Resenha de “O medo no século XX”

Resenha de “O medo no século XX”

Autor: Martins D’alvarez

Ano de publicação: 1967

Resenha:

Comumente relacionado ao reflexo de sobrevivência e precaução, o medo está associado também a receios e pensamentos negativos, que impedem o crescimento pessoal pela falta de confiança em si, sendo a fonte de frustrações e fracassos encontrados durante a vida.

É justamente deste assunto que “O medo do século XX” trata. Apresentando e explicando cada caso com exemplos ocorridos consigo mesmo ou com pessoas próximas o autor busca informar o leitor de diferentes casos como de diagnosticados emotivos, sentimentais e tímidos, relacionando que o medo gerado pela violência do passado não impedia tanto o crescimento pessoal como tais problemas psicológicos impedem nos dias de hoje.

Assim como a timidez que surge não por culpa de si mesmo, mas por ideias falsas, jogadas com sentido de ataque contra o que se torna tímido, que para desenvolver tal problema deve ser propício às tendências psíquicas adequadas. Ideias de insucesso e incapacidade, se instalam no indivíduo, fazendo com que o mesmo tenha medo de tentar e falhar, comprovando assim, a ideia que lhe foi firmada, apresentando sintomas como: impressão de inferioridade, incapacidade de responder tanto um cumprimento quanto um ataque e a sensação de ser muito gentil em certos momentos. O tímido se caracteriza sobretudo, pela falta de coragem e de energia para adquirir confiança em si mesmo.

D’alvarez constrói um raciocínio sobre o do funcionamento dos sentidos nervosos em cada estrutura de medo, esclarecendo como se forma um “medroso” e após a explicação apresenta possíveis soluções para tais doenças, investigando também as causas, destruindo o caminho pela qual chegou à falsa situação e posteriormente poder enfrentar seus medos, buscando confiança e coragem em si junto a orientação de especialistas na área, assim como um equilibrista andando em uma corda bamba, que persistindo encontra o caminho para o equilíbrio e autoconfiança.

Autor da resenha: Luciano Cardoso Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *