Resenha: Como mentir com estatísticas

Resenha: Como mentir com estatísticas


Autor: Darrell Huff.

Ano de publicação: 1954.

Gênero: Administração, Negócios e Economia.

   O que você faria se lhe dissessem que a turma que se formou com você no colégio/universidade possui renda média anual de R$ 84.000? Podemos considerar que essa pesquisa foi feita com base no quanto seus colegas disseram ganhar, mas eles realmente ganham isso mesmo? Ou ao saber que a turma toda seria analisada decidiram mentir quanto a sua renda, para manter sua honra? A fonte do possível erro neste caso também pode ser a forma que os dados coletados foram analisados, neste caso, o processo de amostragem. 

   Em uma lata com milho e ervilha, como descobrimos quantos milhos há na lata? A forma mais precisa seria contá-los. Muito trabalhoso? Podemos então contar uma parcela dos grãos de milhos e calcular a proporção para a lata inteira. Se essa porção, chamada de amostra, for grande o suficiente, será uma boa representação do total contido na lata. Se não for suficiente, será menos precisa e confiável, mas ainda assim permanecerá com o falso ar de “precisão científica”. Dessa forma, as conclusões, a partir dessas amostras tendenciosas e/ou reduzidas, representam grande parte do que lemos ou que acreditamos saber.

   Em “Como mentir com estatísticas” Darrell Huff nos traz inúmeros exemplos de como manipular dados estatísticos pode ser fácil e comum, seja na forma numérica ou gráfica. Os casos apresentados possuem explicações profundas sobre os métodos estatísticos utilizados, tudo de forma didática e com situações não muito complexas. Dentre cada ocasião, podemos ver como o método de análise, a tendenciosidade, o período histórico/social, condições para o levantamento dos dados, etc., interferem na divulgação das estatísticas.

   “Como mentir com estatísticas”, apesar de ser um livro escrito no ano de 1954 com alguns fatos e situações ocorridas nos Estados Unidos, possibilita-nos uma reinterpretação e assemelhação com situações presentes em nosso dia a dia. Dessa forma, esse é um livro indicado para quem busca entender um pouco mais sobre como funcionam os estudos estatísticos e como não sermos manipulados por eles.   

Autor da resenha: Luciano Cardoso Dias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *