Resenha de: “Donnie Darko”

Resenha de: “Donnie Darko”

Autor: Richard Kelly

Ano de Publicação: 2003; 2016 – Brasil (Darkside Books)

Gênero: Cinema, Roteiro cinematográfico.

Resenha:

   Donnie Darko é um jovem que apresenta ter problemas psicológicos e por isso tem alucinações com um coelho chamado Frank que diz que a Terra vai ser destruída em 28 dias 6 horas 42 minutos e 12 segundos, deixando Donnie estranhamente confuso com o seu futuro. Basicamente isto é o que espera estar “entendendo”, mas realmente não é tão simples como se parece.

   As páginas do livro contêm o roteiro original do filme, e você pode, de certo modo, ver como se faz um roteiro de cinema, e tentar novamente “entender” a complexidade que é Donnie Darko, e que acabou se tornando um clássico do cinema cult. Há também uma entrevista com Richard Kelly, o criador desse Universo, e você pode conferir a mente brilhante e a equipe por trás desse trabalho fantástico, vendo o processo de criação e produção do filme.

   Se você já viu Donnie Darko com certeza deve ter alguma teoria sobre o filme, e vai chegar à conclusão, em certo ponto, de que pode estar errado. As cenas foram brilhantemente construídas, e o roteiro foi escrito pelo próprio diretor Richard Kelly, e tem inspirações na literatura e tudo que é estranho, diga-se de passagem, pois o início do filme é estranho e o final é mais estranho ainda, e eu pretendo não focar na história em si, pois posso confundir ainda mais você, porém posso dizer sem sombra de dúvidas, que tudo o que acontece na trama tem um sentido especial, pois para cada mente disposta a decifrar esse fascinante enigma existe uma interpretação diferente, como é relatado no prefácio do livro por Jake Gyllenhaal, o interprete de Donnie, com as seguintes palavras: “Nunca existe uma única resposta para qualquer pergunta”.

   Após ler o livro ou assistir ao filme, com certeza você irá se perguntar o que aconteceu, se termina mesmo daquele jeito, se assistiu ou leu errado, e perceberá que a trama se torna estranhamente complicada de se “entender”. Talvez, seria uma crítica a sociedade, devido ao fato que há uma cena em que Frank, após ser questionado o porquê de estar usando a fantasia de coelho, responde com outra pergunta à Donnie que parece ser direcionada também as pessoas que estão lendo ou assistindo ao filme, e você pode refletir um pouco sobre seu modo de viver. A pergunta em questão é: “Por que você está usando essa fantasia idiota de homem? ”. Se você pensar um pouco vai entender o que eu digo, por que o filme é complexo e você não vai entender nada, pois nem mesmo Richard Kelly consegue chegar a um consenso sobre o que queria transmitir com o filme, e é exatamente isso que torna Donnie Darko um filme único, que pode ter o final que você deseja.

   Quanto a questão levantada anteriormente, reflita se você está se escondendo atrás de uma fantasia, criada para o mundo te ver do jeito que você quer, pois talvez você não seja assim sempre, e uma hora vai perceber que há algo sem sentido em sua vida, e que te deixa confuso sobre o enigma chamado vida que todos tentam resolver, e lhe faz usar uma fantasia do que mostrar seu verdadeiro eu. Não estou aqui para julgar, muito menos para te fazer mudar, estou apenas transmitindo algo sem noção oras, ou será que tudo o que estou dizendo faz sentido e ninguém está percebendo? Você vai terminar essa leitura e vai tirar várias conclusões, por que é isso o que você faz em toda a sua vida, tirar conclusões a respeito de tudo, e às vezes apenas uma só já basta. E se eu dissesse que Donnie é esquizofrênico e tudo o que ele vivencia em seu mundo são alucinações. Se nem eu acredito nisso, você acreditaria? Existem vários modos de enxergar os fatos, você não pode se contentar com apenas uma visão, pois assim como o filme de Donnie Darko, o mundo é complexo, e a complexidade não é tão simples assim de se resolver.

Autor da resenha: Sanderson Carlos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *