Josiah Willard Gibbs (1839-1903)

Josiah Willard Gibbs nasceu no dia 11 de fevereiro de 1839, na cidade de New Haven, Connecticut. Filho de Josiah Willard Gibbs Sr., um importante fisiologista graduado na universidade de Yale [1].

Gibbs frequentou a Hopkins Grammar School, onde era descrito como gentil, retraído e pouco envolvido com a vida social na escola. Em 1854, Gibbs ingressou no Yale College, onde mostrou interesse e aptidão para o estudo, tendo ganhado vários prêmios de Matemática e latim e se formando em 1858 [1-3].

Após sua formação, Gibbs permaneceu em Yale como estudante de graduação do Sheffield Scientific School, onde se graduou. Ainda em Yale, Gibbs se tornou estudante de pós-graduação de engenharia. Em sua tese, intitulada Sobre a forma dos dentes das rodas em engrenagens retas, ele fez uma análise geométrica para investigar o projeto ideal de engrenagens. Por essa tese, em 1863, Gibbs recebeu o título de Ph.D, sendo este o primeiro concedido em engenharia nos Estados Unidos. [2, 3]

Ele, ainda, assumiu o título de tutor da Universidade de Yale por três anos. Depois disso, ele viajou para a Europa, com suas irmãs, onde permaneceu por três anos. Nesse período, ele frequentou a Universidade de Paris para assistir as (as com crase antes do vesbo assistir tem função de “auxiliar, ajudar”) palestras do matemático Liouville, de Berlim, (para evitar repetição) Weierstrass e Kronecker e de Heidelberg, onde foi apresentado aos trabalhos dos físicos Kirchoff e Helmholtz. Em 1869, Gibbs voltou para Yale. [2, 3]

Em 1871, Gibbs foi nomeado professor de física matemática, em Yale. Nos primeiros 10 anos de trabalho, ele não recebeu salário. Foi quando Gibbs recebeu uma proposta de emprego na Universidade de John Hopkins, que a Universidade de Yale passou a pagar um salário para ele (bem menor do que o oferecido na proposta). Gibbs lecionou em Yale até sua morte, em 1903. J. Willard Gibbs viveu, praticamente, toda sua vida na casa onde cresceu, a uma quadra da Universidade de Yale [1-4].

As grandes contribuições de Gibbs foram na termodinâmica e na mecânica estatística. Ele tinha grande preferência pela utilização de métodos geométricos aos analíticos, o que é notável em seus trabalhos [3,4].

A primeira grande contribuição foi no seu artigo Métodos gráficos na Termodinâmica de Fluidos, onde ele afirma que a entropia é uma propriedade de grande importância nos fenômenos termodinâmicos. Nesse artigo, é apresentada, também, a equação fundamental, que é constituída somente de variáveis de estado do sistema (pressão, volume, entropia e temperatura). Além disso, apresentam-se vários diagramas úteis na análise, como da temperatura por entropia, ou do volume por entropia. Gibbs também obteve a equação chamada “energia livre de Gibbs” [1].

Em seu artigo  Sobre o Equilíbrio de Substâncias Heterogêneas, Gibbs estende os métodos de análises para fenômenos químicos, elásticos, eletromagnéticos e eletroquímicos [1,3].

Gibbs contribuiu, também, para o desenvolvimento da mecânica estatística. Em seu livro Princípios Elementares em Mecânica Estatística Desenvolvido com Referência Especial para Fundamentos Racionais em Termodinâmica, ele introduziu o conceito de ensembles, grupos de réplicas do sistema físico de interesse. Com isso, foi possível construir uma teoria conhecida como teoria de Ensembles, que busca uma fundamentação estatística para a termodinâmica [1].

Autor: Leonardo de Rocco.

Referências:

[1] MUSSI, R.. Gibbs, Josiah Willard (1839-1903). Disponível em: http://www.fem.unicamp.br/~em313/paginas/person/gibbs.htm. Acessado em:

22/10/2021.

[2] DESCONHECIDO. Josiah Willard Gibbs. Disponível em: http://biografias.netsaber.com.br/biografia-2452/biografia-de-josiah-willard-gibbs. Acessado em: 23/10/2021.

[3] DESCONHECIDO. Josiah Willard Gibbs. Disponível em: https://stringfixer.com/pt/Josiah_Willard_Gibbs. Acessado em: 23/10/2021.

[4] OPPERMANN, A.. Conheça J. Willard Gibbs: o mais brilhante João-Ninguém. Disponível em: https://super.abril.com.br/ciencia/josiah-willard-gibbs-o-mais-brilhante-joao-ninguem/. Acessado em: 24/10/2021.