Resenha: Um gato de rua chamado Bob: a história de amizade entre um homem e seu gato

Autor: James Bowen.

Ano de publicação: 2012.

Gênero: Biografia e Autoajuda.

“Senti como se tivesse um propósito extra em minha vida, algo positivo a fazer por alguém, ou por um animal, além de mim mesmo” – Um gato de rua chamado Bob.”

A citação a cima diz muito sobre a história de James, um ex-morador de rua que encontra um novo propósito de vida ao se deparar com um gato alaranjado. A história se dá início com James voltando das ruas de Londres, onde trabalha como artista, que ao chegar no corredor de seu edifício se depara com um gato, que só não foi adotado imediatamente pois o músico sabia que não teria condições de sustentar o felino, já que o mesmo tinha somente o mínimo para sobreviver. No entanto, depois de um tempo o gato continuava no mesmo lugar, James vendo que o animal estava ferido o acolheu, e logo os dois se tornaram grandes amigos.

A história de James e Bob, é extremamente comovente e humorística, escrita em primeira pessoa a obra aborda muitos temas relevantes, como o preconceito sofrido por artistas de rua, crise de abstinência, e violência contra animais. Mostrando uma realidade que muitas pessoas desconhecem, “Um gato de rua chamado Bob” possui uma linguagem de fácil entendimento, a leitura flui com leveza durante todos os 21 capítulos presentes no livro, que por conta disso abrange um público diversificado.

“Todo mundo merece um tempo, todo mundo merece uma segunda chance. Bob e eu agarramos a nossa”

As situações reais vividas pelo autor, nós mostra diversas provações que o protagonista passa e como o mesmo as supera e luta para recomeçar uma nova vida, com a ajuda de seu cúmplice Bob, um gato inteligente e de personalidade, que de uma certa forma adotou James. Pois a companhia do bichano, a responsabilidade que James sentia por uma segunda vida, fazia com que o ele pensasse melhor em suas escolhas, e respectivamente em seu futuro. E por conta disso a obra é repleta de emoções, nos proporcionando experiências tristes e alegres, com um enredo cativante e personagens carismáticos.

Autora da resenha: Rafaela Choqueti Camargo De Meira.