O Visionário da Eletricidade

10ª Sessão Cine PET: O Visionário da Eletricidade

Série: Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo, episódio 10, “O Visionário da Eletricidade”.

Número de Participantes: 16 (Contando com o petiano moderador e debatedores)

Petiano Moderador: Mariana Carachinski

Petiano Debatedor: Matheus Meoquior da Fonseca

Petiano Debatedor: Felipe Leria Stefenon

Data em que foi realizada a sessão: 22 de novembro de 2019, a partir das 13h00.

Local: Mini-auditório de Geografia

Sinopse: A fim tratar das soluções dadas por Michael Faraday (1791-1867) e James Clerk Maxwell (1831-1879), o episódio se inicia com os questionamentos de Isaac Newton (1642-1727) e do ainda jovem Albert Einstein, que indagaram, respectivamente, como o Sol exercia sua força gravitacional e de como os ímãs sua atração magnética. Assim, a história de Faraday é apresentada, retratando-o como um aluno com dificuldades durante a infância, e que teria até mesmo abandonado a escola.

Nessa decima sessão do Cine PET e última do ano de 2019, foi realizada a apresentação do episódio 10 de Cosmos: Uma Odisseia no Espaço-Tempo, a segunda temporada de Cosmos.  Nesse episódio que leva o nome de “O Visionário da Eletricidade”, somos apresentados a história de vida de Michael Faraday. Por meio da realização desse Cine PET foi possível discutir sobre os experimentos desenvolvidos por Faraday e também toda a trajetória de nosso protagonista. Essa série inspirou nossos participantes, e se mostrou muito enriquecedora. 

Capitão Fantástico

9ª Sessão Cine PET: Capitão Fantástico

Filme: Capitão Fantástico (2016)

Número de Participantes: 14 (Contando com o petiano moderador e debatedores)

Petiano Moderador: Mariana Carachinski

Petiano Debatedor: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro

Petiano Debatedor: Gabriel Grube dos Santos

Data em que foi realizada a sessão: 27 de setembro de 2019, a partir das 13h00.

Local: Mini auditório de Geografia

Sinopse: Nas florestas do estado de Washington, um pai cria seus seis filhos longe da civilização, em uma rígida rotina de aventuras. Ele é forçado a deixar o isolamento e leva sua família para encarar o mundo, desafiando sua ideia do que significa ser pai.

Nessa nona sessão do Cine PET, foi realizada a apresentação do filme Capitão Fantástico, com ele fomos apresentados para uma nova rotina e modo de viver. Essa nova cultura vivida pela família gera discussões que se estendem desde questões de sobrevivência, como a forma com qual eles se alimentam, até questões éticas envolvendo a criação dos filhos por Ben (Viggo Mortensen). Foi possível desenvolver um longo debate acerca dos assuntos que envolviam o filme e a discussão proporcionou uma diferente visão sobre o filme.

Galeria de Fotos

Expresso do amanhã

8ª Sessão Cine PET: Expresso do amanhã

Filme: Expresso do Amanhã (2013)

Número de Participantes: 17 (Contando com o petiano moderador e debatedores)

Petiano Moderador: Mariana Carachinski

Petiano Debatedor: Lhonidas de Senna Junior

Petiano Debatedor: Felipe Leria Stefenon

Data em que foi realizada a sessão: 09 de agosto de 2019, a partir das 13h00.

Local: Mini auditório de Geografia

Sinopse: Os únicos sobreviventes de uma fracassada tentativa de conter o aquecimento global são obrigados a viver em um trem separados em vagões que determinam sua condição social.

Na oitava sessão do Cine PET, tivemos uma apresentação do filme Expresso do Amanhã e com ele, foram possíveis debater sobre diversos assuntos, como o aquecimento global, suas causas, e em principal, a consequência que foi vista no próprio filme. Outros temas de debate foi a luta de classes, presente em todo o filme, os avanços tecnológicos existentes no trem; o trabalho infantil e em principal, a superlotação e seus problemas advindos, como a escassez de alimentos para a população e a falta de outros diversos benefícios, que se tornam limitados quando excedemos o número de pessoas em um determinado espaço. Esses foram os principais assuntos abordados durante o debate em função do filme, que nos fizeram refletir sobre os erros e acertos da própria humanidade até então, e quais deviam (ou deverão) ser nossos próximos passos daqui em diante.

Galeria de Fotos

Nosedive

7ª Sessão Cine PET: Nosedive

Filme: Nosedive (Black Mirror – S03E01) – 2016

Número de Participantes: 16 (Contando com o petiano moderador e debatedores)

Petiano Moderador: Sanderson Carlos Ribeiro

Petiano Debatedor: Fernanda Barbieri de Lara

Petiano Debatedor: Ricardo Gonzatto Rodrigues

Data em que foi realizada a sessão: 28 de junho de 2019, a partir das 13h00

Local: Miniauditório de Geografia

Sinopse: Nosevide conta a história de Lacie (Bryce Dallas Howard), uma mulher que vive num mundo não muito distante da nossa realidade, em que o mais importante não é a felicidade, mas sim o status, as amizades e os likes.

Na sétima sessão do Cine PET, tivemos uma apresentação “muito Black Mirror”, brincando com o fato da tecnologia estar cada vez mais avançando, possibilitando por exemplo interações através de vídeos com outras pessoas e, no caso da apresentação inicial, com nós mesmos. O debate após a sessão proporcionou uma linha de pensamento envolvendo o fato de a realidade estar cada vez mais sendo dominada pela tecnologia e o quanto estamos se tornando dependentes dessa. Se auto aceitar, fazer suas próprias escolhas sem se preocupar com o que outras pessoas vão achar, ser feliz. Estes foram alguns pontos chave abordados durante o levantamento de opiniões que envolveu perguntas filosóficas sobre o que estamos fazendo com nossas vidas e se estamos fazendo as escolhas certas para finalmente entender que viver é bem mais do que se imagina. Afinal de contas, viver é algo que todos conseguem, mas apenas quem entende o verdadeiro significado da vida existe realmente.

Galeria de Fotos

Fragmentado

6ª Sessão Cine PET: Fragmentado

Filme: Fragmentado (Split) – 2017

Número de Participantes: 19 (Contando com o petiano moderador e debatedores)

Petiano Moderador: Sanderson Carlos Ribeiro

Petiano Debatedor: Matheus Meoquior da Fonseca

Petiano Debatedor: Matheus Vieira Camargo Ramos

Data em que foi realizada a sessão: 10 de maio de 2019, a partir das 13h00

Local: Miniauditório de Geografia

Sinopse: Kevin (James McAvoy) possui 23 personalidades distintas e consegue alterná-las quimicamente em seu organismo apenas com a força do pensamento. Um dia, ele sequestra três adolescentes que encontra em um estacionamento. Vivendo em cativeiro, elas passam a conhecer as diferentes facetas de Kevin e precisam encontrar algum meio de escapar.

Na sexta sessão do Cine PET, os participantes conseguiram discutir um assunto psicológico ao tratar do transtorno dissociativo de identidade. Apesar de não ter sido bem retratado no filme, o TDI é um caso existente na humanidade, que demonstra muita atenção pelo fato de possuir tratamento, mas não ter cura. A pessoa com esse transtorno mostra duas ou mais personalidades que possuem características distintas entre si. No debate os participantes desta sessão puderam conversar mais a respeito do filme e deste transtorno, retratando suas opiniões de forma sucinta e abrangente.

Galeria de Fotos