C++ – A evolução do C

C++ é uma linguagem de programação de propósito geral que foi desenvolvida como uma extensão da linguagem C. Por ser uma linguagem orientada a objetos, ela combina recursos de instruções para informar ao computador o que fazer, tornando-a uma das linguagens mais versáteis e poderosas disponíveis atualmente. Sua sintaxe ] é poderosa e flexível, sendo uma escolha popular para muitos projetos

O C++ tem suas raízes na linguagem C, que foi desenvolvida no início dos anos 1970 por Dennis Ritchie. Bjarne Stroustrup, um estudante de doutorado da época, viu a oportunidade de melhorar a linguagem C ao adicionar recursos de programação orientada a objetos. Assim, em 1983, Stroustrup lançou a primeira versão do C++.

A partir desse momento, a linguagem passou por diversas revisões e atualizações para melhorar sua eficiência, seja corrigindo seus erros ou adicionando recursos mais avançados. Existem atualmente diversas versões dessa linguagem, como: C++98, C++03, C++11, C++14, C++17 e C++20.

A relevância dessa linguagem de programação se dá por duas razões principais: eficiência e desempenho. Quando dizemos que o C++ é uma linguagem de baixo nível, significa que ele permite o controle detalhado do computador em que está sendo executado. Portanto, sua utilidade é vista quando precisamos escrever programas que sejam muito rápidos e usem poucos recursos do sistema, como memória ou processamento.

Além disso, muitas bibliotecas e frameworks populares foram criados usando o C++. Essas bibliotecas são conjuntos de código predefinidos que podem ser reutilizados em diferentes projetos, o que economiza tempo e esforço para os desenvolvedores.

Para começar um programa básico utiliza-se a biblioteca <iostream>, a qual utiliza esses conjuntos de códigos predefinidos para fazer as operações. Junto de um compilador instalado em seu computador, como o Visual Studio Code ou um online como o GDB Online Debbuger, se inicia os códigos.

O código é composto por uma ou mais funções, cuja função principal é chamada de “main”. O código é organizado em blocos delimitados por chaves “{ }” e os comandos são terminados com ponto e vírgula (;).

Dessa forma,o C + + possui diversos tipos de dados, incluindo inteiros (int), ponto flutuante (float, double), caracteres (char). Para declarar uma variável basta especificar o tipo de dado seguido pelo nome da própria, como: (int idade;) no qual o tipo é int por que a idade é número inteiro, finalizando com ponto e vírgula para terminar a frase.

Para fazer um programa precisamos de operadores, onde o C++ suporta uma-ampla variedade deles, incluindo aritméticos (+, -, *, /), de atribuição (=), de comparação (==, !=, <, >, <=, >=) e lógicos que são símbolos ou palavras-chave usados na programação para combinar ou alterar o valor de expressões como (&&, ||) que seria E e OU.

Dessa forma, podemos criar as estruturas de controle de fluxo que permitem controlar a execução do programa. Em geral são usadas principalmente três delas, que são as:

[1] Estruturas Condicionais If, “Else, If Else” – os famosos se isso acontecer faça “x”, se não faça “y”.

[2] Loops For, While, Do-While, usados para repetir alguma coisa até o ponto de parada especificado.

[3] Switch-case, usado para tomar decisões com base em múltiplas opções.

Na imagem deste blog podemos ver um código feito para determinar se uma pessoa é maior de idade, onde pedimos ao usuário que digite sua idade e usamos uma estrutura condicional “if” para verificar se a idade é maior ou igual a 18. Dependendo da condição, uma mensagem apropriada é exibida na tela.

Agora basta usar a criatividade e os conhecimentos adquiridos sobre a programação para desenvolver mais funcionalidades e soluções.

Texto por: Rafael José de Souza Vaz Dourado.

Referências:

[1] OnlineGDB beta. online compiler and debugger for c/c++. disponível em: https://www.onlinegdb.com. Acesso em 25 maio. 2023

[2]  Documentação da linguagem C++. Microsoft. Disponível em: https://learn.microsoft.com/pt-br/cpp/cpp/?viel w=msvc-170 . Acesso em 23 maio. 2023

[3] Standard C++ Library reference.Cplusplus. Disponível em:https://cplusplus.com/reference/. Acesso em: 25 de maio. 2023