Resenha: Em busca de sentido

Resenha: Em busca de sentido


Autor: Viktor E. Frankl.

Ano de publicação: 1981.

Gênero: Psicologia, Logoterapia e Autobiografia.

   Diversos aspectos de nossas vidas nos fornecem alegria e motivação para encararmos os desafios e situações adversas que permeiam o nosso dia a dia. Ao realizar uma análise pessoal, é possível perceber que para muitas pessoas o trabalho se apresenta como a maior fonte de sua auto realização. Para outras, por sua vez, os relacionamentos afetivos com familiares, companheiros e amigos exercem esse papel. 

   Agora, visualize-se perdendo tudo o que você preza em um curto intervalo de tempo. Doloroso, não é mesmo? Além disso, a situação pode ficar ainda mais difícil: não há ninguém que faça questão de sua existência, pelo contrário, todos os dias você se depara com indivíduos que o preferem morto. Onde é possível encontrar significado para continuar a viver quando todas as suas fontes de ânimo já não existem mais?

   “Em busca de sentido” se trata de um livro escrito por um psiquiatra sobrevivente aos piores campos de concentração de judeus durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Para tanto, o autor realizou os primeiros registros abordados em seu livro ainda sendo prisioneiro, além de apresentar diversas situações a que ele e outros judeus foram expostos.

   A análise sobre a vida realizada nesta obra literária possibilita a compreensão, por meio da visão psicológica do autor e de situações-exemplos,  acerca do comportamento da mente humana sob a influência das mais diversas circunstâncias, sobretudo no sofrimento e na desesperança. A busca por sentido à vida é um processo coerente ao desenvolvimento humano, pelo qual todos nós passamos e que pode nos surpreender. Nas palavras de Viktor E. Frankl: “… nunca e jamais importa o que nós ainda temos a esperar da vida, mas sim exclusivamente o que a vida espera de nós.”.

Autora da resenha: Patricia Camargo de Oliveira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *