Resenha: Como Evitar um Desastre Climático: As soluções que temos e os avanços que precisamos

Resenha: Como Evitar um Desastre Climático: As soluções que temos e os avanços que precisamos


Ano de publicação: 2021.

Gênero: Científico.

Autor: Bill Gates.

   51 bilhões de toneladas, isso são 51.000.000.000.000 kg…; você consegue imaginar algo que pese isso tudo? Bem, eu não, mas esse é o peso (massa) equivalente de gás carbônico emitido anualmente que vai direto para a atmosfera. Tudo isso intensifica enormemente o efeito estufa, que atualmente aquece a Terra ano após ano em um ritmo alarmante.

   O livro How to Avoid a Climate Disaster: The solutions we have and the break throughs we need (tradução no título) trata de um tema presente na vida de todos os seres vivos, e não somente isso, mas também sobre o futuro do nosso planeta se a humanidade seguir o curso atual: a mudança climática. Algumas pessoas podem não acreditar, ou simplesmente achar que não é algo preocupante, mas o aquecimento global é real e há uma enorme quantidade de evidências que dizem notavelmente que esse fenômeno está sendo causado pelos humanos.

   Primeiramente, o livro apresenta diversas evidências na forma de gráficos e comparações de números, como sobre a concentração de gás carbônico na atmosfera e nos oceanos com o passar dos anos e outras várias evidências, mostrando ao leitor que claramente o ser humano é causador da mudança climática como estamos sofrendo hoje.

   Ao longo do livro, o autor expressa diversas consequências da mudança climática em diferentes cenários, e elas são realmente catastróficas: crise alimentícia mundial, secas, inundações, tempestades devastadoras, isso pra dizer apenas algumas das consequências. Dado esse cenário, o autor começa a discutir a grande problemática de impedir tal mudança climática, abordando a solução geral de reduzir a zero as emissões de gases do efeito estufa na atmosfera, explicando o motivo de essa ser de fato a única solução para evitar um desastre climático. Isso não significa parar totalmente de usar combustíveis fósseis, mas sim compensar pelo uso destes com tecnologias capazes de retirar os gases do efeito estufa da atmosfera ou diretamente das emissões nas usinas, por exemplo. É claro que uma redução do uso desses combustíveis é necessária e isso é discutido a fundo ao longo do livro. Para efeitos de simplicidade, neste texto entenda “emissões de carbono” como “emissões de gases do efeito estufa”.

   O livro é muito bem dividido e discute capítulo por capítulo as 5 classificações de atividades humanas emissoras de carbono: fazer coisas (construção de prédios, carros, estradas, usinas, placas solares, tudo), geração de eletricidade (pelo uso de combustíveis fósseis e até mesmo usinas de energia renovável como hidrelétricas), produção de alimentos (inclui tanto agricultura como a pecuária e a indústria de laticínios), transporte (pela terra, água e ar, usando tanto eletricidade quanto combustíveis fósseis ou não) e condicionamento de temperatura (aquecedores de casa e aparelhos de ar-condicionado, por exemplo). Cada uma dessas atividades tem seus desafios para transicionar “para o verde” (zero emissões – líquidas – de carbono) e propostas de soluções, algumas já em vigência, e esses tópicos são discutidos com boa profundidade.

As possíveis soluções para cada problema abordadas no livro englobam novos meios de produção de eletricidade limpa, novas políticas públicas, evolução de tecnologias de “limpeza do ar” e da melhoria da eficiência de formas de produção de energia limpa que já existem, como energia solar, eólica e geotérmica, assim como a muito promissora energia nuclear, que, apesar do preconceito contra ela, seus raríssimos acidentes mataram em toda a história muito menos que a poluição por usinas termelétricas mata todos os anos. Além disso, o autor menciona projetos em desenvolvimento que podem reduzir significativamente os riscos dessa forma de energia, além de aliviar o problema do lixo radioativo.

   De forma geral, o livro possui uma linguagem bastante fácil de entender, apesar de haver apenas a versão em inglês (por ora), o que pode limitar um pouco o público leitor. Não obstante, o autor é sempre bastante claro com o que explica, e o conteúdo do livro oferece uma revisão bastante detalhada sobre o cenário de 2021 da mudança climática.

   Colocar todas as características do livro nesta resenha seria impossível, pois a obra é bastante ampla e detalhada, mas uma coisa deve ser dita: apesar de causar preocupações, a leitura é muito fácil e da um ótimo panorama para discussões sobre o aquecimento global que, em minha modesta opinião, é o mínimo necessário se é de interesse da humanidade evitar um desastre climático.

Autor da resenha: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *