essa doação aconteceu na Associação de Catadores de Guarapuava. Lá, conversamos sobre a repercussão da primeira doação e também sobre o alcance desta. 

Agradecemos a todos que puderam contribuir com mais um ano da campanha, e pedimos para que contribuam com as doações que serão realizadas no próximo ano.


PET na Comunidade 

Nos dias 15 e 26 de junho de 2019, o GPET-Física participou de um projeto realizado pela UNICENTRO, denominado como “UNICENTRO na Comunidade”. Utilizando alguns experimentos de baixo custo produzidos pelos integrantes do grupo, buscou-se atrair a atenção da sociedade, a fim de mostrar os projetos que são realizados. Essa atividade resultou em mais uma experiência importante para os petianos, pois conseguiram, por meio de algumas demonstrações e explicações, cativar o interesse do público que passava pelo local naquele dia.

Nesse projeto, vários cursos deslocaram-se até a comunidade para apresentar seus projetos. Além do GPET-Física, o curso de Física contou com a participação de alguns professores e integrantes dos grupos do PIBID e da Residência Pedagógica.


Agasalha PET (1ª Doação)

Na quinta-feira, dia 13/06/2019, foi realizado pelo GPET-FÍSICA a doação dos agasalhos arrecadados através da campanha “Agasalha PET” que iniciou no dia 30/04/2019. Nesse ano foram arrecadadas diversas peças de roupas e essas foram doadas diretamente para a associação de catadores de papel de Guarapuava. Durante a doação, foi possível visitar e conhecer mais sobre o processo da coleta, separação, compressão e venda do lixo que chega através dos catadores. A doação foi bem-sucedida e alcançará os trabalhadores e também familiares. Ainda serão aceitas doações para a campanha, que finaliza no dia 26/06/2019, contamos com a participação de todos e também agradecemos a aqueles que já fizeram suas doações.


PET pelos Pets

Este ano, a doação referente ao projeto PET pelos pets foi realizada no dia 04 de Maio, às 10 horas, em frente a Praça 9 de Dezembro, na cidade de Guarapuava – PR. A doação de mais de 50 kg de ração, foi feita para os organizadores de uma feira destinada a doações de animais, que por sua vez, ficaram responsáveis de repassar a ração para protetores ou pessoas carentes que se preocupam com a causa.

O Grupo PET – Física agradece a todos que doaram, em especial aos professores do Departamento de Física da UNICENTRO (DEFIS) que apoiaram a campanha. Este ano a campanha está oficialmente encerrada. Porém, nas próximas edições esperamos poder contar novamente com vossas doações, que por mais simples que sejam, são de grande ajuda.


Trote Solidário

No dia 27 de março o grupo PET-Física junto ao PET-Geografia realizou o trote solidário. Esse é uma ideia alternativa para a recepção dos calouros e consiste em uma doação de sangue, de forma voluntária, para o hemocentro da cidade. A atividade ocorreu no período da tarde e contou com a participação de acadêmicos dos cursos de Geografia e Física da UNICENTRO. Além de ajudar as pessoas que necessitam de sangue nos hospitais, o trote solidário é uma forma alternativa de promover a interação entre os integrantes dos cursos. O acadêmico também recebe alguns benefícios por se tornar um doador de sangue, caso ele já não seja, como descontos em programas culturais em alguns estados. O trote solidário é uma atividade que acontece anualmente, por isso o GPET-Física convida a todos a participar das próximas doações.