Resenha: Solaris

Resenha: Solaris


Autor: Stanislaw Lem. 

Ano de publicação: 1961. 

Gênero: Ficção científica. 

   Solaris é um clássico de ficção científica escrito pelo polonês Stanislaw Lem em 1961. A história se passa em um planeta chamado Solaris, que orbita dois sóis, e seu único habitante é um oceano, algo muito peculiar de se encontrar na ficção. Em Solaris, está instalada uma estação flutuante onde pesquisadores já o estudam durante 100 anos. A “solarística” era o nome dado aos estudos sobre esse planeta.  

   O Oceano tem um comportamento muito estranho e perturbador, ele consegue criar formas e fazer réplicas perfeitas de objetos terráqueos em sua superfície. Berton, um experiente piloto, em um certo evento, voava de helicóptero quando avistou algo difícil de crer, um bebê de quatro metros de altura, nu. Berton foi dado como louco pelo seu relato.  

   Kris Kelvin, o personagem central da história, é um psicólogo enviado a Solaris para participar dos estudos em curso. Quando Kris chega a Solaris, encontra Snow, que estava se comportando de maneira estranha, meio desconfiado, e Sartorius que está trancado em seu laboratório. Ele esperava também encontrar Gibariam, seu amigo, mas descobre que ele havia cometido suicídio. Os três eram, então, os únicos tripulantes da estação, até onde Kris sabia. 

   Em sua primeira conversa com Snow, Kris é alertado sobre a possibilidade de encontrar mais alguém na estação, que não era nenhum dos tripulantes, e ele acha isso tudo uma loucura. Só depois que ele irá entender o que realmente está acontecendo em Solaris: o Oceano está observando suas memórias e pessoas mortas aparecem como fantasmas, mas de carne e osso. 

   Essas cópias, chamadas de criações F, eram projeções materializadas das lembranças de cada indivíduo. Quem apareceu para Kelvin foi sua falecida esposa Rheya (única personagem feminina do livro). Inicialmente, ele tenta se livrar dela lançando-a em uma cápsula, mas as cópias sempre voltam, são indestrutíveis e tentam ao máximo ficar perto da pessoa a qual é ligada. Resta a Kelvin tentar agir normalmente sem perder a sanidade e tentar entender porque isso estava acontecendo. 

   Considero que a leitura não é muito fácil, principalmente nas explicações demasiadamente longas sobre a solarística, as formas das ondas do Oceano, os estudos já feitos, etc. Apesar disso, Solaris é um livro com uma história excelente  que te faz ficar pensando sobre. 

Autor da resenha: Cristhian Gean Batista Guimarães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *