Resenha de “Uma Breve História do Tempo”

Resenha de “Uma Breve História do Tempo”

Autor: Stephen Hawking

Ano da edição: 2015

Gênero: Divulgação científica

Resenha:

Com a morte de Stephen Hawking esse ano, trazemos à vocês Uma Breve História do Tempo: um dos livros mais famosos desse gênio. Hawking tenta responder de uma maneira simples algumas questões históricas da humanidade sobre o universo, como começou? Haverá um fim? É finito ou infinito? É possível viajar no tempo? Entre outras dúvidas que temos sobre nosso cosmos.

Como o título sugere, o livro narra uma história. A história de como a ciência e o nosso conhecimento sobre o universo evoluíram durante os tempos, desde Aristóteles, que em 340 a.C. já dizia que a terra era uma esfera, passando por Newton e sua gravitação universal, até Einstein com sua famosa teoria da relatividade, explicando suas consequências e algumas aplicações.

Hawking também fala sobre física de partículas e o modelo padrão, explicando também o que é o princípio de incerteza, dualidade onda/partícula, entrando assim em física quântica. Explica o que são buracos negros e buracos de minhoca e se é possível fazer uma viajem no tempo.

Finalmente ele conclui que para entendermos completamente como o universo funciona é necessário unificar a física quântica (para partículas muito pequenas) com a relatividade (para corpos muito grandes).

Autor da resenha: Diego Henrique W.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *