Resenha de “Sapiens: uma breve história da humanidade”

Resenha de “Sapiens: uma breve história da humanidade”

Autor: Yuval Noah Harari

Ano da edição: 2014

Gênero: Não ficção

Resenha:

Fazer um resumo da história da humanidade não é uma tarefa muito fácil. E fazer isso com algum rigor científico se torna um grande desafio, porém o livro Sapiens: uma breve história da humanidade consegue cumprir bem essa tarefa. Durante a escola, o que aprendemos de história é um amontoado de nomes e datas, mas Sapiens é um livro que muda essa visão errônea trazendo vários conceitos e esquemas muito interessantes.

O livro divide o progresso da humanidade em três grandes revoluções: A cognitiva, a agrícola e a científica. Na primeira Revolução o autor explica como a capacidade de abstração e memória que somente o nosso cérebro possui, nos permitiu formar sociedades nunca antes vistas. Porém eram formadas apenas pequenas comunidades devido à escassez de alimento. É aí que entra a revolução agrícola, que nos permitiu produzir grandes quantidades de alimentos para uma grande civilização. E para finalizar temos a revolução científica, que ainda está em curso. Essa revolução só foi possível porque acumulamos excedentes suficientes para não precisarmos nos preocupar em procurar alimentos.

Antes do século XX, somente os ricos aristocratas faziam pesquisas como um hobby, mas atualmente, a ciência se tornou uma profissão em que qualquer pessoa, independente da classe social, pode atingir. Mas o autor também discute no final do livro sobre as consequências futuras de certos avanços científicos, como o avanço da inteligência artificial e a busca pela imortalidade. Porém foi deixada uma discussão mais aprofundada sobre esse tema em seu segundo livro: Homo Deus.

Autor da resenha: Diego Henrique Wtichemichen

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *