Resenha: A segunda vitória

Autor: Morris West.

Ano de publicação: 1974.

Gênero: Literatura Estrangeira.

O livro “A Segunda Vitória” conta a história de Bad Quellenberg, uma pequena cidade nas montanhas geladas da Áustria, um lugar que estava sendo afetado tanto pelo clima, como pelo fim da Segunda Guerra Mundial, cujos habitantes haviam saído derrotados. A ocupação dos ingleses estava ocorrendo, até então, de maneira pacífica e civilizada; porém, devido a um acontecimento inesperado (o assassinato de um dos seus oficiais), tudo muda. Os britânicos se veem forçados a agir de outra forma, uma vez que se sentem traídos, e os habitantes da cidade entram então em um dilema: trair a confiança depositada neles pelos oficiais dominantes, ou trair um de seus conhecidos.

No desenrolar dos acontecimentos, podemos perceber que as pessoas que mais sofreram com aquele período foram as famílias dos combatentes que estavam, em grande parte, devastadas e já não aguentavam mais perdas, visto que ninguém sai vitorioso em uma guerra. Quando analisamos as ações dos aliados do Partido Nazista na Segunda Guerra Mundial, vemos que é algo facilmente identificável, afinal, qualquer pessoa que conhece um pouco sobre os acontecimentos sabe o rumo que levou seus extremismos na questão de superioridade racial. Assim, tomamos automaticamente a escolha de qual lado está certo ou errado. Porém, não é essa a história que nos é apresentada neste livro, ela é a história de um povo simples, que não aguentava mais os problemas causados pelos conflitos. Repensar a história que estávamos acostumados a ouvir nos remete um sentimento de empatia. Seria muito fácil julgar as escolhas tomadas por essas pessoas sem pensar que talvez… elas também não quisessem tudo aquilo.

Autor da resenha: Ricardo Gonzatto Rodrigues.