Resenha de “Por que fazemos o que fazemos?”

Resenha de “Por que fazemos o que fazemos?”

Autor: Mario Sérgio Cortella.

Ano de publicação: 2016.

Resenha:

Nas últimas décadas em que vivemos, o pensamento sobre a forma de sobreviver tem mudado cada vez mais, estamos em uma constante busca por tentar achar um sentido para o que fazemos e também o por que o fazemos, seja no trabalho, no meio acadêmico ou até mesmo em questões pessoais. Afinal, talvez esteja me arriscando em dizer, mas, qual o sentido de viver sem ter ao menos um propósito ou uma direção em nossas vidas? Realmente estamos satisfeitos com o que fazemos? Quando nos deparamos com as respostas dessas perguntas sempre temos uma insatisfação, pelo menos na maioria dos casos.
Em “Por que fazemos o que fazemos?”, livro escrito pelo filósofo e escritor Mario Sérgio Cortella, estes pontos são discutidos em vinte capítulos, passo a passo e de forma direta.
Ao decorrer da obra, nota-se que ela é muito mais voltada para o ramo empresarial, mas que sem dúvida pode ser levada para outras áreas de nossas vidas a partir de diferentes associações e interpretações.
Sem delongas, Cortella foca principalmente em argumentos que demonstram em como a pessoa é muito mais eficaz fazendo aquilo que gosta ou, em como a nova geração tem procurado um sentido naquilo que faz e que esta já não aceita mais um trabalho robótico e automático. Isso fica explicito nas passagens do livro em que o autor escreve: “E o que há de positivo na nova geração? Ela não quer um trabalho automático e robótico. Ela quer compreender a razão de estar fazendo o que faz”. Ou: “Hoje este é um valor organizacional: uma pessoa consciente das razões pelas quais faz aquilo que faz é muito mais eficaz”. Ou ainda: “quando desejo reconhecimento, autoria, mesmo que tenha um nível grande de desgaste, ainda assim, me felicito por fazer o que faço”.
O livro, apesar de citações dos filósofos, tem uma escrita simples o que o torna prazeroso para a leitura e de fácil entendimento. A mensagem que o autor traz durante os capítulos faz jus ao nome do livro nos dando um caminho para se ter a resposta do “por que fazemos o que fazemos? ”.
Por fim o livro nos traz um último conselho em páginas separadas dos capítulos padrões o qual acho importante atrairmos a atenção para elas. Nelas se tratam sobre o fato de ter calma em devidas fases da vida que são difíceis de manter a cabeça no lugar e não se precipitar em decisões erradas.

Autor da resenha: Matheus Meoquior da Fonseca.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *