Hans Christian Oersted: o precursor do eletromagnetismo (1777-1851)

Hans Christian Oersted: o precursor do eletromagnetismo (1777-1851)


   Existiu uma época em que os fenômenos magnéticos e elétricos eram vistos como excludentes, sem relação alguma. Foi, então, que um homem dinamarquês chamado Hans Christian Oersted realizou um experimento que mudou o mundo da ciência. Esse homem, nascido no dia 14 de agosto de 1777, quando jovem, nem sequer imaginou que sua vida seria tão importante para o mundo científico [1]. 

   Ele e seu irmão, Anders, foram educados em casa e também com o auxílio de alguns tutores particulares. O mais curioso é que Hans e seu irmão tornaram-se fluentes em alemão com a ajuda de um criador de perucas. Anders tornou-se o primeiro-ministro da Dinamarca, anos mais tarde [3].  

   Desde que Hans era criança, logo aos 12 anos, quando começou a ajudar seu pai na farmácia, um interesse muito grande por química se desenvolveu, porém acabou entrando na faculdade de Farmácia aos 16. Filho de um farmacêutico, Oersted trilhou os caminhos de seu pai, formando-se em Farmácia pela Universidade de Copenhague aos 20 anos e tornando-se doutor em Filosofia aos 22 [1-3]. 

   Para se ter uma noção da importância dos estudos realizados por Oersted, ele viveu na mesma época que André Marie Ampère, Carl Friedrich Gauss, Michael Faraday e James Clerk Maxwell. Os estudos com eletricidade e magnetismo ainda eram primitivos, começando com Alessandro Volta, em 1800, com a construção de sua bateria, o que abriu um novo território de estudo para físicos e químicos [2].  

   Oersted caiu de cabeça nessa nova ciência e, já em 1801, publicou um artigo descrevendo uma nova bateria que ele mesmo havia inventado. Nos anos seguintes, a Dinamarca financiou Hans e ele foi para outros países europeus continuar seus estudos, passando entre 1801 e 1803 na França e Alemanha [2].  

   Na Alemanha ele foi muito influenciado pela filosofia de Friedrich Schelling, o qual dizia que fenômenos elétricos estariam ligados aos magnéticos e que se deveria estudar uma lei que unisse a natureza deles. Também foi nesse período que ele conheceu e aproximou-se de Johann Wilhelm Ritter, devido ao interesse em comum pela eletricidade [2].  

   Após contato com o físico Johann Wilhelm Ritter, Oersted ficou muito fascinado pelos estudos das propriedades que envolviam magnetismo e eletricidade e começou a buscar uma relação entre eles. Foi então que, aproximando um fio paralelo com uma corrente elétrica fluindo por este, conseguiu mover a agulha imantada de uma bússola. Foi assim que Hans conseguiu abrir caminho para o eletromagnetismo, com o mundo moderno e toda a tecnologia baseada nesse princípio [2,3]. 

   Voltando para a Dinamarca, continuou sendo financiado e conseguiu lecionar Física e Química na Universidade de Copenhague aos 27, tornando-se professor efetivo aos 40. E foi aos 42, em uma palestra em 21 de abril de 1820, que Oersted mostrou que a eletricidade e o magnetismo estão interligados, passando uma corrente por um fio e aproximando de uma bússola, podendo demonstrar que a agulha da bússola se movia quando isso ocorria. Meses depois, ele continuou seus estudos e conseguiu descobrir que a corrente elétrica gera um efeito magnético ao seu redor, publicando um artigo em latim no mesmo ano [2]. 

   Ele recebeu da British Royal Society a Medalha Copley pela sua descoberta, um prêmio muito importante no mundo da ciência, tendo como ganhadores precedentes Benjamin Franklin e o próprio Alessandro Volta [2]. 

   Além de sua vida como cientista, Hans casou-se em 1914 e teve 3 filhos e 4 filhas, morrendo aos 73 anos no dia 9 de março de 1851, com uma curta doença. Foi enterrado no cemitério de Assistens, em Copenhague, onde, mais tarde, também foi enterrado Niels Bohr [2].  

Autor: Rafael Welter.

Referências:

[1] JUNIOR, Joab Silas da Silva. Hans Christian Oersted. Brasil Escola. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/fisica/hans-christian-oersted.htm. Acesso em 26/09/21. 

[2] DESCONHECIDO. Hans Christian Oersted. Famous Scientists. Disponível em: www.famousscientists.org/hans-christian-oersted/. Acesso em: 03/01/21. 

[3] JUNIOR, Joab Silas da Silva. Hans Christian Oersted. Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/fisica/hans-christian-oersted.htm. Acesso em: 03/01/21. 

Refêrencia da imagem:

https://www.famousscientists.org/hans-christian-oersted/  

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *