Gustav Robert Kirchhoff (1824 – 1887)

Imagem: Gustav Robert Kirchhoff. Créditos: Smithsonian Libraries (Domínio Público). Fonte: Wikimedia Commons.

Gustav Robert Kirchhoff nasceu no ano de 1824, em Königsberg, Prússia (atualmente Kaliningrado, Rússia). Filho de Friedrich Kirchhoff, que exercia a profissão de advogado, e de Johanna Henriette. Frequentou o ensino básico e secundário e ingressou na Universidade de Königsberg com 18 anos de idade.

Em 1845, ainda como estudante, anunciou pela primeira vez as leis que permitiram calcular corrente, tensão e resistência em redes elétricas, que hoje são conhecidas como leis de Kirchoff.

Kirchoff também estendeu a teoria do físico alemão Georg Simon Ohm (1789–1854), onde generalizou as equações que descreviam o fluxo da corrente elétrica para condutores elétricos em três dimensões.

Em 1847, Kirchhoff formou-se e casou com Clara Richelot, filha de um dos seus professores. No mesmo ano tornou-se professor não-assalariado, na Universidade de Berlim, e três anos depois assumiu o cargo de professor assistente de física, na Universidade de Breslau.

Em 1854, foi nomeado professor de física na Universidade de Heidelberg, onde, juntamente com Bunsen, trabalhou na fundação da análise espectral. Desta parceria, demonstraram que cada elemento , quando aquecido à incandescência, emite uma radiação com uma cor característica. Esta radiação, quando separada por um prisma, apresenta um padrão de comprimentos de onda específico para cada elemento. Com esta nova ferramenta de pesquisa, descobriram dois elementos novos, o césio, em 1860, e o rubídio em 1861.

Outra descoberta atribuída a Kirchhoff foi a de que quando a radiação atravessa um gás, este absorve os comprimentos de luz no caso de ser pré-aquecidos. Com este princípio, ele explicou as inúmeras linhas escuras no espectro solar, conhecidas como linhas do espectro de Fraunhofer. Esta descoberta marcou o início da nova era da astronomia.

Kirchhoff também foi autor do conceito de corpo negro, alegando que este é um corpo que absorve todas as radiações incidentes, e ainda definiu o problema do corpo negro: que radiação seria emitida por tal corpo quando está em equilíbrio térmico? Este problema só foi resolvido, posteriormente, por Max Planck (1858 – 1947) em 1900, o que marcou o início da teoria quântica.

Em 1875, Kirchhoff foi nomeado para a cadeira de Física Matemática, na Universidade de Berlim. Kirchhoff morreu em 1887 e foi sepultado no cemitério da Comunidade de São Mateus, em Berlim.

Texto por: Diana Maria Navroski Thomen.

Referências:

DESCONHECIDO. Gustav Robert Kirchhoff. Disponível em: <http://www.sofisica.com.br/conteudos/Biografias/gustav_kirchhoff.php>. Acesso em: 18 abr. 2016.

DESCONHECIDO. Gustav Kirchhoff. Disponível em: <http://www.biografiasyvidas.com/biografia/k/kirchhoff.htm>. Acesso em: 18 abr. 2016.

RIBEIRO, Daniel. Gustav Kirchhoff. Disponível em: <http://wikiciencias.casadasciencias.org/wiki/index.php/Gustav_Kirchhoff>. Acesso em: 18 abr. 2016.