Resenha: O poder do pensamento matemático, a ciência do como não estar errado

Gênero: Divulgação Científica.

Autor: Jordan Ellenberg.

Ano de publicação: 2014.

A matemática é uma área abrangente, que está presente em diversos campos, no entanto, a maioria das pessoas não percebem, ou não veem a praticidade dela no cotidiano, vendo somente as fórmulas e contas que se aprende nas escolas.

Com o intuito de mostrar que a matemática está além das fórmulas e que se relaciona com o próprio modo de pensar, o autor Jordan Ellenberg escreveu o livro “O Poder do Pensamento Matemático: a Ciência de Como Não Estar Errado”, no qual são abordados algumas teorias e conceitos matemáticos, que são explicados sem o rigor característico da area, assim facilmente entendidos.

O livro tem um enfoque principal na premissa “a Matemática é a extensão do senso comum por outros meios”, a qual é apresentada nas discussões de conceitos matemáticos, como: Linearidade, Inferência, Expectativa, Regressão e Existência.  A discussão dos temas é dada através de histórias e análise, assim expondo um modo de raciocínio matemático.

A visão prática adotada são histórias de alguns eventos, como o Abraham Wald e os furos nos aviões, durante a Segunda Guerra, ou ainda os estudantes do Massachusetts Institute of Technology (MIT) fazendo apostas no Cash Winfall (uma forma de loteria em Massachusetts). Este modo torna a leitura mais atrativa, já que envolve temas chamativos, e que foge da abstração.

É um ótimo livro, que torna o modo de perceber a matemática mais interessante, em comparação com a metodologia utilizada em escolas, fornecendo uma visão mais ampla de onde ela se encontra no cotidiano, possuindo uma linguagem fácil de ser compreendida.

Autor da resenha: Leonardo Raphael Otto de Rocco.