Resenha: O nome da Rosa

Resenha: O nome da Rosa


Autor: Umberto Eco.

Ano de publicação: 1980.

Gênero: Romance Policial.

   “O Nome da Rosa” é um livro clássico da literatura mundial. Ele retrata a história de um frade franciscano, Guilherme de Baskerville e seu discípulo, Adso de Melk. A trama se passa em um mosteiro beneditino, na Itália medieval, onde Guilherme é chamado para investigar a misteriosa morte de um dos monges que lá mora, Adelmo de Otranto, cujo corpo é encontrado aos pé da muralha que circunda o mosteiro. No entanto, a morte de Adelmo é apenas a primeira de uma sequência de sete mortes, que ocorrem em sete dias consecutivos. A causa de todo este infortúnio é desconhecida, mas, conforme a história se desenvolve, todos os acontecimentos parecem estar ligados a um dos lugares mais misteriosos do mosteiro, a biblioteca. Nela, apenas o bibliotecário e seu ajudante possuem acesso e são os responsáveis pelas inúmeras obras que constituem o acervo da mesma, o qual conta tanto com obras de cunho católico, quanto com obras da cultura pagã.

   O livro, O Nome da Rosa, possui uma linguagem difícil, com muitos diálogos referentes a temas clérigos e/ou com uma carga histórica e cultural muito grande. Além disso, o livro é recheado de passagens em latim e, na maioria das edições, tais passagens não possuem tradução nem mesmo para os idiomas mais falados, como inglês. No entanto, a alta quantidade de trechos em latim não interfere na compreensão da história. Mesmo assim, O Nome da Rosa é um livro que deve ser lido com atenção. 

   Apesar dos pesares, a história possui uma trama muito rica em mistério e, principalmente, em passagens nas quais são abordados temas de caráter “filosófico”, como a religião, a teologia, a vida, a ciência, entre outros . Além disso, é impossível passar despercebido pelas deduções feitas com muita argúcia por Guilherme em relação aos problemas que o mesmo se depara durante o tempo em que passa no mosteiro.

   O Nome da Rosa foi escrito pelo escritor, filósofo, linguista e bibliófilo italiano Umberto Eco, e publicado em 1980 [1]. O livro possui uma adaptação para o cinema, de mesmo nome, dirigida por Jean-Jacques Annaud [2]. Por fim, resumindo o que foi brevemente exposto aqui, pode-se dizer que o O nome da Rosa é, sem dúvidas, um esforço que vale a pena.

Autor da resenha: Felipe Leria Stefenon.

Referências:

[1] Biblioteca Nacional. O Nome da Rosa, de Umberto Eco. Disponível em: https://www.bn.gov.br/acontece/noticias/2016/02/nome-rosa-umberto-eco-foi-destaque-caderno-b-jornal. Acesso em 09.03.2020

[2] AdoroCinema. O Nome da Rosa. Disponível em: http://www.adorocinema.com/filmes/filme-2402/. Acesso em: 09.03.2020. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *