Resenha: Ética e Trabalho

Resenha: Ética e Trabalho


Autor: SENAC, com tratamento de conteúdo por Nely Wyse e Maria H. B. Gonçalves.

Ano de publicação: 1997.

Gênero: Literatura de Negócios.

   Sendo uma leitura rápida, Ética e Trabalho proporciona reflexões sobre o assunto ética em geral. Boa parte do livro é destinada a um histórico sobre a principal vigência do que são ações éticas em cada período. Também são estabelecidos os principais conceitos dos quais o estudo da ética social necessita, como sociedade e, principalmente, trabalho.

   Conforme a leitura avança, o conteúdo mostra como a visão de trabalho e da ética presente estão fortemente ligados. Após uma viagem pelas principais visões de ética e trabalho ao longo dos séculos, o livro trata da atual situação destes, mostrando uma visão de que o trabalho digno é decorrente de uma ética que promove liberdade no trabalho em equipe, tal que os que executam o trabalho, em situação de liberdade de ações, têm como modelo ideal de características a criatividade, espírito de equipe e conhecimento técnico para exercer com responsabilidade suas funções.

   O livro não esquece da questão salarial, de suma importância, visto que o salário é a principal forma que uma empresa tem de manter seus funcionários satisfeitos e bem realizados profissionalmente. Uma das características marcantes do livro é a presença de exercícios para reflexão a respeito dos conceitos expostos. Não há gabarito, e isso não apenas da liberdade de construção dos conceitos, mas também estimula o leitor a desenvolver sua própria visão do conteúdo.

   Certamente o livro pode ser considerado uma boa distração aos olhos: é leve, pois utiliza linguagem simples, com exemplos de conhecimento público, e é bastante objetivo, direto ao ponto, mas sem deixar de lado uma boa argumentação.

Autor da resenha: Bruno Henrique Lisenko Ribeiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *