Resenha de: “O Mundo Assombrado por Demônios”

Resenha de: “O Mundo Assombrado por Demônios”

Autor: Carl Sagan

Ano da edição: 1996

Gênero: Ficção, Matemática, Ciência

Resenha:

   No livro, Sagan aborda de forma cética inúmeros fenômenos considerados fantásticos e sobrenaturais, esclarecendo e explicando o ponto de vista da ciência. O autor alerta para as explicações supersticiosas que são aceitas por pessoas facilmente sugestionáveis. A “celebração da ignorância” pela mídia coincide com a contraditória dependência, cada vez maior, da tecnologia combinada à incompreensão da própria ciência e dessa mesma tecnologia.

   O livro trata dos equívocos científicos cometidos pelas religiões e pelas pseudociências. Não se deve confundir pseudociência com ciência errônea, pois “a ciência prospera com seus erros, eliminando-os um a um”.

   Muitos dos erros cometidos pelo senso comum se devem ao fato de que nossas percepções são falíveis. O método científico dá alguma garantia de que não estamos sendo vítimas de ilusão ou da sedução do nosso desejo. Assim, Sagan afirma que “o método da ciência é muito mais importante do que as descobertas dela”.

   Sagan ainda oferece explicações científicas para fenômenos aparentemente fantásticos, tais como o das supostas silhuetas humanas identificadas na Lua e em Marte.

   As imperfeições cognitivas, que muitas das vezes nos induzem a ver o inexistente, se devem, em parte, à necessidade do ser humano de buscar padrões. O autor adverte que “nós, humanos, temos um talento para nos enganar”.

   É preciso distinguir entre visões verdadeiras e falsas. É importante entender que a imaginação e a memória muitas vezes se confundem. Sagan então contextualiza que nenhuma afirmação assombrosa deve nos impedir de buscar as evidências que possam comprovar ou negar algo. A ciência não se baseia em assombros, mas em evidências. O livro aborda inúmeras outras questões tentando mostrar como as diversas pseudociências não resistem a uma análise mais apurada.

   O demônio que nos assombra é a própria falha humana e, para Sagan, precisamos nos munir com um “kit de detecção de mentiras” para evitar cair em truques. A ciência, o pensamento crítico e o conhecimento são fundamentais para não vivermos uma nova caça às bruxas.

Autora da resenha: Nicole Moura.

Imagem retirada de: https://www.magazineluiza.com.br/livro-o-mundo-assombrado-pelos-demonios/p/089096600/li/liex/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *