Resenha de: “O Menino do pijama listrado”

Resenha de: “O Menino do pijama listrado”


Autor: John Boyne;

Ano da edição: 2007;

Gênero: Romance;

   O livro conta a história de um garoto chamado Bruno que tinha 10 anos, filho de um oficial do exército alemão. Morava com seus pais e sua irmã em Berlim, até o dia em que seu pai recebeu uma proposta de emprego irrecusável, que faria com que toda sua família mudasse para um lugar chamado Haja Vista. Quando soube da notícia, Bruno foi contrário à ideia, pois acabaria perdendo contato com seus amigos, porém ele teve que aceitar a decisão.

   Quando chegaram a Haja Vista, o que mais chamou atenção em Bruno foi uma cerca enorme que dividia sua família de várias pessoas muito curiosas, que sempre estavam de pijama listrado. Perguntou a sua irmã quem eram aquelas pessoas, mas nem mesmo ela sabia a resposta.

   Depois de vários meses sentindo-se sozinho, Bruno decidiu explorar as redondezas, e seguiu por um longo caminho ao lado da cerca. Depois de algumas horas de caminhada, encontrou um garoto pequeno, magro e com a cabeça raspada, sentado no chão do outro lado da cerca, usando um pijama listrado. Seu nome era Shmuel e, coincidentemente, tinha nascido no mesmo dia que Bruno. Tornaram-se amigos e Bruno deixou de sentir-se tão sozinho, pois ia todos os dias ao mesmo lugar conversar com o menino do pijama listrado.

   Bruno não contou a ninguém de seu novo amigo, pois tinha medo que os pais o repreendessem e não o deixassem mais sair. Todos os dias quando ia conversar com o garoto, Bruno percebia que Shmuel estava cada vez mais magro, então levava comida para ele.

   Meses depois, a mãe de Bruno encontrou piolhos na cabeça dele e de sua irmã e acabou raspando a cabeça do menino. Ele achou engraçado, pois agora estava parecido com seu amigo secreto.

   Algum tempo depois, Shmuel estava muito triste, porque não encontrava mais seu pai, então Bruno resolveu ajudá-lo a procurar, isso aconteceu bem quando sua mãe havia convencido seu pai a deixar ela e seus filhos voltarem para Berlim. Foi, então, no último dia em Haja Vista, que Bruno decidiu cruzar a cerca e ajudar seu amigo a procurar o pai. Shmuel trouxe um pijama igual o seu e os dois ficaram muito parecidos. Bruno atravessou por baixo da cerca e partiram em sua última aventura juntos. Enquanto procuravam o pai de Shmuel, os dois se misturaram com um grupo de homens que foram levados a um quarto escuro, onde os dois garotos morreram. As roupas deixadas por Bruno perto da cerca só foram encontradas meses depois.

Autora: Diana Maria Navroski Thomen.

Imagem retirada de: https://www.amazon.com.br/menino-do-pijama-listrado-ebook/dp/B00AI68ORW

8 Comentários

  • Bruno e Shumuel tinham 9 anos

    tildinha Responder
    • Já foi corrigido, muito obrigado.

      Vinicius Andrade de Oliveira Responder
  • Ainda não li o livro, mas assisti o filme e confesso q mesmo q ja tenha lido alguns livros sobre o nzismo, ver isso retratado em um filme deixa um gosto amargo na boca e é simplesmente impossível não chorar. Acabo questionando o quanto o ser humano consegue ser ruim, julga e decide quem deve ou não ser considerado gente e quem deve ou não ter o direito de viver. Apesar do filme ser triste, nos faz refletir o valor da verdadeira amizade, com certeza vou ler o livro e é claro recomendo a leitura de livros q tratam do assunto, é una realidade dura e cruel mas é uma realidade.

    Edna de Sousa Silva Responder
  • muito triste me senti tocada , eram apenas crianças .. e na quele tempo a maldade ja reinava de uma forma que crianças , idosos e mulheres eram a mesma coisa e morriam da mesma forma ..

    Kethelyn Rodrigues Responder
  • Gente eu tinha que fazer um resumo desse livro nss eu simplesmente não entendo pq as pessoas tem tanto preconceito com pessoas “diferentes” se somos todos irmãos…

    Ju Responder
  • Esse resumo é o que vem no livro msm ou vcs que fizeram?

    Lucas Diliardo Responder
    • A resenha foi escrita por nossa equipe 🙂
      Segue o anexo para o resumo do livro em si:
      Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. “Um livro maravilhoso.” – The Guardian “Intenso e perturbador […] pode-se tornar uma introdução tão memorável ao tema como O diário de Anne Frank foi em sua época.” – USA Today “Um livro tão simples e tão bem escrito que beira a perfeição.” – The Irish Independent

      Rafaela Responder
  • Ainda vivemos um holocausto nos tempos modernos. O ser humano ainda escolhe quem vai viver e quem vai morrer. Muita gente ainda morre de fome bem.embaixo do nosso nariz e não fazemos nada.

    Nilda Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *