Resenha: Cinco lições fáceis: estratégias para um ensino de Física efetivo

Autor: Randall Dewey Knight.

Ano de Publicação: 2004.

Gênero: Ensino de Física.

Five Easy Lesson: Strategies for a Successful Teaching Physics (tradução no título) é um guia para o ensino de Física. O livro explica como contornar efetivamente as dificuldades dos alunos e sugere maneiras de usar o livro didático Physics For Scientists And Engineers (Física para Cientistas e Engenheiros). O livro é pensado para professores de Física Introdutória interessados em organização, discussão e metodologias ativas. Randall Dewey Knight, o autor, é professor de Física Introdutória há mais de 20 anos, na Universidade Politécnica da Califórnia.

Segundo o autor, alunos preparados para cursar Física, aqueles com habilidades matemáticas, não aprendem em aulas expositivas. Assim, para tentar solucionar esse problema, ele resolveu aplicar metodologias de ensino para diferentes grupos de alunos, estes preparados ou não. Propondo o uso de metodologias ativas, o aluno é capaz de raciocinar qualitativamente e quantitativamente sobre a resolução de problemas. Ao comparar os resultados da aula tradicional com a ativa, onde laboratórios e demonstrações acontecem juntos, evidencia-se a efetividade da última.

O livro é organizado em duas partes. A primeira tem 4 capítulos dedicados a explicar a pesquisa em ensino de Física e a aplicação de metodologias ativas. Além disso, nessa parte é apresentada uma revisão de trabalhos no ensino de Física, as cinco estratégias do autor para os professores e uma listagem de metodologias ativas com vantagens e desvantagens de seus usos. Já a segunda é composta por 18 capítulos que abordam desde vetores e matemática à mecânica quântica. A segunda parte tem finalidade de evidenciar e trabalhar com as dúvidas dos alunos em diversas áreas da Física por meio de metodologias ativas. Cada capítulo é organizado em: informações gerais sobre o ensino de Física, explicitando a dificuldade dos alunos, e explicação da abordagem utilizada nessa área da Física; uma listagem de objetivos de aprendizagem; a abordagem pedagógica, organizando os dias e formas de explicar o assunto, e, por fim, questões conceituais e numéricas para discussão em sala.

O autor descreve cinco estratégias para um ensino de Física bem-sucedido, estas são: manter os alunos ativamente engajados e dar uma avaliação rápida; focar mais no fenômeno que na abstração; lidar explicitamente com as dúvidas ou conceitos alternativos dos alunos; ensinar e usar estratégias de solução de problemas; resolver problemas de exame ou trabalho que vão além da matemática e que engajem os alunos a pensarem na Física. As estratégias servem como uma forma de desenvolver o pensamento do físico por meio do trabalho direto com as concepções alternativas, pensamentos de vida modelados erroneamente. Exemplos comuns dessas concepções são o movimento, em que os alunos acreditam estar associado somente a aceleração, e as leis de Newton, em que os alunos acreditam existir uma força de jogar ou empurrar.

Discussões, demonstrações interativas, atividades em grupo e experimentos de baixo custo, entre outros, são formas de rastrear as concepções alternativas engajando os alunos com avaliação imediata. Para construir uma estrutura sólida de conhecimento, é preciso evitar abstrações. Para isso, o uso de laboratórios e o trabalho a partir dos fenômenos consolidam uma compreensão básica que leva ao abstrato. As concepções alternativas são confrontadas com experimentos e perguntas do tipo “e se…” que propõem os modelos alternativos e a repetição desse procedimento reduz a crença nessas concepções. Na solução de problemas, o óbvio deve ser esclarecido e deve haver uma organização da linha de pensamento, criando um passo a passo, com a matemática não sendo o principal foco. Por fim, os exames são balanceados entre qualitativo e quantitativo, de maneira a focar no raciocínio ao invés da memorização de fórmulas.

O livro é recomendado para físicos e pessoas da área da educação. Talvez as pessoas que não façam parte do público-alvo considerem o livro maçante. Ele tem uma leitura fluida e é longo devido à abordagem dos diversos tópicos da Física, entretanto, ao preparar a aula pode-se ir diretamente ao capítulo de interesse. Ao leitor, graduado ou graduando em Física, o livro impactará, pois evidencia essas concepções alternativas e erros dos alunos, surpreendendo a todos. Ao organizar o livro, o autor pretende que o professor e o aluno tenham uma forma de ensinar que consolide o conhecimento. Para isso, as questões rápidas são um guia para o estudante discutir e as diversas metodologias ativas guiam o professor no preparo da aula. É um livro essencial para o professor de Física, mostrando como alguns livros didáticos falham ao focar na Matemática sem o raciocínio necessário. Dessa forma, o autor incentiva os professores e alunos a pensarem sobre a educação.

Autor da resenha: Gabriel Presotto.