Hendrik Antoon Lorentz (1853 – 1928)

Hendrik Antoon Lorentz nasceu na cidade de Arnhem, Países Baixos, no dia 28 de julho de 1853, e , assim como tantos outros, foi tão importante para a ciência quanto os aclamados gênios de suas épocas. Desde muito cedo, Lorentz demonstrou interesse pela Física, chegando a ser reconhecido como o melhor aluno das fases escolares primária e secundária [2]. Em 1871, graduou-se em Física e Matemática pela Universidade de Leiden e em 1875, aos 22 anos, obteve seu título de Doutor, com sua reinterpretação sobre a Reflexão e Refração da Luz, fenômenos estudados anteriormente por James Clerk Maxwell (1831-1879) [3]. Seu trabalho foi fundamental nos campos da Óptica e da Eletricidade, proporcionando a revolução das concepções contemporâneas da natureza da matéria. Três anos depois, Hendrik foi nomeado como professor de Física Teórica em Leiden [2,3].

Apesar da ampla aplicação dos estudos de Lorentz, seu foco era encontrar uma maneira de unificar a relação entre a Eletricidade, o Magnetismo e luz. Como teorizado por Maxwell, a radiação eletromagnética consiste nas oscilações do Campo elétrico e magnético de maneira simultânea, mas, naquela época, não se conheciam as partículas que compunham a luz. Lorentz então teorizou que a oscilação dos elétrons no interior do átomo eram as fontes de luz, dessa forma, sob a ação de um forte campo magnético, essa oscilação deveria ser afetada, alterando-se assim, o comprimento de onda da luz produzida. Tal teoria foi comprovada no ano de 1896 por seu aluno Pieter Zeeman (1865 – 1943), a partir da demonstração do fenômeno, hoje conhecido como Efeito Zeeman, que lhes rendeu o Prêmio Nobel de 1902 [3].

Buscando comprovar a existência do hipotético Éter Luminífero, Albert Michelson (1852-1931) e Edward Morley (1838-1923), realizaram em 1887, experimentos que revelaram inconsistências no suposto meio de propagação da luz. Como forma de explicar tal inconsistência, Lorentz chegou à interpretação de que corpos em movimento que se aproximavam da velocidade da luz, sofreriam uma contração na direção do movimento. Em 1904, estendeu o estudo a conjunto de equações chamadas de transformações de Lorentz. Essas equações são capazes de descrever a dilatação do tempo e contração do espaço, características de um corpo em movimento, dando base para a teoria da relatividade de Albert Einstein (1879 – 1955) [2,3].

Em 1912, aceitou uma dupla função em Haarlem, como procurador do Gabinete Física de Teyler e Secretário da Sociedade Holandesa de Ciências (Hollandsche Maatschappij der Wetenschappen).  Lorentz continuou em Leiden, ministrando aulas e palestras às segundas-feiras de manhã pelo resto de sua vida. Hendrik A. Lorentz faleceu no dia 4 de fevereiro de 1928 [2].

Texto por: Luciano Cardoso Dias

REFERÊNCIAS:

[1] Imagem retirada de: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Hendrik_Lorentz>. Acesso em 30 de março de 2020

[2] The Nobel Prize. Hendrik A. Lorentz Biographical. Disponível em:

<https://www.nobelprize.org/prizes/physics/1902/lorentz/biographical/> Acesso em 30 de março de 2020.

[3] The Editors of Encyclopaedia Britannica. Hendrik Antoon Lorentz  Disponível em: <https://www.britannica.com/biography/Hendrik-Antoon-Lorentz> Acesso em 30 de março de 2020.