Resenha de “O Alquimista”

Resenha de “O Alquimista”

Autor: Paulo Coelho

Ano de publicação: 2007

Editora: Gold

Gênero: Ficção Brasileira

Resenha:

O Alquimista nos apresenta a história de Santiago, um jovem pastor que vê em sua profissão a liberdade com que ele tanto sonhava quando mais novo.

Mas tudo muda quando ele se vê atormentado por um sonho que se repete em suas noites de sono. Esse sonho revela para o personagem que ele tem em seu destino um tesouro a sua espera.

Instigado ele procura ajuda com uma cigana e com um rei sábio, esses, fazem com que o jovem venda todo seu rebanho e vá atrás do que o sonho lhe prometeu.

Santiago parte em uma jornada espiritual atrás do que o destino lhe reservou, em vários momentos da história ele se vê tentado a desistir de tudo e voltar à pacata vida de pastor em que ele se sentia tão seguro, mas todas as vezes que isso está prestes a acontecer uma voz em seu interior faz com que ele continue seu caminho e nessas horas somos prestigiados com diversas frases de sabedoria.

Durante seu percurso ele passa por diversas situações críticas, encontrando, um vendedor de cristais, um inglês, o amor de sua vida, Fátima e um alquimista. É durante seu trajeto também que Santiago passa a perceber que o tesouro não é necessariamente constituído apenas de ouro e pedras preciosas, mas sim do conhecimento adquirido.

Toda a jornada a qual o personagem passa incluindo seu desfecho, é digna de reflexão, porém essa, entra na parte pessoal do leitor, ele precisa antes estar pronto para receber a mensagem que o livro tem a oferecer. O livro apresenta diversos valores morais e religiosos, muito bem adequados com a história que tem uma forte característica narrativa.

Autor da resenha: Ricardo Gonzatto Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *