Bjarne Stroustrup

Bjarne Stroustrup nasceu em 30 de dezembro de 1950, em Aarhus, Dinamarca. Atualmente, é conhecido como o pai do C++, uma das linguagens de programação mais influentes e utilizadas na indústria de softwares.

Stroustrup frequentou as escolas locais da sua cidade, Laessoeesgade Skole e Marselisborg Gymnasium. Nos anos que seguiram, estudou no departamento de Ciência da Computação da Universidade de Aarhus, tornando-se um “CandScient”, o equivalente a mestre, em 1975. Dentre as áreas que estudou, a microprogramação e arquitetura de máquinas foram as que mais o fascinaram, levando-o a obter seu PhD em Ciência da computação em 1979, na Universidade de Cambridge, Inglaterra.

No mesmo ano, junto com sua esposa e filha, mudou-se para Nova Jersey, onde ingressou no Centro de Pesquisa em Ciência da Computação no laboratório Bell Telephone, em  Murray Hill. Stroustrup foi eleito chefe do departamento de pesquisa do laboratório, atuando em programação de grande escala até meados do ano de 2022, onde mudou-se para o departamento de Ciência da Computação da Universidade do Texas A&M.

Anteriormente, entre os anos de 2002 e 2014, Bjarne já havia trabalhado nessa universidade como professor de Ciência da Computação. Todavia, ainda no ano de 2022, aposentou-se de seu cargo na divisão de tecnologia do Morgan Stanley (organização dedicada a fornecer soluções de investimento e gerenciamento para investidores), para se dedicar à Universidade do Texas. Posteriormente, mudou-se para a Universidade de Columbia, Nova Iorque.

Durante o período em que trabalhou nessas universidades e empresas, percebeu as limitações das linguagens de programação, em especial, da linguagem C. Insatisfeito, trabalhou para melhorar essa linguagem, publicando em 1983, um artigo que descrevia sua versão, o C++. Em pouco tempo, sua linguagem de programação ganhou popularidade devido à sua combinação única de recursos de programação procedural, que permite o desenvolvimento de um software eficiente e de alta qualidade.

Bjarne continua a trabalhar para melhorar o C++, liderando o comitê de padronização para a linguagem. Ao longo dos anos, escreveu diversos livros sobre o tema que são considerados “Best sellers” na área. Atualmente, devido sua fama e contribuições, é membro da Academia Nacional de Engenharia dos Estados Unidos (NAE), da Academia Real das Ciências da Suécia e da Academia Dinamarquesa de Ciências e, possivelmente, um dos cientistas da computação mais importantes da história.

Para saber mais sobre o  C++  clique aqui.

Autor: Rafael José de S. V. Dourado.

Referências:

[1] Welcome to Bjarne Stroustrup’s homepage. Disponível em: https://www.stroustrup.com/index.html. Acesso em: 06 de out. 2023.

[2] Some Information about Bjarne Stroustrup. Disponível em: https://www.stroustrup.com/bio.html. Acesso em: 06 de out. 2023.

[3] Bjarne Stroustrup. Disponível em: https://en.wikipedia.org/wiki/Bjarne_Stroustrup. Acesso em: 06 de out. 2023.