Resenha: Em Busca de um Final Feliz

Resenha: Em Busca de um Final Feliz


Autora: Katherine Boo.

Ano de publicação: 2013.

Gênero: Romance Documentário.

   Escrito por Katherine Boo e publicado em março de 2013. O romance documentário traz até nós uma fonte narrativa não ficcional sobre como funciona a vida em Annawadi, uma favela com cerca de 300 barracos e pouco mais de 3 mil habitantes, situada próximo ao aeroporto de Mumbai, na Índia. A favela, além de reunir pessoas de diferentes culturas, também reúne diversas histórias distintas que são contadas ao decorrer do livro. 

   Cada história, por mais diferente que seja uma da outra, deixa evidente uma coisa em comum: a segregação social sofrida dentro das favelas, nesse caso, em especial, das favelas da Índia. Entretanto, com esse livro, conseguimos enxergar melhor a segregação que também acontece em diversas outras favelas existentes, não apenas na índia, que podem ser menores ou até mesmo bem maiores que essa relatada.

   Foram quatro anos nos quais Katherine se dedicou à coleta dos dados para a elaboração do livro e, a fim de trazer uma melhor compreensão, fez inúmeras entrevistas com os moradores. Podendo, por fim, transmitir, com bastante clareza, histórias como as de Asha, Rahul e Manju, uma das diversas famílias que vivem na favela. Desse modo, deixando para nós a reflexão de como seria e o que faríamos se estivéssemos no lugar dessas pessoas. Existem livros que mudam a maneira como sentimos e vemos o mundo; este é um deles. 

   Ao terminar o livro, apenas há uma coisa a se dizer: cada uma das histórias relatadas jamais será esquecida e o sentimento de trazê-las mais próximo de nosso cotidiano se faz presente durante todos os momentos de reflexão que o livro nos proporciona. 

Autora da resenha: Mariana Carachinski.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *