Prêmio Nobel em Física – 1902

Prêmio Nobel em Física – 1902

Hendrik Antoon Lorentz, Pieter Zeeman; Fonte: site Nobel Prize.


O Prêmio Nobel de Física de 1902 foi concedido em conjunto a Hendrik Antoon Lorentz e Pieter Zeeman “em reconhecimento ao extraordinário serviço prestado por suas pesquisas sobre a influência do magnetismo sobre os fenômenos da radiação”.

Em 1892 Lorentz apresentou sua teoria do elétron, que postulava que na matéria há partículas carregadas, elétrons, que conduzem corrente elétrica e cujas oscilações dão origem à luz. Tal teoria foi comprovada por Pieter Zeeman em 1896 quando estudou como a luz era afetada pelos campos magnéticos e descobriu que sob a influência de um campo magnético, as linhas de um espectro se dividem em várias linhas.

Guiado pela teoria eletromagnética da luz, Zeeman assumiu o último experimento de Faraday e, após muitas tentativas frustradas, finalmente conseguiu demonstrar que a radiação de uma fonte de luz muda sua natureza sob a influência de forças magnéticas de tal forma que as diferentes linhas espectrais de que consistiu foram resolvidos em vários componentes.

Não só o professor Lorentz, com a ajuda de sua teoria do elétron, foi capaz de explicar satisfatoriamente os fenômenos descobertos pelo professor Zeeman, mas certos detalhes que até então escaparam da atenção do professor Zeeman também podiam ser previstos, e depois confirmados por ele. Ele mostrou, de fato, que as linhas espectrais que foram divididas sob a influência do magnetismo consistiam de luz polarizada, ou em outras palavras que as vibrações de luz são orientadas de uma maneira particular sob a influência da força magnética, e de uma maneira que varia de acordo com a direção do feixe de luz em relação a essa força.

Texto por: Allan Felipe Gaspareto Machado.

Revisado por: Allan Felipe Gaspareto Machado.

Referências:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *