Michio Kaku

Michio Kaku nasceu em 24 de janeiro de 1947, na cidade de San José, Califórnia, Estados Unidos. Desde muito jovem, com meros 8 anos, tomou a decisão que mudaria sua vida: dedicar-se à conclusão da obra inacabada de Albert Einstein, conhecida como a “Teoria de Tudo”. Essa determinação surgiu após assistir a notícia do falecimento de Einstein em um telejornal. Como consequência, demonstrou um interesse precoce pela Física. Aos 16 anos, Kaku construiu, por conta própria, um pequeno acelerador de partículas em sua própria garagem para uma feira de ciências na escola. Esse fascínio pela ciência marcou o início de uma vida dedicada à exploração do universo [1,2].

Kaku obteve seu diploma de bacharelado em Física na Universidade Harvard em 1968, onde se destacou como estudante. Em seguida, ele continuou sua formação acadêmica na Universidade da Califórnia, Berkeley, onde obteve seu doutorado em Física Teórica em 1972. Sua carreira acadêmica e científica se desenvolveu em diversas áreas da física teórica, com destaque para a teoria das cordas. Kaku é um dos principais defensores desta teoria que busca unificar todos os campos da física.

“E = m c², a famosa equação de Einstein, tem apenas meia polegada de comprimento, e no entanto, contém o segredo das estrelas, unificando a energia com a matéria. Seguindo a trilha de Einstein, os cientistas querem dar o próximo passo”, Michio Kaku quer dar o próximo passo: unificar a força nuclear e a força da gravidade em uma única equação.  Segundo Michio Kaku, acredita-se que por meio dessa teoria seria possível explicar a riqueza do universo, do Big Bang, a criação dos seres humanos e, talvez, até do “amor” [2].

Kaku também é presença frequente na mídia, aparecendo em programas de televisão e rádio, compartilhando sua paixão pela física e discutindo temas científicos atuais, como: a importância Física para o desenvolvimento humano, a existência de universos paralelos e a chance de toparmos com alienígenas.

Na data de 5 de outubro de 2022, a revista Veja trouxe uma manchete intrigante que colocou em destaque Michio Kaku e sua notável abordagem da Teoria de Tudo [2]. Durante várias entrevistas, em um canal do YouTube chamado ffmspt [3], mergulhou profundamente na complexidade subjacente à “Teoria de Tudo” e explicou por que deveríamos nos interessar por ela.

Para Kaku, uma reflexão sobre o vasto universo que se estende diante de nós, repleto de bilhões de estrelas, invariavelmente nos leva a questionar o significado do cosmos em si. Ele nos leva a uma jornada de exploração, desde a Teoria do Big Bang até a Teoria da Relatividade de Einstein, na qual desempenhou um papel fundamental. No entanto, à medida que a física avança, descobre-se que o universo é muito mais diversificado do que jamais pensamos ter imaginado.

O que torna Michio Kaku notável é sua incrível capacidade de traduzir conceitos científicos complexos em uma linguagem acessível ao público [2]. Ele foi como um elo crucial na ponte entre a pesquisa científica de ponta e o interesse do público, permitindo que todos nós compreendamos um pouco mais sobre o vasto cosmos que nos rodeia. Seu trabalho é um lembrete fascinante de que a ciência tem o poder de nos conectar a algo muito maior do que nós mesmos, inspirando-nos a explorar os mistérios do universo com um olhar renovado.

Michio Kaku também é autor de diversos livros de divulgação científica de grande sucesso, como “Hiperespaço”, “Física do Futuro”, “O Universo de Einstein” e o “O Futuro da Humanidade”. Essas obras o fizeram uma figura respeitada e reconhecida mundialmente como um dos principais comunicadores da ciência [1,2].

Atualmente, Michio Kaku é professor de Física Teórica no City College of New York e continua suas pesquisas sobre a Teoria das Cordas e outros tópicos relacionados à física teórica. Ele também é cofundador do Projeto Starship, que visa desenvolver tecnologias para contribuir com as explorações espaciais futuras [1,2].

Autor: Cassandra Trentin.

Referências

[1] O conhecimento não serve para nada, se não o partilhas . Disponível em: <https://blogue.rbe.mec.pt/o-conhecimento-nao-serve-para-nada-se-2299420>. Acesso em: 2 out. 2023.

[2] MARTHE, M. Michio Kaku: “É ridículo achar que somos a única espécie inteligente” . Disponível em: <https://veja.abril.com.br/paginas-amarelas/michio-kaku-e-ridiculo-achar-que-somos-a-unica-especie-inteligente>. Acesso em: 2 out. 2023.

[3]FFMSPT. Encontro “Ciência e Universo – Conversa Cósmica, Michio Kaku, Carlo Rovelli e Vítor Cardoso . Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=c2QrdBem1cc>. Acesso em: 2 out. 2023.