Resenha: O Hobbit

Resenha: O Hobbit


Ano de publicação: 1937.

Gênero: ficção e fantasia.

Autor: J. R. R. Tolkien.

   Um dos maiores clássicos da literatura mundial, O Hobbit conta a história de um pequeno hobbit, Bilbo Bolseiro que mora em sua tranquila aldeia, o Condado. A história se dá início quando o mesmo se vê em uma aventura inesperada, onde Bilbo é escolhido por um mago, Gandalf, o Cinzento, para se juntar a uma companhia de anões em uma missão extremamente perigosa.

   Bilbo aceita ajudar Thorin II, Escudo de Carvalho, herdeiro do trono localizado na Montanha Solitária. Seu lar, ha muito tempo, foi tomado por Smaug, o Dragão, por conta de tamanha riqueza presente nas montanhas. Então, Bilbo concorda em ser aquele que vai adentrar as montanhas para recuperar uma joia de extrema importância para os anões.

   A obra retrata com maestria a ambientação dos cenários e as diversas criaturas fantásticas presentes nestes, como elfos, orcs, e até mesmo trolls. E sem dúvidas, atende as expectativas de qualquer público que aprecie a literatura fantástica.

   Durante sua aventura, descrita com perfeição pelo autor com um leve tom de humor, Bilbo passa por diversas dificuldades e dilemas, assuntos como a ganância e a importância da família e amizades são tratados, trazendo uma relação de apego para com os personagens que são tão bem trabalhados. Não tem como não se emocionar com o desfecho dramático que essa obra traz.

   Um fato interessante é que ao chegar às livrarias no ano de 1937, O Hobbit vendeu apenas 1,5 mil cópias que se esgotaram rapidamente. Atualmente, após cerca de 80 anos, mais de 100 milhões de cópias já foram vendidas, sendo desta forma, o 6º livro mais comercializado em toda a história.

Autor da resenha: Rafaela Choqueti Camargo de Meira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *