Resenha de: “Pensamentos – Epicuro: textos selecionados”

Resenha de: “Pensamentos – Epicuro: textos selecionados”

Autor: Epicuro;

Editora: Martin Claret;

Ano da edição: 2005;

Gênero: Filosofia;

Resenha:

   O livro pensamentos do filósofo Epicuro reúne os principais textos que sintetizam a filosofia epicuréia. Há também no livro diversos textos complementares com o intuito de contextualizar o leitor a respeito da vida do filósofo bem como as condições socioeconômicas da região e do período em que Epicuro viveu.

   O livro contribui para desmistificar a ideia de que a filosofia epicurista visa somente o prazer sem pensar nas consequências. Através da tradução das cartas que Epicuro escreveu para seus amigos, torna-se claro que a verdadeira essência da filosofia epicurista reside em uma existência com ausência de dores físicas e total tranquilidade da alma: “ O epicureu não tenta agarrar todo e qualquer prazer, e nunca um que seja trivial ou vulgar. Não tiramos o verdadeiro prazer, aquele que é digno de ser alcançado, de festins e bebedeiras e nem do gozo promíscuo de aventuras amorosas (…) Nós não necessitamos desses falsos prazeres e desses bens ilusórios, cujo valor aparente é apenas uma vã quimera; pois a nossa natureza contenta-se perfeitamente com possessões singelas.” – Trecho extraído do livro. A filosofia epicurista também defende que não temos motivos para temer a morte e aos deuses, situação que era comum na Grécia do século IV a.C.

   O livro também contém cartas de Epicuro nas quais ele procura explicar os fundamentos do atomisto (Epicuro sempre apoiou demócrito em relação a existência dos átomos),o funcionamento de nossa percepção da realidade, o conceito de alma e também a origem da linguagem.

   Por fim, o livro traz vários aforismos nos quais Epicuro tentou resumir em poucas palavras sua filosofia e estilo de vida, que segundo ele, pode ser comparada a uma brilhante superfície marítima suavemente agitada

Autor da resenha: Matheus Wesley Pretko.

Imagem retirada de: https://www.amazon.com.br/Pensamentos-211-Cole%C3%A7%C3%A3o-Obra-Prima-Autor/dp/B00I0BTO9E/ref=sr_1_1?hvadid=329977947769&hvdev=c&hvlocphy=1001635&hvnetw=g&hvqmt=b&hvrand=11959756754440059836&hvtargid=kwd-363251268937&keywords=pensamentos+epicuro&qid=1581579763&sr=8-1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *