Resenha: Só pode ser brincadeira, Sr. Feynman

Autor: Richard Philips Feynman.

Ano de publicação: 1996.

Gênero: Biografia.

Hoje em dia, quando queremos conhecer melhor alguém famoso ou nossos ídolos, basta assistirmos um vídeo em seu canal ou ouvir podcasts com sua participação. Lá estarão várias histórias de sua vida, suas aventuras, como teve interesse em sua área de sucesso e assim por diante. É justamente isso que você sente ao ler “Só pode ser brincadeira Sr. Feynman”, um apanhado de histórias dele que são ideais, não só para conhecer o Cientista, mas também o ser humano por trás desse título.

Todas as histórias são separadas por capítulos e narradas do ponto de vista do próprio Richard P. Feynman. O autor inicia seu livro contando como ele era interessado nas tecnologias da época e como a persistência dele em solucionar problemas o fizeram famoso ainda aos onze anos de idade. O motivo de sua fama foi a sua habilidade em consertar rádios em seu laboratório, equipado com um caixote de madeira com prateleiras, um banco de lâmpadas para regular tensões de saída e um aquecedor, onde fazia batatas fritas. Segundo ele, só não passava mais tempo no local porque sua mãe o mandava sair para brincar.

Além das experiências como estudante, trotes para calouros, peças que pregava em seus colegas, Feynman relata experiências vividas durante a guerra, como sua participação no projeto Manhattan e a censura do governo na troca de cartas com familiares. Apesar destes momentos difíceis, existem muitas informações valiosas nas falas e no seu ponto de vista sobre o assunto.

Richard Feynman era conhecido por viver histórias inusitadas. Arrombava cofres, pintava nus e até mesmo ganhou um concurso de escolas de samba no ano em que lecionava na Universidade Federal do Rio de Janeiro. Além disso, são registradas várias passagens em que o autor relata os desafios que fazia com seus amigos e até mesmo desconhecidos, no maior estilo O Homem que Calculava. Agora você deve ter percebido o real motivo do título do livro.

“Só pode ser brincadeira Sr. Feynman!” além de ser um livro divertido e relevante é muito bem escrito e detalhado, e há momentos em que você se imagina no lugar do escritor e é teleportado para aquela época e situação. Sem dúvidas é um livro de cabeceira para você levar para o resto da vida, podendo ler qualquer capítulo sem compromisso.

Autor da resenha: Luciano Cardoso Dias