Resenha de: “Vermelho como o céu”

Autor: Cristiano Bortone.

Ano de lançamento: 2004.

Gênero: Drama.

Resenha:

Vermelho como o Céu é um filme italiano, que retrata a história de um deficiente visual e sua trajetória no aprendizado, filme este que é baseado na história real de Mirco Mencacci.

O protagonista é Mirco, criança que adora jogar bola com seus colegas e ir ao cinema com seu pai, aos 10 anos sofre um acidente que tira sua visão. A parti disto é obrigado a estudar em um internato voltado para deficientes visuais, uma vez que o filme se passa na década de 70, época  que era proibido na Itália deficientes frequentarem a escola pública regular. Este internato deixava-o longe de pais e amigos, sendo que sua adaptação não aconteceu de primeiro instante.

Havia dificuldades por parte do garoto em aceitar a perda da visão, tanto com os colegas quanto com os professores, sua postura era de que não deveria nem se quer aprender Braille. Conforme o filme se passa o professor de Mirco faz um revolução em seus pensamentos, trazendo a ele novas formas de ver o mundo, mostrando que existem outros sentidos além da visão. Deste ponto à diante Mirco faz amigos, e até mesmo os convence de ir para o cinema com ele.

No internato, o menino e seus amigos descobrem um gravador, e então começam a explorar ainda mais seus sentidos, desenvolvendo um trabalho para representar os sons da natureza, construindo histórias fascinantes! O diretor não gosta da ideia, e limita de vez o desenvolvimento dos envolvidos, direcionando todos apenas para serviços manuais. Como diretor de uma escola religiosa, conservadora e tradicional, não se contenta e expulsa Mirco de seu colégio. Então, Mirco se sobressai mais uma vez e mobiliza toda a cidade, pressionando o prefeito que faz o diretor aceitar novamente Mirco no colégio e agora quem é despedido foi o diretor.

Pouco depois disso, o governo italiano promoveu uma lei que não somente permite que crianças com deficiências possam frequentar os colégios regulares, como também integram elas à ele. Atualmente, Mirco é um dos mais importantes editores de som da indústria italiana.

Autor da Resenha: Gabriele Chomen.